Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: Jose Antonio em 16 de Junho de 2008, 19:52
-
Minha máquina as vezes perde passos, acho se tratar de ressonância.
Já até identifiquei a faixa de rotações em que isso ocorre, evitando-a e também passei a trabalhar com meio passo.
Acontece que mesmo assim, dependendo do trabalho, principalmente quando existem curvas, perde passos.
Tentando resolver o problema me ocorreu o seguinte:
Suponhamos que a velocidade crítica de ressonância seja em torno de 100 e que por isso eu configuro o eixo para 400.
Se a máquina estiver na posição 0,0,0 e eu der um comando G01 X400 Y100 F400 a interpolação calculada fará com que meu eixo X ande a uma velocidade aproximada de 300 e o eixo Y a uma velocidade aproximada de 100, ou seja, dentro da faixa de ressonância.
As minhas dúvidas são as seguintes: 1 - Está certo o meu raciocínio acima, ou seja, qualquer que for a velocidade configurada em certas situações o determinado eixo trabalhará dentro da faixa de ressonância? 2 - Que medidas se deve tomar (fora o meio passo) para diminuir a ressonância?
Obrigado.
José Antonio.
-
José Antonio,
Posso estar errado, mas acho meio difícil ser algum problema de ressonância (claro que não estou descartando)..
Provavelmente outro problema qualquer...
Que programa está usando para acionar a máuqina?
Qual a eletrônica usada? (tensão, tipo de placa, etc)
Motores? (tipo de acoplamentos, tipode fuso, etc_)
-
É Fabio, só essa sua resposta afirmando ser pouco provável a perda de passos ser atribuída a ressonância me alertou para procurar o defeito em outros lugares, até então eu estava fixado só em ressonância.
Minha máquina tem tudo para dar defeito, eu fiz tudo e certamente, por falta de experiência, devem existir alguns "furos", com essa sua dica eu vou pesquisar outras coisas.
Veja a tranqueira:
Motores Vexta C4184-9012, dois nos eixos X e Y e um no Z. Esses motores são de 9.6V 0.3A. Eu os alimento com 36V e quando estão ociosos por mais de 1 segundo PWM neles.
A placa step/dir eu mesmo fiz, tem um microcontrolador Propeller mas o defeito dá também em uma phase driver que também montei.
Barras rosqueadas como fusos. Acoplamentos de mangueira com braçadeiras.
Programas TurboCNC e Mach3, o defeito da nos dois.
Fonte simples de transformador, retificador e capacitor. Já vi no osciloscópio que não existe ruído.
Uma observação: A máquina vinha funcionando corretamente, de um tempo para cá que começou as vezes a perder passos. Isso, somado a sua opinião acima me direciona a rever o que eu mudei nela nesses últimos tempos, tipo o programa do microcontrolador etc.
Sua opinião é muito valiosa para mim mas não esquenta muito não porque só o que você já respondeu acima já me fez mudar o meu direcionamento.
Segue foto:
E tem mais: Em segundos se transforma em uma moderna Cat Crieitor Tabajara Plus.
Obrigado.
José Antonio.
-
Wow bacana não sabia que dava até pra fresar gatos.... ficou muito bem feito....haha
Olha se tentou com 2 placas e o problema acontece igual, acho que na verdade pode esta perdendo passos por algum fator mecânico, ou torque do motor msm...
Qual velocidade que acontece isso como o motor?
-
Também acho que as causas são mecânicas...
Por exemplo, soube de uma máquina que funcionava muito bem e depois de um tempo, passou da apresentar cada vez mais erros até que se descobriu que era falta de manutenção...
-
Obrigado Fabio.
Estou fazendo alguns testes e ainda hoje posto os resultados.
Obrigado Brenck.
Está parecendo que o problema aparece nas velocidades mais baixas, mais tarde digo algo mais concreto.
-
Demorei a postar porquê quis tem mais convicção sobre o problema. É o seguinte:
1 - Minha máquina não perde passos em usinagens sem curvas.
2 - A velocidade de ressonância dos meus motores está em torno dos 80 a 150 mm/min.
3 - Dependendo da curva a usinar, perde passos. O TurboCNC as vezes fica muito lento nas curvas.
4 - Se eu diminuir drasticamente a velocidade para 70 mm/min não perde passos nas curvas.
Embora eu não esteja convicto do problema ser de ressonância volto a argumentar o que disse no primeiro post:
Se ao usinar uma curva o programa ficar lento, não e passível de acontecer de nesta variação de velocidade esta passar por instantes pela faixa de ressonância e consequentemente perder passos?
Não vi no fórum nenhum comentário como esse meu acima portanto ainda estou pesquisando por algum outro motivo para esse meu defeito.
Obrigado.
José Antonio.
-
Posso estar errado ainda, mas eu experimentaria trocar de eletrônica, mas colocaria algo realmente eficiente, como algum driver tipo "chopper" e alimentaria os motores com tensão de gente grande...
-
Tomando emprestado o jargão do Gilli: deixa eu meter minha colher enferrujada nesse angú.
José,
Você reporta que quando não interpolações circulares sua máquina não perde passo, isso pode ser um forte indício de que o problema não está na velocidade final, mas sim nas acelerações que devem estar muito bruscas, de modo que a máquina não tem tempo de vencer a inércia, e a medida que a velocidade aumenta, a curva de torque cai e o motor entre em stall.
Mas é apenas minha humilde opnião.
-
concordo com o Cledson
-
Fabio Gilli.
Sua opinião é muito importante para mim, porém antes de tomar uma decisão de trocar a eletrônica eu vou fazer mais algumas tentativas.
Sou teimoso, abri um tópico com o título ressonância e ainda não estou convencido que não seja, muito embora eu possa mudar a minha opinião a qualquer momento.
Quanto a substituição da placa, eu ainda reluto porquê o defeito se apresenta igual em duas placas minhas, uma step/dir e outra phase driver. Minha placa step/dir não é chopper mas controla a corrente com PWM.
Quanto a alimentar com tensão para gente grande, eu a alimento com 36V a agora a pouco alimentei com 45V (máximo de minha fonte), não mudou nada.
Cledson Souza e Fábio Camargo.
Obrigado pelas sugestões mas eu acabei de concluir que não perde passos somente em interpolações circulares e sim em uma faixa de velocidade como relato abaixo. Variei a aceleração mas não resolveu. O problema aparece nas interpolações circulares porquê nesse caso a máquina varia de velocidade e entra na faixa crítica (eu acho).
O fato é que em uma determinada faixa de velocidade, os motores perdem passos.
Em MDI mode ordeno G01 Y100 F90, o motor fica bobinho bobinho, vejam filme em anexo. Abaixo ou acima de uma faixa entre 80 e 110, roda perfeitamente sem perder passos.
Continuo pesquisando e aceitando sugestões.
Obrigado.
José Antonio.
-
...porém antes de tomar uma decisão de trocar a eletrônica eu vou fazer mais algumas tentativas.
Excelente decisão...
Sou teimoso, abri um tópico com o título ressonância e ainda não estou convencido que não seja, muito embora eu possa mudar a minha opinião a qualquer momento.
Acho ótimo que tenha decidido experimentar todas as alternativas, mas preste atenção para ser o mais frio possível, e testar com critério...
Quanto a substituição da placa, eu ainda reluto porquê o defeito se apresenta igual em duas placas minhas, uma step/dir e outra phase driver. Minha placa step/dir não é chopper mas controla a corrente com PWM.
Bem, não posso falar muito de eletrônica, mas acho que o termo "chopper" se refere também à um acionamento tipo PWM...
De qualquer forma, se o defeito se repete com as duas eletrônicas, e com os dois programas, posso dizer que talvez tenha um simples problema de configuração do computador, ou até uma característica de processamento que te atrapalhe, portanto proque de PC, mas mantenha os parametros de testes...
Quanto a alimentar com tensão para gente grande, eu a alimento com 36V a agora a pouco alimentei com 45V (máximo de minha fonte), não mudou nada.
O que ainda não dissolve um possível problema de fonte...
-
Desculpe me intrometer, mas ví o filme e confesso que não entendí o problema...
Está me dizendo que aquela vibração, ou alternância de movimentação é o seu problema?
Naquela velocidade, me parece que o erro pode ser uma simples inversão de fases ou melhor, uma das fases está ligada ao contrário...
-
Fabio.
É, parece mesmo que as fases estão ligadas incorretamente mas não estão, conforme eu disse, se aumetar ou diminuir a velocidade o problema desaparece.
Tenho trabalhado direto com essa configuração, é só não baixar a velocidade que trabalho horas sem perder passos.
Eu já troquei de PC mas vou testar em um terceiro. Vou também reinstalar o TurboCNC, embora o problema de também com o Mach3. Vou também tentar substituir a fonte.
Obrigado.
José Antonio.
-
José Antonio,
Se experimentou inverter um par de fios e não surtiu efeito, não sei o que pode ser...
Pelo filme, parece mesmo ser este o problema, mas se você diz que não é...
-
Olá,
Não entendo muito de eletrônica, por isso pesso aos gabaritados nesse assunto para que opinem sobre oque irei descrever:
Você duiz que sua fonte tem controle de corrente e que quando a velocidade do motor está acima de determinado patamar, a coisa vai bem. Pode ser o caso de que com o motor quase parado (baixa rotação) o PWM de sua fonte chaveie com muita lentidão, causando falhas na alimentação, com duração suficiente para impedir que o motor responda aos passos.
Experimente monitorar a tensão e a corrente que incidem sobre o motor no momento que ocorre o problema, se tiver um osciloscópio à mão melhor ainda, monitore o PWM de sua fonte e veja oque está ocorrendo.
Peço desculpas se falei muitas bobagens, mas é minha opinião.
-
José Antonio, li rapidamente seu tópico e fico com a forte impressão de que o principal prob está de fato ligado à ressonâncias ou algo correlato. Alguns trechos do que vc tem dito chamam a atenção:
Motores Vexta C4184-9012, dois nos eixos X e Y e um no Z. Esses motores são de 9.6V 0.3A. Eu os alimento com 36V e quando estão ociosos por mais de 1 segundo PWM neles.
Não encontrei a data sheet dos motores, vc dispõe dela ? Quer me parecer que os motores são um tanto esquálidos pra sua aplicação ...
Se bem entendi vc está usando um par de motores para cada eixo, de que modo estão conectados, elétrica e mecanicamente ? Isto pode ser uma das causas do prob ...
A placa step/dir eu mesmo fiz, tem um microcontrolador Propeller
Gostaria que descrevesse esse driver em detalhes, se possível enviando um esquema. O projeto é seu ou aproveitou algo existente ?
Minha placa step/dir não é chopper mas controla a corrente com PWM.
"Chopper" é o apelido de fontes de corrente constante chaveadas (PWM) ... a coisa soa meio esquisita, dá pra explicar melhor ?
-
Cledson.
Obrigado por sua opinião.
Acontece que o controle de corrente é constante, não mudando o chaveamento, e é feito pela placa. No meu caso eu uso um microcontrolador Propeller que tem 8 processadores (cogs) independentes, um deles é só para controlar o PWM, independentemente da rotação do motor. Além disso, o motor não falha em velocidades baixas, ele falha sim em uma pequena determinada faixa de velocidades, abaixo disso ou acima, funciona tudo bem. Tem mais, o problema ocorre também com uma placa phase driver que não tem PWM e sim resistores de lastro.
Obrigado.
José Antonio.
-
Não creio que seja esta a solução, mas já que estamos falando de ressonâncias , lá vai:
http://solsylva.com/cnc/dampers.shtml
Os amortecedores inerciais são bastante eficazes, o prob é que são difíceis de achar em nosso mercado. E caros.
-
Jorge,
Porque você acha que pode ser ressonância?
Olhando o video, percebe-se que o motor oscila em velocidades muito baixas...
E pensando em velocidade, acredito que esse amortecedor ajudaria em velocidades mais altas...
Maaaasssss, é só minha opinião...
-
Porque você acha que pode ser ressonância?
A redução abrupta do torque em uma estreita faixa de frequências é um dos aspectos mais característicos e distintivos da ressonância do motor ... (veja a imagem).
Olhando o video, percebe-se que o motor oscila em velocidades muito baixas...
Essa "oscilação" é tb bastante característica, embora possa ter outras causas ... Aspas pq não é exatamente uma oscilação, pelo menos não uma periódica, mas stall mesmo ... uma característica pouco conhecida é que na frequência de ressonância elétrica ou mecânica (ambas ocorrem em frequências próximas) o motor não parte ...
E pensando em velocidade, acredito que esse amortecedor ajudaria em velocidades mais altas...
A ressonância natural do motor ocorre em velocidades baixas, embora ressonâncias de quaisquer outras origens possam ocorrer a qualquer velocidade (frequência). De modo geral os amortecedores são empregados com a intenção de minimizar a ressonância do motor, a ressonância de outras origens normalmente é tratada de outras maneiras (enrigecimento estrutural, revestimentos e/ou recheios absorventes, etc).
-
Jorge.
"fico com a forte impressão de que o principal prob está de fato ligado à ressonâncias ou algo correlato."
Eu também tenho quase certeza que o problema é de ressonância.
"Não encontrei a data sheet dos motores, vc dispõe dela ?"
Eu também procurei bastante e não encontrei nada.
"Se bem entendi vc está usando um par de motores para cada eixo, de que modo estão conectados, elétrica e mecanicamente ?"
Sim, estão conectados elétrica e mecanicamente.
"Gostaria que descrevesse esse driver em detalhes, se possível enviando um esquema. O projeto é seu ou aproveitou algo existente ?"
O projeto é meu. Você pediu, eu estou anexando o esquema (eagle) não muito explicativo e o programa do microcontrolador em linguagem "spin" mas desde já peço a você para não perder muito tempo com eles por vários motivos, sendo que o principal é que problema também ocorre exatamente igual em uma simples phase driver, portanto mesmo que a minha step/dir tenha defeitos, não é a causa deste problema.
""Chopper" é o apelido de fontes de corrente constante chaveadas (PWM) "
Eu tive a impressão de ter lido no fórum que "chopper" não era um simples PWM e sim um PWM melhorado, falha minha.
Acontece que eu fiz esta máquina com poucos recursos financeiros (sou aposentado) e com praticamente o material que dispunha em casa. Me deu e está me dando muita satisfação o fato de não conhecer nada a respeito de CNC e conseguir construir minha criatura (graças ao fórum). Aprendi muito e ainda estou aprendendo, quando tiver algum dinheiro disponível vou montar outra melhor, mas já com mais experiência (essa é a idéia).
Mesmo com limitações, a máquina tem funcionado todos os dias por várias horas consecutivas. Agora mesmo, enquanto eu escrevo, ela está rodando.
Eu acho que o problema é de fato ressonância nos motores e enquanto não começo a construir minha nova máquina certamente vou conseguir melhorar essa. Estou esperando um pouco para ter certeza sobre o defeito para conseguir contornar o problema, tipo: Quando o TurboCNC enviar comandos em velocidade dentro da faixa de ressonância, o microcontrolador "buferiza" esses comandos e depois os envia para os motores em velocidade não crítica.
Muito obrigado por sua atenção.
José Antonio.
-
Agora que estou lembrando de algo que aconteceu com alguém aqui do forum...
O seu motor quando perde passos ele vai e volta daquele jeito igual o do video não?
Alguém aqui teve um problema desses ( não lemrbo se era exatamente igual ) e no fio do motor enrolou um ferrite, tipo so umas 2 voltas e assim resolveu o problema...
Tipo esses ferrites que parecem uma arruela mesmo, pra fio msm....
Não tenho certeza se o problema era igual o seu, mas a pessoa fez isso e resolveu...
-
Sim, estão conectados elétrica e mecanicamente.
De que forma os motores estão conectados ? Em série ? Paralelo ? Um driver para cada um ? Como é o acoplamento mecânico dos motores aos eixos ?
-
"De que forma os motores estão conectados ? Em série ? Paralelo ? Um driver para cada um ? Como é o acoplamento mecânico dos motores aos eixos ?"
Motores conectados em paralelo.
Um driver só para os dois.
Acoplamento com mangueira e braçadeiras.
-
Brenck.
Acho que sua sugestão é bastante válida, vou tentar.
Meu problema agora é achar um ferrite.
Obrigado.
José Antonio.
-
Eu, ainda pesquisando o defeito, vi uma outra característica.
Se frear o eixo o "stall" cessa ou pelo menos diminui bastante.
No filme, no início o eixo está solto depois eu freio com a mão e no final solto novamente.
Isso para complicar mais um pouquinho...
-
Agora que reparei esse seu motor é um nema17...
Ele é bem fraquinho.... por curiosidade tem outro motor ai e já testou com outro?
Outro motor eu digo um Nema23..... 23lm c004... o classico msm....
-
Brenck.
É, o motor é fraquinho mesmo. Não é um Nema17 e sim um Vexta CA184-9012 que deve ser parecido. Por isso eu uso 2 em cada eixo e com a alimentação de 36V até que não fica tão fraco, não. Em termos de força até que satisfaz as minhas expectativas para o corte de MDF.
Mas de qualquer maneira eu estou cada vez mais convicto que o problema da máquina seja de fato os motores.
O problema é que não tenho outros e a grana está curta para comprar.
Jorge.
Você havia me perguntado "De que forma os motores estão conectados ? Em série ? Paralelo ? Um driver para cada um ?".
Eu me antecipando a uma possível sugestão sua fiz um teste com somente um motor. Acontece a mesma coisa, só que em velocidades um pouco superiores.
Fábio Camargo.
Mais um problema por morar em Copacabana. Não tem "shoppings" por perto. Faz um favor, quando for novamente naquele "shopping" da ventoinha veja se têm motores de passo. Qualquer coisa, mande-me uma MP.
Obrigado.
José Antonio.
-
Nema17 é apenas a norma construtiva da carcaça...
Tipo o tamanho msm.... 17, é um quadrado de 1,7 polegadas
Os 23lm c004 em ferro velho ou em lugar que desmonta ou conserta impressora matricial custumam ser uns 10 a 15 reais...
É barato comprar ao menos um pra testar
-
Meu problema agora é achar um ferrite.
Pegue de alguma fonte de pc.
-
Alebe.
Pegue de alguma fonte de pc.
Obrigado pela dica.
Brenck
...custumam ser uns 10 a 15 reais...
É barato comprar ao menos um pra testar
É, acho que o melhor que eu faço mesmo é trocar os motores, é o que vou fazer.
Tenho dificuldades porque onde moro não tem ferro velho perto mas vou dar um jeito
Obrigado.
José Antonio.
-
Acabei lendo seu topico, pode ser que eu tenha o mesmo problema. ah, o meu motor está sem carga.
Vou experimentar colcar uma polia de borracha fixa no eixo e / ou enrolar os fios num ferrite. Depois posto os resultados.
Andre
-
To meio com a pulga atrás da orelha no motor do meu eixo x....
O bicho funciona a 12000hz, numa boa corre rapidin pra la e pra ca ( isso fixado na maquina e movimentando tudo... )
a 12khz ele funciona no fast jog sem nenhum problema não perde passo.... mas se eu baixo pra tipo 10,9 ou 8 khz.... o danado perde passos....
será que a faixa de ressonancia dele está entre os 10 e 8 khz? e por isso que rola isso?
-
Brenck.
Segui o seu conselho e comprei novos motores.
Já que estou embolado com esse problema eu fico atento e faço muitos testes de variação de velocidade, resultado: com os novos motores, também, em certas freqüências, perde passos. Muito menos que com os antigos, mas perde...
Para cercar o problema, estou também construindo um novo driver.
Eu ainda não postei aqui os resultados dos meus experimentos porquê ainda não tenho certeza das minhas conclusões iniciais.
A princípio o meu problema é de ressonância sim, a causa por enquanto penso que tenha sido excesso de corrente (ainda estou em dúvidas).
Estou começando a achar que esse problema de ressonância é mais sério do que parece. A meu ver, uma boa parte das máquinas dos usuários do fórum têm esse problema, as pessoas não reclamam ou comentam aqui porquê não se apercebem da situação mas se fizerem um teste minucioso com suas máquinas variando gradativamente a freqüência dos motores, verão que em determinadas situações perde passos.
No seu caso, a título de experiência, varia a corrente nas freqüência críticas e vê o que acontece.
José Antonio.
-
O meu problema ta resolvido:
Foi só colocar uma carga no eixo do motor. ( segurei com os dedos de maneira um pouco forte, assim ele parou de loquiar e passou a andar certinho.
Talvez o problema do José Antonio seja o mesmo, já que li em algum lugar que ele usa mangueira como acoplamento. Experimente usar um acoplamento mais rigido ou colocar algum freio ou massa no eixo do motor (como foi sugerido alguns posts atrás, que segui o link e mostrou umas rodas de skate ou similar )
A idéia de colocar um treco anti ressonante foi que me despertou atenção... e também a ideia de colocar uns ferrites em série com os fios do motor , ja que estariamos diminuindo a taxa de subida da corrente e fanzendo o motor anda mais " suave"
Obrigado
andré
-
Grande Jose Antonio,
Meses atrás o Fabio Gilii me passou a dica de ajustar o Fator de Arco do TurboCNC para evitar perda de passo sob certas situações. Tente diminuir para 1 (por exemplo). Quem sabe melhora? :)
Abraços,
Rudolf
-
Vou dar um pitaco que pode ser que resolva seu problema, eu faço manutenção em iluminaçõe de casas notornas e elas usam muitos motores de passo, principalmete pra fazer o movimento de pan e tilt dos espelhos, eu vejo os motores trabalahrem exatamente desse jeito em duas condições: 1-quando um dos enrolamentes está aberto; 2- quando um fio está quebrado, exixte uma terceira também mas essa é muito pouco provável, curto entre os fios das bobinas. se fosse você testava o motor "sem tirar ele do lugar" desconecte as pontas dos fios e meça a continuidade das bobinas. acredito que o problema ta ai.
-
Mesmo depois de tomar diversas atitudes para resolver o problema de perda de passos em minha máquina, o problema continua.
Continuo a realizar trabalhos nela. O problema só dá em certas interpolações, procuro evitá-las.
Sem o conhecimento suficiente para afirmar, eu continuo achando que esse problema acontece em grande parte das máquinas CNC caseiras, só não são reportados porquê as pessoas não o percebem.
Para tirar a minha dúvida eu anexei um programinha danado para perder passos, principalmente quando rodados com o TurboCNC.
Se alguém, que tenha uma máquina simples como a minha, puder, execute-o. O programa executa diversos círculos variando o feed rate, não move o eixo Z.
1 - Marque um ponto zero na máquina e posicione a máquina nesse ponto.
2 - Posicione o eixo Z alguns mm acima do material.
3 - Execute o programa.
4 - Verifique se no final a máquina voltou exatamente para o mesmo ponto de origem.
5 - Poste o resultado aqui no tópico.
Antecipadamente agradeço quem se dispuser a ajudar-me a esclarecer esta dúvida.
José Antonio.
-
Olá José,
Testei o seu arquivo aqui 5 vezes e minha cnc voltou ao ponto zero em todas as vezes.
Como guia de posicionamento usei uma fresa de 0.4mm na dremel e espetei uma agulha na mesa.
Aí eu lembrei de que uns meses atras tive problema de perda de passo no eixo y e, pra encurtar a história, descobri que era o CI L297 (cnc3ax) que apesar de funcionar em 90% do tempo sem erros, nos outros 10 ela alem de perder passos atrapalhava até os movimentos do X, quando só movimentava este eixo.
Ao trocar esse ci parou de dar erro e até agora tem funfado muito bem.
-
Olá Alebe.
Obrigado pelo teste e pela dica do L297, vou verificar os meus.
Só para confirmar: Você rodou em TurboCNC?
Obrigado.
José Antonio.
-
No emc2
-
Descobri uma coisa no mês passado que me surpreendeu, tinha um Trackspot lá na oficina onde o motor dela estava aparentemente sem força, e relamete estava, como sou um cara muito curioso (e precisava descobrir o defeito para ganhar dinheiro), testei ele todo, os enrolamentos, estavam todos medindo a resitência certa, ai resolvi abrir o motor, não encontrei nada de errado fisicamente falando, e tornie a fechá-lo já pensando ser algo de outro mundo, pois nunca tinha visto isso nesses anos de trabalho com eletrônica, pra minha surpresa ele retomou a força de seu torque de antigamente e está fucnionando numa boa, duas semanas depois pequei outra iluminação com o mesmo sintoma, não tive dúvidas, abri o motor e fechei, e pra minha surpresa funcionou!!!! acredito que o seu motor possa estar apresentando o mesmo sintoma do que estava na iluminação do PampaGrill (a primeira citada), e na outra que era um MX1 que eu estava consetando.
o mais estranho é que ainda não consegui encontrar uma explicação plausível para o que aconteceu com aqueles motores, eles simplesmente não tinham força, e depois de abertos e fechados voltaram a ter, acredoto qeu se forem desmontados e remontados possam voltar a ter o torque original. não custa nada!
-
Descobri uma coisa no mês passado que me surpreendeu ...
Salsicha, tô pasmo ! O que vc relata é o avesso do que relata a literatura, particularmente a dos fabricantes e o que tem sido constatado pela experiência pessoal, minha e de muita gente que desmontou motores de passo ... :P
Gostaria de entender o que aconteceu ... vc poderia detalhar a coisa ? Qual é o motor, que driver está usando, como avaliou o torque ?
De qualquer modo, eu não recomendaria a abertura de motores ... via de regra isto causa a perda de torque em função da desmagnetização ...
-
Jorge,
Suponho que se ele só tenha retirado as tampas mas "NÃO" retirou o rotor do lugar, beleza...
Se ele retirou o rotor do lugar, babau...