É Fabio, só essa sua resposta afirmando ser pouco provável a perda de passos ser atribuída a ressonância me alertou para procurar o defeito em outros lugares, até então eu estava fixado só em ressonância.
Minha máquina tem tudo para dar defeito, eu fiz tudo e certamente, por falta de experiência, devem existir alguns "furos", com essa sua dica eu vou pesquisar outras coisas.
Veja a tranqueira:
Motores Vexta C4184-9012, dois nos eixos X e Y e um no Z. Esses motores são de 9.6V 0.3A. Eu os alimento com 36V e quando estão ociosos por mais de 1 segundo PWM neles.
A placa step/dir eu mesmo fiz, tem um microcontrolador Propeller mas o defeito dá também em uma phase driver que também montei.
Barras rosqueadas como fusos. Acoplamentos de mangueira com braçadeiras.
Programas TurboCNC e Mach3, o defeito da nos dois.
Fonte simples de transformador, retificador e capacitor. Já vi no osciloscópio que não existe ruído.
Uma observação: A máquina vinha funcionando corretamente, de um tempo para cá que começou as vezes a perder passos. Isso, somado a sua opinião acima me direciona a rever o que eu mudei nela nesses últimos tempos, tipo o programa do microcontrolador etc.
Sua opinião é muito valiosa para mim mas não esquenta muito não porque só o que você já respondeu acima já me fez mudar o meu direcionamento.
Segue foto:
E tem mais: Em segundos se transforma em uma moderna Cat Crieitor Tabajara Plus.
Obrigado.
José Antonio.