Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: eletronal em 18 de Julho de 2012, 14:12
-
Olá pessoal,
Estou com um servomotor Brushless AC Baldor tipo BSM90C-4150AF que está com o suporte do rolamento quebrado. Retirei a flange, mas o rolamento e o suporte estão presos no eixo do rotor. Seria então necessário retirar o rotor do interior para poder extrair as partes quebradas. Mas, eu pergunto, é possível extrair o rotor sem que sofra desmagnetização como acontece com os motores de passos? Consultei o Data Sheet, mas não fala nada a este respeito. Alguém sabe informar se posso retirar este rotor sem provocar desmagnetização das imãs?
Grato
Alberto
-
Bom dia. você pode sim retirar o rotor do estator sem problema nenhum, só não pode deixar ele fora por muito tempo, se nao voce vai acacabar com o campo magnetico... retire o rotor, desmonte os rolamentos danificados e remonte-o na carcaça. só tome cuidado na hora de montar, pois ele puxará o rotor pela força do imã. pegue ele nos locais adequados pra que nao esmague os dedos!
abraços!
-
Olá Renato, bom dia.
Acabei retirando o rotor do estator, também porque não tinha outra alternativa. E sem saber se iria ou não desmagnetizar os imãs, apos ter extraído o rolamento, recoloquei imediadamente o rotor no lugar até completar as soldas da flange. Nos motores de passos, a desmagnetização é imediata, e dico isto porquê pude levantar a curva de torque dinâmica antes e depois de ter retirado o rotor. Mas neste motor aonde as imãs são bem diferentes não tinha a menor ideia. Sem saber acabei fazendo o certo.
Renato muito obrigado.
Grato Alberto
-
Nos motores de passos, a desmagnetização é imediata, e dico isto porquê pude levantar a curva de torque dinâmica antes e depois de ter retirado o rotor.
Isto muito me interessa ! Dá pra publicar as curvas, Alberto ?
-
Olá Jorge, bom dia.
O motor em questão é o ASTROSYM 23LM-C705-02 Ganhei 2 destes motores, infelizmente um dele perdeu a magnetização o outro modifiquei para 4 fios e o coloquei na minha CNC. Pelo fato de ter o eixo bem comprido cobre todas as aplicações, atinge elevadas velocidades (posso usar reduções e ganhar torque) é leve (720 gr) e não apresenta muita ressonância. Não troco este motor por hum de 10 Kgf chines. Não tenho mais a curva deste motor que eu danifiquei, mas tenho o motor e posso, levantar a curva a qualquer momento. A principio quando retirar o rotor pela primeira vez, perde mais ou meno 10% de magnetização, e se deixar fora do estator a magnetização vai diminuindo ao longo do tempo. O que da para ver e sentir é a resistência que o eixo oferece ao rodar a mão. Pode-se fazer assim: rodar o eixo a mão e sentir a resistência, retirar o rotor aguardar algum minutos e remonta-lo e sentir novamente a resistência que diminuiu. Vou postar em anexo a curva deste motor (aquele que não danifiquei) nas diferentes ligações a um drive bipolar. Mas, a minha oficina está a disposição caso que se quera levantar uma curva dinâmica de 10 Kgf ou talvez até 15 Kgf.
http://www.guiacnc.com.br/motores-em-geral/curva-dinamica-de-motores-de-passo/ (http://www.guiacnc.com.br/motores-em-geral/curva-dinamica-de-motores-de-passo/)
Grato Alberto