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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: fcamargo em 07 de Junho de 2011, 21:06
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comprei um spindle para uma nova maquina minha.
um spindle de 1CV refrigerado a agua.
Modelo GDZ-65-800
220V - 800W
5A
(http://i01.i.aliimg.com/photo/v0/339555915/high_speed_spindle_GDZ65_800w.jpg)
e com ele veio um inversor que eu nunca vi..
modelo DZB200M (fabricado pela fuling inverter, na china)
(http://img.diytrade.com/cdimg/1294115/15760032/0/1286438254.jpg)
Manual http://www.ms-motor.com/frequency_inverter/DZB200&300Busermanual.pdf (http://www.ms-motor.com/frequency_inverter/DZB200&300Busermanual.pdf)
o problema começa com o seguinte..
toda alterção quee ufiz da o mesmo erro.. E0004 over corrente (rampa de aceleração)
mesmo quando retiro o cabo que vai pro spindle..
alguem já passou por isso?
estoua chando bem chato esse erro percistente..
já reseti ele com as configurações de fabrica..
já revi 30 X os parametros e não consigo achar o bentido ponto de ajuste..
agradeço qualquer ajuda.
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O manual apresenta um "troubleshooting", com algumas opções para o erro E0004, já tentou avaliar as opções sugeridas?
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toda alterção quee ufiz da o mesmo erro.. E0004 over corrente (rampa de aceleração)
mesmo quando retiro o cabo que vai pro spindle..
Isso é que está estranho ! Retirando o cabo e desligando o motor deveria sumir a falha se fosse problema na carga.
Resetando com os parametros de fabrica e tentando ligar o spindle dá a mesma falha?
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O inversor, no pino E, foi aterrado? Lembrando que a tensão neutro-terra deve ser baixa (< 1V, boa prática) e a tensão fase-neutro (medida) deveria ser a mesma nas três fases.
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Verifique os parametros de motor - isso parece erro de configuração de corrente do motor, ou mesmo de ajuste de corrente de partida.
Pelo que pude ver, este inversor tem nos parametros 1.01 até 1.10 diversas informações sore o motor.
Dependendo do modelo de inversor, há ainda um parametro de "Auto Tuning" que pode ser usado para determinar alguns valores...
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Passo a experiência que tive certa vez com um novo fornecedor:
Tive esse mesmo problema de erro, só que com um inversor daqueles usualmente fornecidos com esses spindles (aquele preto de 1,5 kw!!).
Exatamente o mesmo problema de "over" - sobre carga.
Inclusive ao "teimar" em fazer funfar, saiu até um pouco de fumaça do conjunto, até hoje não sei o que foi.
Desliguei tudo, guardei e comecei a "brigar" - conversei com o fornecedor, que não queria falar em troca (até porque o processo de retorno sairia muito caro e não compensaria para mim).
Nesse meio tempo, o conjunto ficou encostado, já havia aceitado assumir o preju.
Depois de uns 20 dias resolvi começar tudo novamente, e por um "milagre" (eu acho) o erro desapareceu e não tive mais esse problema, o conjunto funfa a mais de 1 ano sem nenhum problema nem sinal do ocorrido anteriormente.
Conclusão: Imagino que deva existir alguma "carga" residual que mantinha as configurações "erradas - alteradas" e que faziam surgir o tal "erro".
Mas com os 20 dias parado, essa "carga" residual deixou de existir e tudo voltou ao "0" e passou a funfar corretamente.
FOI A ÚNICA EXPLICAÇÃO que encontrei até agora.
Não sei se é possível, nem mesmo sei se foi isso que ocorreu, como eu disse, NÃO TENHO EXPLICAÇÃO ponderada para o caso.
E o melhor de tudo, não precisei gastar com trocas ou despesas de postagem.
Essa foi a minha experiência.
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vou verificar os parametros de configuração do motor.. nao mexi nessa parte.
obrigado a todos pelas dicas.
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Uma pergunta boba, esses inversores possuem bateria interna para salvar as configurações iguais os PCs ou as conf são salvas em uma memória?
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aparentemente sim..
acabei de liga-lo (deixei desligado na oficina..
e as configurações que fiz ontem ainda estão nele.
configurei os parametros conhecidos do motor.
f1.XX
aumentia rampa incrivelmente para 30S
e mesmo assim o erro perciste.
meso sem carga (sem o motor ligado ao inversor) o que torna tudo mais estranho....
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Então não tem como resetar essa memoria? Tipo um clear CMOS?
Apagando todas as informações feitas por vc ou por outra pessoa e deixar realmente com as conf de fábrica?
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Que eu saiba a maioria dos inversores tem uma rotina de gravação dos parametros novos - muitos deles precisam de confirmação de gravação com ENTER e depois devem ser desligados e religados - outros aceitam a gravação "on the fly"...
Para mim é erro de parametrização e/ ou de rotina de gravação por parte do operador.
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configurei os parametros conhecidos do motor.
f1.XX
aumentia rampa incrivelmente para 30S
e mesmo assim o erro perciste.
O erro não deve ser de rampa de aceleração, mas de corrente de sobrecarga apenas...
meso sem carga (sem o motor ligado ao inversor) o que torna tudo mais estranho....
Não é estranho - quem manda é software e não sensoriamento...
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vou verificar novemente..
obrigado pela dica.. já tava pensando o pior.. em relação ao inversor.
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Só por desencargo de consciencia....
A alimentação é 220 Vca trifasico , certo?
Conferiu o modelo do inversor se é 220 ou 380 ?
Já ví inversor que era entrada trifasico e alimentando bifásico funcionava só a IHM , na hora de partir dava pau..
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agora vou atrás de recucitar um defunto..
sem carga... (Motor)
explodiu o IGBT
alguem conhece
modelo
GS10b60KD (to240)
acabei de ver.. nao é IGBT : é
INSULATED GATE BIPOLAR TRANSISTOR WITH ULTRAFAST SOFT RECOVERY DIODE
alguem conhece um compativel?
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acabei de ver.. nao é IGBT : é
INSULATED GATE BIPOLAR TRANSISTOR WITH ULTRAFAST SOFT RECOVERY DIODE
quais são as iniciais acima , ta comendo bola?
procura o irgb10b60 o bichinho custa custa 5 r e é de linha da ir
luciano
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INSULATED GATE BIPOLAR TRANSISTOR = IGBT
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desculpe.. estou tão brabo com isso que falei besteira..
vou no centro ver se tem esses carinhas..
valeu galera..
PS. .explodiu mesmo.. que eu chegueia derrubar o inversor das mãos...
abri, desmontei e tá lá 2 arrebentados (rachados)
vamos ver o que rola...
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consegui os IGBT
mesmo modelo... mas encapsulamento diferente..
cortei as abas.. e soldei no lugar..
agora o inversor voltou a ligar...
sintomas novos..
sem carga (motor) ele aciona e sobe a frequencia (acho que tá muito lento.. vou ver se é alguma coisa em parametro de aceleração).
quando conecto o motor..
ele começa a gira como um motor de passo ligado errado.. (dando socos..) e logo em seguida (2 ou 3 segundos) volta o erro de over corrente na aceleração. E0004
já estopu a ponto de jogar esse cara na parede..
o motor eu já testei em outr inversor.. tá OK..
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as vezes o probs não é so o igbt dependendo como ele queima o drive dele vai junto
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E AGORA?
nao tenho mais recursos técnicos pra testar outras partes..
acho que foi pro céu dos inversores...
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pedi uma ajuda ao cara lá de cima...
accreditem resolveu... hehehe
desliguei tudo.. e fui fazer outras coisas..
voltei lá agora..
religeui o inversor na tomada.. fiz um reset dele F0.12
liguei o motor..
configurei as frequencia e tá lá rodando o bicho..
até consegui configurar a frenagem para 5 segundos..
e aceleração máxima em 10.. (mas ficou muito forte.. ) vou reduzir um gole..
Agora um doce pra quem conseguir desvendar técnicamente o que aconteceu..
de nao rodar.. a explodir, a rodar estranhamente e funcionar corretamente agora..
a quem ajudou por aqui valeu.... Valeu mesmo..
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Como disse anteriormente.
Muito parecido com o que aconteceu comigo (só saiu fumaça e não troquei nada).
Depois voltou a funcionar do nada e está rodando até hoje.
O doce que eu ia entregar para quem desse a resposta, foi comido pelas formigas.
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Como dizia um professor, NDS ou SDS
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Agora só falta o Fabio Camargo, montar uma assistencia técnica de inversores..
Que bom que deu tudo certo.
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Falta de uma das fases?
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ele é bifassico (220V) 1PH
nao foi falta de fase..
o modelo trifassico (input 3ph) nao me agradou na compra.
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Vai ver é o Kinderovo da eletronica - vem com uma surpresa dentro...
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vai saber..
mas agora eu estou com ele ligado a mais de 2 horas. em cima da mesa.. normal..
como se nada tivessa acontecido..
Resultado geral..
Gasolina para rodar +_ 40KM (buscar os IGBT) R$6,00 +_
2 IGBT R$ 21,00
mao de obra R$ sem comentários pela raiva...
valor gasto para colocar o inversor em ordem R$ 26,00 fora o tempo perdido...
ver ele funcionando e na oter de comprar outro, esperando18 dias pra chegar.. não tem preço.
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eta igbt caro
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fcamargo wins ;D
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eu sempre digo, quando coisas relativamente faceis, ficam dificeis ou não dão certo, saia dar uma volta, ou va tomar uma cerveja ou coca-cola (gostos à parte, as vezes tambem pode se estar em horario de trabalho né rsrsrs), com certeza quando voltar a ``coisa´´ estará pronta pra receber a sua intervenção... nem tudo é como a gente quer né, eu particularmente sempre que vou fazer algo diferente, sempre alguma coisa da errado, dificilmente sai tudo certo como gostaria. o que me conforta é que tenho certeza que isso também acontece com outras pessoas! ou não?!
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alguem sabe onde posso conseguir o esquema de ligação de spindles da tecmaf linha vs 1z3m10 com o inversor cwf 10 adiquirido aqui no forum?
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Cielomatrix, eu tive um conjunto desse spindle com inversor CFW08 abaixo o link onde tive ajuda de alguns colegas aqui do forum.
http://www.guiacnc.com.br/motores-em-geral/ajuda-com-inversor-weg-cfw08-e-spindle-tecmaf/10/ (http://www.guiacnc.com.br/motores-em-geral/ajuda-com-inversor-weg-cfw08-e-spindle-tecmaf/10/)
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no meu caso, nem a sequencia de fios que liga o spindles no inversor eu sei... o meu não veio com esse esquema de ligação