A altura do reservatório superior seria de 1 metro (+/-) sobre o spindle, estou pensando em usar dois reservatório para economizar energia, quando o reservatório superior estiver cheio a bomba desliga e só ligara quando o nível da água estiver pela metade.
Comente para mim sobre essa economia, se vale a pena ou não.
Em termos de energia motriz da água, não vai economizar em nada. Existe um negócio na Física chamado "conservação de energia", que mostra que ao bombear a água do reservatório inferior ao superior, essa energia potencial da água vai se transformar em energia cinética, dando origem ao fluxo de água. Porém, a energia potencial foi cedida pela bomba. Concluindo, se colocar a bomba fazendo a água circular, em termos energéticos (energia potencial e cinética da água) é a mesma coisa.
Se a sua idéia for usar uma bombinha com vazão pequena e um "head" elevado (=alto diferencial de pressão entre descarga e sucção), energeticamente é a mesma coisa, pois a bomba vai ter que bombear mais tempo e o reservatório superior deverá ter um volume elevado para suprir a demanda de água do sistema durante mais tempo, enquanto o spindle estiver sendo refrigerado. Nesse caso, a vazão da bomba é menor que a vazão através do spindle. Mas, energeticamente, não vale a pena.
Só não é a mesma coisa do ponto de vista da transferência de calor (energia térmica) entre o spindle e a água, a energia transferida é tanto maior quanto maior for a vazão e o diferencial de temperatura entre a água (fria) e o spindle (quente). Assim, vazão maior é melhor. Se ligar a bomba num circuito fechado, com vazão forçada é melhor que num sistema por gravidade, com alturas baixas (1 ou 2 metros de coluna d'água).
Penso também em colocar um radiador para o resfriamento. Este radiador seria colocado na saída do Ar do meu ciclone, aproveitando o ar que sai dele e é perdido.
O radiador permite aumentar a área de troca térmica entre a água e o ambiente (ar). É melhor um radiador que nenhum radiador. Mas, se colocar na saída do ciclone (tem a vantagem de aproveitar a energia do ar deslocado), por outro lado, tem que limpar de vez em quando, pois um pó bem fino deve se depositar no radiador, tendo em vista que o ciclone ou o filtro sempre deixa passar alguma coisa.