então Mateus, não tenho experiência com rolamentos mas vamos ao meu ponto de vista, o primeiro motivo de suspeitar do subdmensionamento é que, mesmo utilizando a fresa de 32mm com passes verticais de 1mm, por um tempo aproximado de 2 horas, até agora, tendo em vista que meu spindle deve estar com com um total de 20 horas de uso, acredito que este problema não deveria ter ocorrido tão cedo, como se trata de um motor que roda a 24.000rpm, e que corre riscos de acidentes como por exemplo o motor parar e os eixos continuarem rodando forçando assim o eixo do motor e consequentemente os rolamentos quando a ferramenta forcada contra o material; assim como usar ferramentas e passes além do permitido, visto que estes limites não estão definidos em nenhum manual do spindle (pelo menos não no meu) é claro que cabe o bom senso, mas se não tentarmos nunca vamos saber; entre outros problemas que poderia citar... pra nós que usamos o spindle imaginamos no minimo que quando dimensionado o motor tudo isso foi previsto, agora quanto aos rolamentos de esferas, realmente são indicados pra forças radiais e axiais, e sabemos que são cargas relativamente pequenas claro que ai entraria alguns cálculos que depois também irei dar uma olhada, mas já de imediato na minha humilde opinião acredito que para o nosso caso os rolamentos de esferas de uma carreira são muito suscetíveis a deformação ou esmagamento das esferas devido a área de contato das esferas com a capa do rolamento ser muito pequena, estou pensando em arriscar a troca por rolamentos angulares, que segundo o que li são mais indicados para maiores esforços tanto radias como axiais.
Dando andamento ontem acabei substituindo os rolamentos por novos do mesmo modelo, por enquanto, pois ainda pretendo fazer o upgrade, ai quando fui conectar a mangueira de agua novamente para minha surpresa, ao fazer o aperto que garanto não utilizei força demais, acabou quebrando uma das conexões, que @#$&%, mas fazer o que né esses imprevistos sempre acontecem comigo, quero ver eu achar uma compatível agora, mas já lhes adianto que o material da conexão é uma porcaria, só tem esse tratamento superficial externo, por dentro é um outro material como se fosse uma especie de latão poroso. Problemas à parte esperamos mesmo é que o motor aguente o tranco, ''no andar da carruagem as melancias se ajeitam''.
André