Márcio,
Pessoal!
Eu montei um spindle com motor eberle de 0,5cv e um inversor cfw10 acoplei um porta pinças er25 no eixo do motor , porem nao consigo usar mais que 90 hz no inversor pois o acima disto a maquina começa a pular e parece que vai levantar voo de tanto que vibra.
Minha duvida eh levando se em conta que o porta pinças esta bem alinhado com o eixo do motr!
Sera que ER25 e muito grande para esta velocidade alcançada acima de 96hz?
Marcio
Um teste simples seria retirar o porta piça e ver em que rotação ocorre a máxima vibração. Se parar de vibrar, acho que o mesmo é devido ao desbalanceamento da pinça, como o Rubens comentou, uma pequena massa fora do lugar desanda tudo. O alinhamento pode estar correto, o problema é a distribuição de massa em relação ao eixo de rotação do motor, ou seja, a máquina deve estar balanceada. A rotação do motor entre 60 e 90 Hz aumentou só 50%, não é muito!! Eu arrisco que seu problema seja desbalanceamento. Lembra daqueles pequenos pesinhos de chumbo colocados nas rodas dos carros??
Acho que não é este o caso aqui, mas cabe lembrar que podem haver vibrações mesmo com tudo alinhado e balanceado.
Numa máquina alinhada e balanceada, vibrações também ocorrem devido aos diversos modos de ressonância. Por exemplo, um eixo girando também pode oscilar como uma grande corda esticada entre dois apoios (os dois mancais). Imagine que um eixo é uma viga bi-apoiada ou grande mola e também existe uma certa massa do rotor e do próprio eixo.
Por exemplo, onde eu trabalho (além da universidade) existem turbomáquinas de grande porte (potências de centenas ou de milhares de HP), que também vibram. As rotações nas quais ocorrem picos de vibração são chamadas de velocidades críticas. Normalmente essas máquinas (grandes) trabalham com velocidades aproximadamente constantes e operam entre a primeira e a segunda velocidade crítica. Na partida dessas máquinas, passa-se pela primeira velocidade crítica rapidamente, para não destruir a máquina por vibração excessiva.
Ou seja, a vibração é um aspecto inerente aos sistemas físicos. Mas obviamente, as fontes mais elementares devem ser atenuadas (através de alinhamento, balanceamento, usando acoplamentos).