Caro Sr. Felipe,
Agradeço sua atenção e disponibilidade em vir aqui e participar desta conversa tão interessante e que contém informações muito valiosas para nós, interessados em todos os aspectos que giram em torno do assunto, pois muitos de nós são além de hobistas, empresários, fabricantes de máquinas prestadores de serviço além de formadores de opinião...
Muito me espantou a surpresa de alguns usuários sobre a real potência dos Spindles 3cv chineses (cabe uma observação aqui que em nosso E-mail Marketing não pronunciamos a marca do Spindle Chinês, haja visto que existem inúmeros fabricantes destes produtos no país asiático). ...
... Não estamos dizendo que os Spindles chinenes não têm boa qualidade. Apenas acredito que os revendedores destes Spindles chineses no Brasil, por desconhecerem tecnicamente o produto, repassam a informação relatada pelos fornecedores da China, prejudicando assim o consumidor final. ...
Então poderemos entender que com esta sua afirmação que seus testes não foram feitos com motores da Azanelli em específico, mas talvez com um outro motor qualquer sem marca...
Porém, qualquer bom entendedor de Motores Elétricos de Alta Frequência sabe que a potência de um motor é medida através do diâmetro do estator e a massa (peso) do conjunto estatórico (estator/rotor).
Interessante - apesar de não ser um fabricante de motores elétricos tenho muito interesse em conhecer tais detalhes técnicos, e agradeceria se pudesse me fornecer alguma informação com relação à este assunto em específico.
Aí vai a minha questão para a análise dos amigos do Guia:
- Como pode o Spindle da Tecmaf ter o diâmetro externo de 80mm e ter 1,2cv e o Spindle chinês também ter o diâmetro externo de 80mm e ter 3,0cv?
A resposta que chegamos é a seguinte: ou a Tecmaf (e outros fabricantes de Spindles mundialmente conhecidos, como Elte, Giordano Colombo, HSD, Teknomotor) estão errados no cálculo de potência de seus Motores ou o Spindle Chinês contém informações errôneas.
Bem, segundo sua afirmação citada acima - " Porém, qualquer bom entendedor de Motores Elétricos de Alta Frequência sabe que
a potência de um motor é medida através do diâmetro do estator e a massa (peso) do conjunto estatórico (estator/rotor)", entendemos que tamanho externo não é a questão mandatória na potencia.
Com relação aos testes realizados com os Spindles Tecmaf e Chinês, os mesmos foram realizados em um fabricante de máquinas routers CNC, e posteriormente em bancada de testes. Este cliente utilizava Spindles chineses, e devido a alguns problemas com estes produtos, resolver testar os nossos motores.
Seria interessante saber que empresa fabricante de máquinas fez estes testes e quais foram os critérios usados nestes testes e quais foram os resultados .
Como nosso dinamômetro não emite laudos técnicos, também enviamos os mesmos Spindles para análise em Universidade especializada em medição de torques e potências de Motores, a fim de termos testes comprovativos e laudos emitidos por órgãos competentes. Assim que tivermos o resultado desta análise, comunicarei os amigos para que possamos compartilhar as informações.
Aguardamos ávidamente por estes resultados também...
Obrigado pela sua participação no esclarecimento deste assunto tão importante para nossa comunidade.
Fabio Gilii