Cientista 13,
existe a possibilidade então de eu controlar a velocidade do spindle via programa utilizando o PLUS?
Quando gero o arquivo no artcam, ja tenho como colocar este controle de volocidade? Ou devo acrescentar manualmente no arquivo de corte?
Obrigado!
Acruwer
O CFW-10 plus pode ser controlado via software sim.
Pouquíssimos ,modelos de inversores não tem a opção de controle de velocidade através de uma entrada analógica de tensão que pode ser um potenciometro, ou uma fonte mesmo.
Com o potenciômetro normalmente se utiliza a fonte do próprio inversor se liga +10 ou +12 volts numa ponta do potenciometro, zero volts na outra ponta e no meio temos a tensão de controle.
Com uma fonte externa se liga o zero volts da fonte com o zero volts do inversor e a tensão positiva ou negativa na entrada de controle.
Com tensão positiva se faz girar para um lado, negativa para outro, ou ainda só positiva para os dois lados, tipo de zero à 5v para a esquerda de 5,1 à 12v para a direita (depende de configurar o inversor).
Para controlar via software tem que fazer algumas coisinhas, mas nada dificil. Ainda não fiz mas até o mes que vem pretendo fazer. Pelo que fui aprendendo aqui mesmo no forúm, o Tcnc tem a opção de controlar a velocidade do Spindle da seguinte maneira: são dois pinos de controle. Um de enable e outro que gera pulsos de 0 a 1024.
O que precisa ser feito: Usar o pino de enable para girar ou parar o Spindle. Até aí nada de mais. Para a velocidade temos um sinal digital (que na verdade é um trem de pulsos) que devemos transformar em uma tensão conforme o número de pulsos, ou seja converter um sinal digital em analógico. Para tanto pode ser utilizado um contador e um conversor D/A ou apenas um contador com alguns resistores. (vou fazer o esquema e depois posto aqui)
Quando for gerar o arquivo no artcam o arquivo já sai com a velocidade do Spindle. Essa velocidade é a velocidade que está configurada para a ferramenta. No arquivo gerado aparece a letra S seguido de um número que corresponde a velocidade da ferramenta ex.: Gerei um arquivo com uma ferramenta configurada em 15.000RPM veja como ficou o começo do arquivo
G0X0.000Y0.000
S15000G0X372.968Y3.500Z15
.000
Do Manual do TurboCnc (pág. 78)
"Manuseio de Palavras-S:
A interpretação das palavras-S (da velocidade do fuso) podem ser modificadas para controlar a saída do DigiSpeed. Existe um contador que compara a diferença de velocidade ajustada no DigiSpeed, e a velocidade que foi especificada, e este sinal é enviado ao DigiSpeed alterando sua saída.
Ajustando a velocidade em zero irá desabilitar o Digispeed. Ele pode ser
reabilitado com M03 ou M04.
Velocidades abaixo do mínimo a cima do máximo dos valores mapeados irão resultar em um relato de erro."