Senhores;
Seria muito interessante que vocês detalhassem melhor o tipo de aplicação das suas máquinas (tamanho da área de trabalho, resolução, etc). Me parece que vocês trabalham com usinagem pesada (em relação a algumas aplicações, claro).
Depois de pesquisar um pouco sobre os motores que vocês descrevem aqui, concluí que estes motores são muito pesados (5Kg aprox).
Para aplicações menores (placas de eletrônica, usinagem de plásticos, etc) acredito que motores DC sem escovas são melhores porque são mais leves. O custo é aproximadamente o mesmo (driver+motor = inversor + motor). A rotação e o torque pode ser um diferencial em favor dos motores AC porque para os motores DC a faixa é de somente 4400RPMs e o torque é menor para o mesmo tamanho de motor. Por outro lado, 4400RPMs e o torque apresentados pelos motores DC, a meu ver, são mais do que suficientes para a maioria das aplicações.
Outro ponto que gostaria muito de ter informações é sobre o mandril. Retirei um de uma furadeira Bosh e acredito que esta é a melhor solução. A fabricação de um exclusivamente para a máquina seria desnecessária a meu ver.
Se estiver errado, por favor informem.
Aguardo notícias.