Autor Tópico: Spindle, motor de passo ou motor DC?  (Lida 12262 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Spindle, motor de passo ou motor DC?
« Resposta #60 Online: 27 de Novembro de 2008, 18:11 »
Que tipo de circuito? Existe algum circuito deste tipo pronto para vender?

Tudo depende do tipo de inversor, alguns aceitam comandos pela porta serial, por exemplo, ou um laço de corrente ( 4 ~20 mA), comum no ambiente industrial.

Falando mais genericamente, a grande maioria dos inversores permite a conexão de um potenciômetro para variação da frequência (velocidade).

Já fiz adaptadores que consistem em um motor de passo acionando o pot, o conjunto é configurado como um eixo adicional da máquina.

Uma variação disto, puramente eletrônica consiste em um contador up/down e um conversor DA que comporta-se da mesma maneira.

Outra possibilidade, adequada aos progs que disponibilizam um sinal PWM é um conversor frequência / tensão.

Alguns inversores aceitam sinais digitais diretamente, alguns bits para selecionar algumas faixas de velocidade.

Deve haver algo no mercado, mas não saberia indicar algum, sempre que precisei desenvolvi eu mesmo a coisa. Pra quem tenha alguma experiência com a eletrônica não é algo tremendamente difícil, mas não recomendaria a empreitada a leigos, há alguns riscos.



Offline danidillen

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 334
  • Sexo: Masculino
Re: Spindle, motor de passo ou motor DC?
« Resposta #61 Online: 28 de Novembro de 2008, 08:33 »
Jorge

O inversor que to usando é o da Weg CFW-10 de 300Hz . Uso num motor destes que a Tecmaf vende. Tive dando uma olhada no manual e vi que tenho como colocar um  potenciômetro (apesar de eu não ter entendido muito bem) . Na verdade ta tudo funcionando ,ok (sem o potenciômetro externo)! Só fiquei curioso se tenho como alterar a sua freqüência direto no EMC. Como se tivesse uma barra similar a velocidade do modo JOG. Seria legal se o próprio inversor trabalhasse com o tipo de sinal dos pinos da potrta paralela, pois ai era configurar e sair usando.

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Spindle, motor de passo ou motor DC?
« Resposta #62 Online: 28 de Novembro de 2008, 08:45 »
Só fiquei curioso se tenho como alterar a sua freqüência direto no EMC. Como se tivesse uma barra similar a velocidade do modo JOG.

Tem como controlar a velocidade pelo EMC2, sim, mas não é via uma barra, mas através do código G (palavra S). Dá até pra gerar o código automaticamente pelo prog CAM que usar, o Artcam, por exemplo.

Citar
Seria legal se o próprio inversor trabalhasse com o tipo de sinal dos pinos da potrta paralela, pois ai era configurar e sair usando.

Ele até trabalha, mas neste caso a velocidade varia de maneira escalonada, com apenas algumas faixas de velocidade e não tenho conhecimento de uma maneira simples de interfacear com o EMC2, que eu saiba a função não está disponível e seria necessário alterar o prog.

Eu acho que a melhor maneira é mesmo usar um circuitinho que permita a variação contínua da velocidade e através dos comandos clássicos.

RDM

  • Visitante
Re: Spindle, motor de passo ou motor DC?
« Resposta #63 Online: 05 de Junho de 2009, 13:43 »
Jorge,

não encontrei tópico apropriado para tal pergunta, por isso estou postando aqui.
Acredito que tenha algo relacionado com o assunto.

Uma duvida me veio a cabeça: Qual a frequencia maxima que a porta paralela trabalha?
Ou seja, qual sua velocidade maxima para cada pino. E que tipo de sinal o EMC2 envia para controle de spindle? ΔI ou Δf ?

Obrigado.

 

/** * */