...pelo gráfico 90kgf da 200PPS, então, RPM= 200*60/(200*2) = 30RPM ( está correto?)...
Sim, está correto
Ai vem minha dúvida, se eu acoplar o eixo do motor em um cilindro de raio 5cm(aumentando então de 1 para 5 ), qual é a força que esse motor suportaria? Porque a 1 cm é 100 kgf, e a 5cm do seu eixo, ele suportará mais ou menos(imagino que seja menos)?
vamos lá:
o torque que está se referindo é o chamado "holding torque", ou quase que podemos interpretar como "torque parado" isto é - se vc colocar uma alavanca de 10mm (1 cm) de comprimento (entre o centro do eixo e a ponta dessa alavanca) e pendurar um peso de 100 kgf, o motor deveria segurar esse peso.
Se você colocar um cilindro de 50mm diâmetro (5cm), a alavanca seria à grosso modo de 25mm (2,5 cm), então esse mesmo "holding torque" diminuiria para cerca de 40 kgfxcm (100/2.5).
Agora, vamos supor que você tenha um cabo enrolado no eixo do motor (que diremos para efeito de calculo) que tenha esses 50mm de diâmetro (sem considerar diâmetro do cabo, perdas etc), poderemos dizer que: (olhando o gráfico)
a 30 RPM no motor, teríamos um holding torque de cerca de 90 kgf, dividido pelo raio (25mm) teríamos um torque efetivo de cerca de 36 kgf , e se você prender alguma coisa nesse cabo, a velocidade linear de deslocamento será de cerca de 4700 mm/min
(perímetro do eixo de 50mm) * rotação = (6.28*25)*30 = 4710mm/mim, com uma força (se é que posso chamar assim) de uns 35 kgf...