Boa tarde Amigos do Guia CNC,
Primeiramente quero desculpar-me pela demora em me pronunciar sobre este assunto aqui no Guia. O Jost relatou-me sobre o ocorrido, e pediu para que a Tecmaf se manifestasse neste tópico.
Creio que esta seja mais uma oportunidade de trocarmos informações e conhecimento sobre Spindles de Alta Frequência.
Primeiramente quero dizer que estamos muito surpresos por esta “polêmica” causada pelo E-mail Marketing enviado pela Tecmaf.
A Tecmaf tem como política a honestidade e compromisso com a verdade com nossos clientes e parceiros.
Muito me espantou a surpresa de alguns usuários sobre a real potência dos Spindles 3cv chineses (cabe uma observação aqui que em nosso E-mail Marketing não pronunciamos a marca do Spindle Chinês, haja visto que existem inúmeros fabricantes destes produtos no país asiático).
Porém, qualquer bom entendedor de Motores Elétricos de Alta Frequência sabe que a potência de um motor é medida através do diâmetro do estator e a massa (peso) do conjunto estatórico (estator/rotor).
Aí vai a minha questão para a análise dos amigos do Guia:
- Como pode o Spindle da Tecmaf ter o diâmetro externo de 80mm e ter 1,2cv e o Spindle chinês também ter o diâmetro externo de 80mm e ter 3,0cv?
A resposta que chegamos é a seguinte: ou a Tecmaf (e outros fabricantes de Spindles mundialmente conhecidos, como Elte, Giordano Colombo, HSD, Teknomotor) estão errados no cálculo de potência de seus Motores ou o Spindle Chinês contém informações errôneas.
A conclusão e análise desta questão eu repasso para os amigos tomarem!
Com relação ao peso dos produtos, o Spindle chinês é mais pesado que o Spindle Tecmaf pois a carcaça do motor do Spindle chinês é feita em aço (gerando maior oxidação causada pelo líquido refrigerante), enquanto o Spindle com refrigeração líquida Tecmaf possui a carcaça do Motor em alumínio.
O objetivo deste E-mail Marketing foi apenas alertar aos consumidores de Spindles chineses sobre a real potência destes motores.
Não estamos dizendo que os Spindles chinenes não têm boa qualidade. Apenas acredito que os revendedores destes Spindles chineses no Brasil, por desconhecerem tecnicamente o produto, repassam a informação relatada pelos fornecedores da China, prejudicando assim o consumidor final.
Com relação aos testes realizados com os Spindles Tecmaf e Chinês, os mesmos foram realizados em um fabricante de máquinas routers CNC, e posteriormente em bancada de testes. Este cliente utilizava Spindles chineses, e devido a alguns problemas com estes produtos, resolver testar os nossos motores.
Para nossa surpresa e também de nosso cliente, o Spindle 1,2cv com Refrigeração Líquida da Tecmaf gerou maior produtividade que o Spindle Chinês 3cv. Então resolvemos medir a real potência dos Spindles através de dinamômetros. E comprovamos a enorme diferença de potência contida na plaqueta/motor e a real potência do Spindle Chinês 3cv.
Como nosso dinamômetro não emite laudos técnicos, também enviamos os mesmos Spindles para análise em Universidade especializada em medição de torques e potências de Motores, a fim de termos testes comprovativos e laudos emitidos por órgãos competentes. Assim que tivermos o resultado desta análise, comunicarei os amigos para que possamos compartilhar as informações.
Enquanto isso, caso algum dos amigos esteja interessado em verificar esta análise in loco, convido a todos à conhecer nossa fábrica.
Por fim, quero agradecer a oportunidade de nos pronunciar sobre este assunto.
Também quero colocar a Tecmaf à disposição a todos, caso precisem de mais informações sobre Spindles e desenhos comparativos.
Sucesso a todos e fiquem com Deus.
Felipe dos Santos
Gerente de Vendas / Sales Manager
Tecmaf Divisão de Montagens Industriais Ltda.