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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: tiago_ime em 18 de Maio de 2010, 09:51
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Buenas!
estou iniciando a contrução de uma CNC simples, com 3 eixos feito em aluminio estrutural e barras chatas. Meu objetivo inicial é retrabalhar caixas em ABS, para fazer meus prototipos de equipamentos eletronicos. Ja tenho os motores e fusos. Mas tenho dúvidas em relação ao spindle. Tenho a idéia de usar uma dremel. Já vi outras soluções no fórum mas ainda não consegui visualizar a melhor opção. Como eu disse, minha idéia inicial é o retrabalho de caixas em ABS, mas para futuras aplicações, preciso que a máquina também tenha capacidade de trabalhar com aluminio ( fazer blindagens de circuitos eletronicos ). Creio que a estrutura que vou construir tenha rigidez suficiente para tal trabalho, porém não vejo que a dremel suportaria ao aluminio. Peço humildemente uma idéia nesse sentido.
Desde já agradeço!
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Bem, ja vi sei onde posso adquirir os motores ( Action motors, akiyama ), porém não sei qual utilizar!
E outra dúvida: existe mandril para esses motores pequenos?
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Tiago,
Há algumas opções que voce pode pensar em seguir.
Uma delas é usar um cabeçote como uma Dremel, mas estes motores são relativamente frágeis se operados de forma bruta...
Outra opção é usar uma tupia ou "trimmer", - são um tanto mais robustos, tem um porta pinças próprio mas para ser útil de verdade é necessário providenciar algumas pinças que não existem isto é - deverá fazer pinças em medidas especiais, pois muitas vezes não existem no mercado para certos modelos.
Outra opção é fazer seu próprio cabeçote usando um motor universal, uma tupia, um motor de indução etc...
De novo, o problema é fazer um sistema de suporte de ferramentas - seja apenas um mandril simples ou um porta pinças nais rígido...
Eu tenho um lote de motores universair de uns 12.000 rpm e uns 300 W de potencia que costumo usar para fazer meus proprios cabeçotes...
Tenho certa facilidade porque possuo torno e fresadora para gerar minhas peças, então fazer em casa não é tanto problema.
Eu usei por muito tempo um mandril comum de furadeira montado num eixo sobre rolamentos, e o motor acionando este eixo através de um acoplamento flexível...
Apesar de funcionar bem, eu sempre afirmei (e continuo afirmando) que um mandril não é o ideal para certos tipos de usinagens e de materiais, pois os mandris não tem capacidade de aperto que garanta que a ferramenta fique segura sob certos regimes de trabalho.
Este tipo de mandril funciona para usinagens em materiais delicados e com ferramentas pequenas m- apesar de eu não recomendar, podem ser usados sim, mas com certos cuidados...
Os mandris tendem a soltar a ferramenta quando as usinagens são brutas ou que gerem muita vibração.
Hoje prefiro usar motores de alta velocidade com nariz porta ferramentas acoplados ou então faço meus cabeçotes com suportes para pinças de padrão industrial.
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Obrigado pela resposta!
mas uma dúvida: o que seria um cabeçote? é a primeira vez que vejo esse termo.
Bem, como eu disse, não vou realizar um trabalho bruto ( A não ser que usinar pequenas peças em aluminio o seja ). Minha máquina será pequena, com um "volume" útil de 30*30*20 cm. Esses motores servem para minha finalidade?
http://www.motores.akiyama.com.br/thumb-mot-dc.php?id_m_dc=100
Sendo a pinça uma opção melhor que o mandril, onde encontrá-los? Não tenho a pretenção de uma máquina super poderosa. Apenas para fabricar alguns prototipos.
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http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144122552-cnc-jogo-de-pincas-er-16-_JM
é só um exemplo não sou vendedor deste produto.... mas lhe atenderia bem.... estou tentando achar um motor pequeno para fazer um cabeçote tal qual o Fabio esta falando.... poderiamos fazer juntos ja que a usinagem sairia bem mais barato para dois pares....
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Tiago,
Eu chamo de cabeçote um sistema composto por um motor com um porta ferramentas na ponta do eixo, ou mesmo um motor separado de um eixo.
Quando é separado, o tal eixo deve ser montado em rolamentos de forma a absorver esforços axiais e radiais, prover ummeio de manejar as pinças (aperto e desaperto) e ainta oferecer um meio de receber o acionamento de um motor - seja diretamente através de um acoplamento flexivel, seja uma correia.
Talvez estas imagens te ajudem um pouco:
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http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144122552-cnc-jogo-de-pincas-er-16-_JM
é só um exemplo não sou vendedor deste produto.... mas lhe atenderia bem.... estou tentando achar um motor pequeno para fazer um cabeçote tal qual o Fabio esta falando.... poderiamos fazer juntos ja que a usinagem sairia bem mais barato para dois pares....
Legal Enéias, show de bola.
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Tiago,
Eu chamo de cabeçote um sistema composto por um motor com um porta ferramentas na ponta do eixo, ou mesmo um motor separado de um eixo.
Quando é separado, o tal eixo deve ser montado em rolamentos de forma a absorver esforços axiais e radiais, prover ummeio de manejar as pinças (aperto e desaperto) e ainta oferecer um meio de receber o acionamento de um motor - seja diretamente através de um acoplamento flexivel, seja uma correia.
Talvez estas imagens te ajudem um pouco:
Obrigado por esclarecer minha dúvida! Bem, por simplicidade, gostaria de acoplar a pinça diretamente no motor. Porém acredito que a mecanica do motor precise de certa resistencia em seus mancais. então eu pergunto, existe uma opção de motor pequeno, que eu consiga adaptar uma pinça ao seu eixo?
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.... estou tentando achar um motor pequeno para fazer um cabeçote tal qual o Fabio esta falando....
Qual a potencia que está qurendo?
Pergunto porque tenho aqui uns 30 motores de uns 250 ou 300W universais que servem razoávelmente bem...
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Tiago,
Talvez este motor que estou falando - não tenho foto dele no momento, mas é relativamente pequeno e forte.
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.... estou tentando achar um motor pequeno para fazer um cabeçote tal qual o Fabio esta falando....
Qual a potencia que está qurendo?
Pergunto porque tenho aqui uns 30 motores de uns 250 ou 300W universais que servem razoávelmente bem...
Não tenho noção de potencia. A minha necessidade é para trabalhar com caixas em ABS e aluminio.
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Intao Fabio minha aplicação seria cobre e aluminio uns 8000 rpms na ferramenta.... tava pensando talvez em motores automotivos tipo o de ventoinha que eh feito para aguentar muitas horas direto correto??? e eu poderia fazer o controle pwm com um transistorsão parrudo.. isso eu pesquisaria mais tarde...o que vc acha??? vc tem fotos do seu motor ai ?? ele é cc ou ac???quantos volts??
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Começei a desenhar algo ... para bt30 baseado num forum que vi ... olha ai...
(http://s3.postimage.org/jXuk9.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqjXuk9)
link para o spindle que estou copiando:
http://www.cnczone.com/forums/showthread.php?t=41200
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Tiago e Eneias,
Não tenho no momento foto do motor que eu tenho, mas é parecido com este da imagem abaixo.
Falei em 250 ou 300W,mas creio que não tenha tudo isso - deve ter uns 200W mas é bem forte - tenho alguns deles trabalhando a um bom tempo e vão bem...
Sobre o seu suporte, achei muito interessante a idéia porque é compacto, mas se me permite uma crítica, um pouco curto e com isso não tem muito apoio para suportar esforços radiais
Se voce viu o desenho em corte que eu postei alí em cima, é uma idéia parecida, mas usando pinças R8...
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Bem, acabei de "achar um achado!" Agora descobri o que é uma pinça! A construção da minha CNC está em conjunto com um amigo de trabalho que é torneiro mecânico. Então, a parte mecânica é com ele, e a parte eletronica e o software é a minha parte!
Pois bem, fui tirar uma dúvida com ele, e ele me mostrou uma pinça que ele fez. Na verdade, é quase o cabeçote completo ( se eu entendi bem o que é um cabeçote ). ficou muito bom, uma estrutura bem rigida e o eixo usa rolamentos. Uma verdadeira obra de arte! Vou tirar uma foto e postar aqui!
Então, minha idéia agora é usar um motor de elétrico de aeromodelismo ( como sou aeromodelista de elétricos, conheço bem os motores ). Existem motores bem potentes e com elevada rotação! Esse será o caminho q vou trilhar. Mas gostaria muito da opinião dos mestres do fórum.
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Tiago e Eneias,
Não tenho no momento foto do motor que eu tenho, mas é parecido com este da imagem abaixo.
Falei em 250 ou 300W,mas creio que não tenha tudo isso - deve ter uns 200W mas é bem forte - tenho alguns deles trabalhando a um bom tempo e vão bem...
Sobre o seu suporte, achei muito interessante a idéia porque é compacto, mas se me permite uma crítica, um pouco curto e com isso não tem muito apoio para suportar esforços radiais
Se voce viu o desenho em corte que eu postei alí em cima, é uma idéia parecida, mas usando pinças R8...
Parece muito bom o motor! você pode dar numeros de dimensões e peso?
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Tiago,
Poder pode - como não conheço muito bem esses motores nem os acionamentos, não posso opinar com propriedade.
O que sei é que as tensões de alimentação são relativamente baixas e as correntes altas, eles usam "speed controls" sofisticados e muitas vezes caros para a aplicação, mas é claro, posso estar enganado.
Veja aqui algumas idéias...
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Parece muito bom o motor! você pode dar numeros de dimensões e peso?
Não é este do catálogo, mas é bem parecido
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Obrigado pela dica Fabio , mas esse estou no inicio do projeto ainda , nem sei se vai virar(custo) pois pra ficar bom mesmo tera que ser com um cilindro pneumatico em cima pra prender e soltar o cone, dai vou precisar de um compressor dai f. seria para um futuro proximo...quanto ao custo dos motores de aeromodelos não me preucupo pois com uns R$ 500,00 da pra compra um bem parrudo e um speed control a altura , me preocupo se esse motor pode ficar ligado por varia horas direto, ja que um aeromodelo eletrico normalmente fica no maximo 40 min correto??? a menos que tenha uma super bateria e tal...me preocupo se ele não vai esquentar demais ou ateh estragar os rolamentos , e tambem com relação ao torque , de quanto de torque estamos falando???
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bem, os motores sem escova de aeromodelismo necessitam de um ESC ( eletronic speed control ) para ser acionado. O único porém que vejo é ter que utilizar uma fonte de alimentação bem parruda, pois eles realmente puxam bastante corrente.
Mas para minha aplicação esse tipo de motor será muito util. Isso porque ja percebi, usando a dremel, que não se pode usar altas velocidades para trabalhar com ABS, pois devido ao aquecimento da ferramenta o plastico derrete. Então vou fazer um circuito de controle de velocidade que vai ter de atuar no ESC.
Esse motor elétrico que você sugeriu é bem, comcpacto, serviria na minha aplicação. Mas o problema é o controle de velocidade.....
Em relação ao preço, eu gastaria em menos de R$200 num bom motor e um ESC, considerando uma potencia de 200W.
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estou falando se esses motores aguentam ficar girando a 10000 rpms por umas 5 horas sem repouso??? o que vc me diz???
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.. tera que ser com um cilindro pneumatico em cima pra prender e soltar o cone, dai vou precisar de um compressor dai f. seria para um futuro proximo...
Pois é - troca de ferramentas é mesmo chato - precisa de certas condições para funcionar, senão não gira.
Uma vez cheguei a desenhar um sistema de troca mecanico, mas não faço idéia de onde está - funcionou ;)
Se achar eu te mostro.
quanto ao custo dos motores de aeromodelos não me preucupo pois com uns R$ 500,00 da pra compra um bem parrudo e um speed control a altura ...
Se parasse só nisso tava bom, mas tem fonte, esc e como controlar esse treco, poie me parece que isso é desenhado para radio de aeromodelo, e a coisa funciona com sinais de onda quadrada entre 1ms e 2ms para variar do minimopara o maximo...
... me preocupo se esse motor pode ficar ligado por varia horas direto, ja que um aeromodelo eletrico normalmente fica no maximo 40 min correto???
É - dependendo do motor pode-se recosntruir a coisa, colocando rolamentos no lugar certo fazendo a coisa certa ;) - claro, isso requer uma recosntrução da coisa, e começo a perguntar se vale o esforço... teria que ter um desses na mão para analisar...
... e tambem com relação ao torque , de quanto de torque estamos falando???
Pois é - não faço idéia do que eles oferecen em torque - sei que tem uns modelos de motor (um alemão que não lembro do nome nem do link) que é uma usina de força, mas é relativamente lento...daí, se usar uma multiplicação por correias se ganha em rpm mas perde no torque... ó dúvida cruel :)
Tenho um motor MUITO pequeno 220V DC que deve poder ser ligado em 110V, que quando retificado daria uns 160 ou 170 VDC... Dei um desses para o Jorge e tenho mais um aqui - temos que fazer uns testes - veremos ;)
Se for bom, custa BEM menos que esse brushless de aero...
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estou falando se esses motores aguentam ficar girando a 10000 rpms por umas 5 horas sem repouso??? o que vc me diz???
De aeromodelo? Eu acho que não aguenta
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estou falando se esses motores aguentam ficar girando a 10000 rpms por umas 5 horas sem repouso??? o que vc me diz???
De aeromodelo? Eu acho que não aguenta
Não aguenta, precisa de refrigeração. quando o modelo está no ar, o proprio fluxo se encarrega do resfriamento. Mas mecanicamente, não vejo problemas.
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estou falando se esses motores aguentam ficar girando a 10000 rpms por umas 5 horas sem repouso??? o que vc me diz???
De aeromodelo? Eu acho que não aguenta
Não aguenta, precisa de refrigeração. quando o modelo está no ar, o proprio fluxo se encarrega do resfriamento. Mas mecanicamente, não vejo problemas.
Neste caso acho que nem pra vc Tiago vai ser aplicavel, pois o custo de se fazer um sistema de refrigeração + sistema de pinças + trafo + esc + circuito de controle + risco de nao dar certo , melhor comprar um spindle comercial...
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Mas Fabio , e sobre o motor de ventoinha de carro ???? o que vc me diz???
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Bem, realmente pensando aqui com meus botões vejo realmente que não fica muito viável. Bem, então penso em usar a minha dremel mesmo, já que tenho um cabeçote ( acabei de ganha-lo!! ) que vai proporcionar a robustez mecanica. E como a dremel já tem o controle de velocidade ( a minha vai até 30krpm), não preciso de investir muito nisso.
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Mas Fabio , e sobre o motor de ventoinha de carro ???? o que vc me diz???
Me parece que também não é feito para suportar trabalhos por longos períodos...
Uma vez eu usei um desses e tinha problemas com o acoplamento - que na época eu usei um tubo de borracha reforçado preso por braçadeiras - a temperatura do motor eta tal que a borracha amolecia e saía do eixo, independente que quanto eu apertasse as braçadeiras...
Começei a usar este motor que eu tenho um lote, e deu certo porque ele tem ventoinha propria...
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legal... eu entrei em contato com a ametek e pedi alguns catalogos de motores.... vamos ver ... ela tem um dc 130v para 2cv ....
http://www.ametek.com.br/index_arquivos/Page379.htm
No caso deste que vc tem como seria o acionamento??? inversor de frequencia???
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Eneias,
Este catálogo é do meu representado, a Action Motor, mas se prefere procurar outra fonte de fornecimento, tudo bem.
Os motores que eu comentava (dos quais tenho um lote) são parecidos com este - o catálogo era apenas para determinação de dimensões aproximadas.
Nos meus motores eu uso um variador de velocidades manual baseado em triac.
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Os motores "brushless" que eu me referia seriam estes:
http://www.aerodesign.de/peter/2001/LRK350/index_eng.html
http://users.cybercity.dk/~dsl327225/LRK.htm
O que mais me incomoda é como alimentar esse treco - o bicho chupa uns 25 ou 30A e roda a 5000 rpm - dizem que é forte mesmo...
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É um motor trifásico - derepente se conseguir enrolar para tensões até uns 220V ac, daria para usar um inversor comum...
Ainda, isso é só como divertimento, desafio ou experiência...
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Fábio, você não conhece um motor menor que aquele que mostrou? Olhando as dimensões da minha maquina, o suporte fica pequeno para ele. A idéia de controlar a velocidade por dimmer é boa!
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Com dimmer nao perde muito o torque????
Vi um na action com 1200w vamos ver quanto custa e quantos rpms....
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... não conhece um motor menor que aquele que mostrou?
Não conheço...
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Com dimmer nao perde muito o torque????
Perde, mas tudo é uma troca...
Se precisa de pouca rpm e muito torque, das duas uma - ou usa uma redução ou outro motor que ofereças estas características...
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&feature=related
Deem uma olhada nesse da pra ter uma noçao de força...
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Viu a redução que tem?
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Muito interessante. Os resultados são bons:
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bom trabalho... hehe
mas nao gosto quando tem muita profundidade na usinagem de pci
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Da uma olhada na criança rsrsrs....
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143347801-motor-brushless-8hp-substitui-gasolina-ate-70cc-_JM
.....
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Nossa Senhora da bicicletinha - que isso!!!
Quanto será que consome?
Acho que foram usados iguais a este aí naquele mini avião que o Jorge postou o link no bate papo
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Fabio. pelo que andei pesquisando seria facil fazer o controle desses esc's pelo pwm que os nossos softwares geram , pois o esc pede 5v, pwm a 50hz , to loquinho pra compra uma desses motores brushless e testar esse controle ....
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Olha, minha bike tem um motor de motossera, eu montaria outra elétrica, porém vou esbarrar no acelerador, controlador e carregador das baterias...
Mas gostei heim...
Barusso
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Fabio. pelo que andei pesquisando seria facil fazer o controle desses esc's pelo pwm que os nossos softwares geram , pois o esc pede 5v, pwm a 50hz , to loquinho pra compra uma desses motores brushless e testar esse controle ....
Se eu entendi bem o que pretende, não é trivial implementar um ESC apenas com um controle PWM. O controle desses motores precisam de uma realimentação para detectar a posição do eixo. Assim o ESC faz a comutação no tempo certo e o motor continua girando. É possivel fazer sem esse recurso, mas corre-se o risco de mal funcionamento e at´we a queima do motor e do ESC..
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Fabio. pelo que andei pesquisando seria facil fazer o controle desses esc's pelo pwm que os nossos softwares geram , pois o esc pede 5v, pwm a 50hz , to loquinho pra compra uma desses motores brushless e testar esse controle ....
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Tiago me explique os 3 fios qua vao do receptor para o esc ou para o servo ..... um preto um vermelho e um branco....
Não seria 2 de alimentaçao + 1 de sinal , no caso um sinal positivo PWM????
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Tiago me explique os 3 fios qua vao do receptor para o esc ou para o servo ..... um preto um vermelho e um branco....
Não seria 2 de alimentaçao + 1 de sinal , no caso um sinal positivo PWM????
O ESC possui os seguintes fios:
- ligação com a bateria, de cores preto e vermelho;
- ligação com o motor e;
- o que é ligado no receptor.
O cabo que é ligado ao receptor tam a função de alimentá-lo e de receber o pulso que faz o controle de velocidade do ESC. O ESC recebe esse sinal e o usa para fazer a comutação do motor.
Na verdade, o sinal é traduzido num sinal PWM nos terminais do motor. A comutação é feito automaticamente e totalmente transparente ao RX. O ESC "alimenta" dois fios ( do motor ) de cada vez; o terceiro fio é monitorado para indicar a posição do rotor. No momento adequado, o ESC muda a alimentação dos fios. Nessa fase, o fio que era de monitoramento passa a ser alimentado, a outro fio é monitorado. Todo esse controle e monitoramento é realizado por um firmware embarcado num microcontrolador.
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Pois então... penso em usar o sinal do pc para alimentar e mandar este sinal pro esc e ele se vira com o resto....
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Pois então... penso em usar o sinal do pc para alimentar e mandar este sinal pro esc e ele se vira com o resto....
Esse sinal é padronizado, de acordo com a figura nesse site.
(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b7/Sinais_controle_servomotor.JPG)
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(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/coisas/Sinais_controle_servomotor.JPG)
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Obrigado Fábio, e desculpe pela preguiça de postar direito a figura!
Bem, a aplicação nesse caso é para o controle de um servo motor. No caso de um motor brushless, a variação na largura do pulso corresponde a uma variação na velocidade do motor.
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Pergunto a quem conhece mais sobre o controle de spindle com o sinal PWM dos softwares.... é possivel controlar um servo , ou um esc, com esse sinal que o software gera???? acho que sim...
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Eneias,
Acho que é só uma questão de converter um sinal variável de 0 a 5V que é gerado pelo PC para um sinal que o ESC compreenda...
Só não me pergunte como, porque meu forte é mecânica :)
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Pergunto a quem conhece mais sobre o controle de spindle com o sinal PWM dos softwares.... é possivel controlar um servo , ou um esc, com esse sinal que o software gera???? acho que sim...
perfeitamente possivel. porém é necessario um circuito de conversão, para gerar um sinal compativel com o do esc
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Olá pessoal..
Estou montando uma maquina ,e minha pretenção seria cortar chapas de mdf de 36mm em um passe só.
Minha duvida é a seguinte,coloco como splinder uma tupia de 1200 waltz ou um motor trifazico com inverssor ,e qual seria a potencia do motor (quantos cv ) ?
abraço a todos ..
Denilson.
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Eu usaria um spindle de pelo menos 4CV - ou mais
De preferencia um motor feito para a função
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minha pretenção seria cortar chapas de mdf de 36mm em um passe só.
Caramba
Poste a foto da ferramenta que vai fazer esse serviço, estou muito curioso.
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Tiago,
Poder pode - como não conheço muito bem esses motores nem os acionamentos, não posso opinar com propriedade.
O que sei é que as tensões de alimentação são relativamente baixas e as correntes altas, eles usam "speed controls" sofisticados e muitas vezes caros para a aplicação, mas é claro, posso estar enganado.
Veja aqui algumas idéias...
Mestre Fabio,
Estou procurando uma ferramenta para meu projeto de CNC PCI mas nao tenho recursos para aquisição de uma dremel. Pretendo fabricar um spindle, mas dependendo do preço penso em comprar algo pronto.
Tu havia comentado que tem um lote de motores DC. Queria saber se tu teria para vender algum "kit" de spidle, ja pronto, parecido com esses que tu postou nas fotos? Como eu disse, é uma aplicação leve.
Se alguém mais no fórum puder ajudar, ficarei grato! Obrigado!
[email protected]
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Ola pessoal, estive lendo este tópico e gostaria de alguma dica, montei a poucos meses minha cnc, com custo relativamente reduzido, estrutura de madeira e MDF, dremell, guias de aço reforçadas, com esferas, do tipo de gaveta, e embora esteja funcionando muito bem tem o problema do barulho elevado da dremell em altas rotações que é infernal........gos taria de alguma dica.... se a tupia manual da makita é menos barulhenta e até pelo fato de ter mais torque poderia trabalhar em rotação menor e consequentemente gerar menos ruido, será que ajuda? Alguem que usa a makita e já usou a dremell sabe informar?
tenho cortado materias leves, mdf, polietileno, acrilico, etc. Até fiz uma proteção para abafar o ruído que ajudou bastante mas como a máquina esta em uma área aberta no fundo de minha casa, qualquer ruído um pouco maior é problema. a vizinhança qualquer hora vai dar a conta. Alguem tem alguma dica?
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olhe ai um bom spindle!!!
rsrsrsrss
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Aproveitando o tópico.
Trabalho com projetos de detalhamento de mobiliário numa marcenaria, e uso AutoCAD, atualmente a versão 2011. Sou bem novo aqui (embora futuque o fórum há muito tempo) e ainda estou adquirindo partes fundamentais para poder iniciar os testes e saber como vou me dar com o mundo do cnc. Importei um driver para 3 eixos. Há cerca de 1 semana comprei 3 motores de 15Kgf. Estou com pouco dinheiro. Já li alguns manuais, e há bastante tempo que pesquiso sobre o assunto. Enfim, os mesmos processos que a maioria aqui deve ter passado já.
Sobre Spindle. Tenho um motor de enceradeira antigo, estou achando ele meio fraco e lento. Pensei em usar um de liquidificador. Mas procurando na net achei isto:
http://www.recafbrasil.com.br/motores-eletricos/motor-universal-rm690.html (http://www.recafbrasil.com.br/motores-eletricos/motor-universal-rm690.html)
Pedi uma cotação, se não ficar muito caro capaz de eu ficar com este mesmo. A fixação da ferramenta ficaria por conta de uma haste porta pinças que pretendo comprar também e que será usinada pra adaptar na ponta do motor (seja ele qual for o escolhido...tenho alguns motores em casa).
O que acham???
Grato...
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Olá pessoal...
Estou com um inversor chines aqui de 2.2k , ele esta dando um erro cod.( E.OC.n ) no display, este erro é aleatório ,ele para o motor , já quebrei muitas ferramentas por isso ..
Já resetei o inversor , parametrizei novamente , e o erro continua...
Se algum amigo já passou por isso e puder ajudar agradeço muito...
abraço a todos ..
Denilson..
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over corrente...
vai ter de medir as bobinas do motor.. pode ser ele...
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Eu medi , e todas as bobinas deu o mesmo valor , ou seja , o mesmo valor entre os 3 pinos..
Vc ja passou por isso ???
abraço...
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Se dá OC depois de um certo tempo, pode ser um curto em mal contato. Quando a maquina da uma certa sacolejada fecha o curto.
Quando as bobinas estão em curto o inversor acusa OC segundos depois de ligado.
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já sim... 2 x
na primeira éra o motor em curto...
na última o igbt do inversor... ambos eu consegui resolver... rebobinei o spindle... troquei os mosfet do igbt.
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Fabio , minha duvida quanto ao motor , é porque com uma ferramenta de 12 mm somente para fazer um desbaste de 3 mm de profundidade , sendo monitorado pelo inversor , a amperagem chega a 2.2 , vc acha muito ,ou acha que esta normal..
Quando esta com o mosfet em curto , ele chega a funcionar por um tempo e para , ou já para no inicio ?
Quando é o motor da para perceber com um multimetro ?
Valeu pela força Fabio...
grande abraço..
Denilson..
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em ambos os casos.. o spindle apresentava o erro alguns segundos depois de ligar... mas nao girava o spindle..
2.2A nao é muito...
tente resetar o inversor e refazer as configuaçoes basicas.
ps. no caso da queima do igbt.. ele explodiu...literalm ente... depois de tentar ligar por varias vezes...
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Cassio...
Não tem hora certa , as vezes corta por 10 minutos depois da o E.OC...
Ai da stop no inversor e volta a funcionar...logo para de novo...
Valeu Cassio pela ajuda...obrigado..
abraço..
Denilson..
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Pelo jeito amanhã sera um longo dia .. :-\ :-\ :-\