Autor Tópico: Spindle  (Lida 14920 vezes)

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tiago_ime

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Re: Spindle
« Resposta #15 Online: 18 de Maio de 2010, 12:00 »
Tiago e Eneias,

Não tenho no momento foto do motor que eu tenho, mas é parecido com este da imagem abaixo.

Falei em 250 ou 300W,mas creio que não tenha tudo isso - deve ter uns 200W mas é bem forte - tenho alguns deles trabalhando a um bom tempo e vão bem...

Sobre o seu suporte, achei muito interessante a idéia porque é compacto, mas se me permite uma crítica, um pouco curto e com isso não tem muito apoio para suportar esforços radiais

Se voce viu o desenho em corte que eu postei alí em cima, é uma idéia parecida, mas usando pinças R8...
Parece muito bom o motor! você pode dar numeros de dimensões e peso?

Offline F.Gilii

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Re: Spindle
« Resposta #16 Online: 18 de Maio de 2010, 12:02 »
Tiago,

Poder pode - como não conheço muito bem esses motores nem os acionamentos, não posso opinar com propriedade.

O que sei é que as tensões de alimentação são relativamente baixas e as correntes altas, eles usam "speed controls" sofisticados e muitas vezes caros para a aplicação, mas é claro, posso estar enganado.

Veja aqui algumas idéias...

Offline F.Gilii

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Re: Spindle
« Resposta #17 Online: 18 de Maio de 2010, 12:04 »
Parece muito bom o motor! você pode dar numeros de dimensões e peso?
Não é este do catálogo, mas é bem parecido
« Última modificação: 18 de Maio de 2010, 12:06 por fgilii »

Offline Eneias Eringer

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Re: Spindle
« Resposta #18 Online: 18 de Maio de 2010, 12:12 »
Obrigado pela dica Fabio , mas esse estou no inicio do projeto ainda , nem sei se vai virar(custo) pois pra ficar bom mesmo tera que ser com um cilindro pneumatico em cima pra prender e soltar o cone, dai vou precisar de um compressor dai f. seria para um futuro proximo...quanto ao custo dos motores de aeromodelos não me preucupo pois com uns R$ 500,00 da pra compra um bem parrudo e um speed control a altura , me preocupo se esse motor pode ficar ligado por varia horas direto, ja que um aeromodelo eletrico normalmente fica no maximo 40 min correto??? a menos que tenha uma super bateria e tal...me preocupo se ele não vai esquentar demais ou ateh estragar os rolamentos , e tambem com relação ao torque , de quanto de torque estamos falando???

tiago_ime

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Re: Spindle
« Resposta #19 Online: 18 de Maio de 2010, 12:16 »
 bem, os motores sem escova de aeromodelismo necessitam de um ESC ( eletronic speed control ) para ser acionado. O único porém que vejo é ter que utilizar uma fonte de alimentação bem parruda, pois eles realmente puxam bastante corrente.
 Mas para minha aplicação esse tipo de motor será muito util. Isso porque ja percebi, usando a dremel, que não se pode usar altas velocidades para trabalhar com ABS, pois devido ao aquecimento da ferramenta o plastico derrete. Então vou fazer um circuito de controle de velocidade que vai ter de atuar no ESC.
 Esse motor elétrico que você sugeriu é bem, comcpacto, serviria na minha aplicação. Mas o problema é o controle de velocidade.....
 Em relação ao preço, eu gastaria em menos de R$200 num bom motor e um ESC, considerando uma potencia de 200W.

Offline Eneias Eringer

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Re: Spindle
« Resposta #20 Online: 18 de Maio de 2010, 12:24 »
estou falando se esses motores aguentam ficar girando a 10000 rpms por umas 5 horas sem repouso??? o que vc me diz???

Offline F.Gilii

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Re: Spindle
« Resposta #21 Online: 18 de Maio de 2010, 12:35 »
.. tera que ser com um cilindro pneumatico em cima pra prender e soltar o cone, dai vou precisar de um compressor dai f. seria para um futuro proximo...
Pois é - troca de ferramentas é mesmo chato - precisa de certas condições para funcionar, senão não gira.

Uma vez cheguei a desenhar um sistema de troca mecanico, mas não faço idéia de onde está - funcionou ;)
Se achar eu te mostro.

Citar
quanto ao custo dos motores de aeromodelos não me preucupo pois com uns R$ 500,00 da pra compra um bem parrudo e um speed control a altura ...
Se parasse só nisso tava bom, mas tem fonte, esc e como controlar esse treco, poie me parece que isso é desenhado para radio de aeromodelo, e a coisa funciona com sinais de onda quadrada entre 1ms e 2ms para variar do minimopara o maximo...

Citar
... me preocupo se esse motor pode ficar ligado por varia horas direto, ja que um aeromodelo eletrico normalmente fica no maximo 40 min correto???
É - dependendo do motor pode-se recosntruir a coisa, colocando rolamentos no lugar certo fazendo a coisa certa ;) - claro, isso requer uma recosntrução da coisa, e começo a perguntar se vale o esforço... teria que ter um desses na mão para analisar...

Citar
... e tambem com relação ao torque , de quanto de torque estamos falando???
Pois é - não faço idéia do que eles oferecen em torque - sei que tem uns modelos de motor (um alemão que não lembro do nome nem do link) que é uma usina de força, mas é relativamente lento...daí, se usar uma multiplicação por correias se ganha em rpm mas perde no torque... ó dúvida cruel :)

Tenho um motor MUITO pequeno 220V DC que deve poder ser ligado em 110V, que quando retificado daria uns 160 ou 170 VDC... Dei um desses para o Jorge e tenho mais um aqui - temos que fazer uns testes - veremos ;)

Se for bom, custa BEM menos que esse brushless de aero...

Offline F.Gilii

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Re: Spindle
« Resposta #22 Online: 18 de Maio de 2010, 12:36 »
estou falando se esses motores aguentam ficar girando a 10000 rpms por umas 5 horas sem repouso??? o que vc me diz???
De aeromodelo? Eu acho que não aguenta

tiago_ime

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Re: Spindle
« Resposta #23 Online: 18 de Maio de 2010, 13:14 »
estou falando se esses motores aguentam ficar girando a 10000 rpms por umas 5 horas sem repouso??? o que vc me diz???
De aeromodelo? Eu acho que não aguenta
Não aguenta, precisa de refrigeração. quando o modelo está no ar, o proprio fluxo se encarrega do resfriamento. Mas mecanicamente, não vejo problemas.

Offline Eneias Eringer

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Re: Spindle
« Resposta #24 Online: 18 de Maio de 2010, 13:31 »
estou falando se esses motores aguentam ficar girando a 10000 rpms por umas 5 horas sem repouso??? o que vc me diz???
De aeromodelo? Eu acho que não aguenta
Não aguenta, precisa de refrigeração. quando o modelo está no ar, o proprio fluxo se encarrega do resfriamento. Mas mecanicamente, não vejo problemas.
Neste caso acho que nem pra vc Tiago vai ser aplicavel, pois o custo de se fazer um sistema de refrigeração + sistema de pinças + trafo + esc + circuito de controle + risco de nao dar certo , melhor comprar um spindle comercial...

Offline Eneias Eringer

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Re: Spindle
« Resposta #25 Online: 18 de Maio de 2010, 13:32 »
Mas Fabio , e sobre o motor de ventoinha de carro ???? o que vc me diz???

tiago_ime

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Re: Spindle
« Resposta #26 Online: 18 de Maio de 2010, 13:34 »
  Bem, realmente pensando aqui com meus botões vejo realmente que não fica muito viável. Bem, então penso em usar a minha dremel mesmo, já que tenho um cabeçote ( acabei de ganha-lo!! ) que vai proporcionar a robustez mecanica. E como a dremel já tem o controle de velocidade ( a minha vai até 30krpm), não preciso de investir muito nisso.

Offline F.Gilii

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Re: Spindle
« Resposta #27 Online: 18 de Maio de 2010, 14:00 »
Mas Fabio , e sobre o motor de ventoinha de carro ???? o que vc me diz???
Me parece que também não é feito para suportar trabalhos por longos períodos...

Uma vez eu usei um desses e tinha problemas com o acoplamento - que na época eu usei um tubo de borracha reforçado preso por braçadeiras - a temperatura do motor eta tal que a borracha amolecia e saía do eixo, independente que quanto eu apertasse as braçadeiras...

Começei a usar este motor que eu tenho um lote, e deu certo porque ele tem ventoinha propria...

Offline Eneias Eringer

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Re: Spindle
« Resposta #28 Online: 18 de Maio de 2010, 14:21 »
legal... eu entrei em contato com a ametek e pedi alguns catalogos de motores.... vamos ver ... ela tem um dc 130v para 2cv ....

http://www.ametek.com.br/index_arquivos/Page379.htm

No caso deste que vc tem como seria o acionamento??? inversor de frequencia???

Offline F.Gilii

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Re: Spindle
« Resposta #29 Online: 18 de Maio de 2010, 14:27 »
Eneias,

Este catálogo é do meu representado, a Action Motor, mas se prefere procurar outra fonte de fornecimento, tudo bem.

Os motores que eu comentava (dos quais tenho um lote) são parecidos com este - o catálogo era apenas para determinação de dimensões aproximadas.

Nos meus motores eu uso um variador de velocidades manual baseado em triac.

 

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