Autor Tópico: Amortecimento  (Lida 8141 vezes)

Description:

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline john

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 648
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Uruguaiana/RS - Pires do Rio/GO
Re:Amortecimento
« Resposta #45 Online: 06 de Maio de 2011, 11:32 »
O que me chamou a atenção é que este aí tem cilindros de diametros diferentes - provavelmente é a forma de ajuste para cada caso...
Me pareçeu que são roletes de 3 diametros (pesos) diferentes, dispostos em triangulo, no total de nove
abraço

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:Amortecimento
« Resposta #46 Online: 06 de Maio de 2011, 15:15 »
Mais um documento que trata do assunto - amorcecimento eletronico de motores de passo

http://www.tecnun.es/automocion/Publicaciones/Articulos/02.A%20stepper%20motor-driven%20semi-active...pdf

Offline Arivaldo

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 389
  • Salvador - Bahia 40.110-180
Re:Amortecimento
« Resposta #47 Online: 06 de Maio de 2011, 23:14 »
Será que os eméritos membros da Confraria da Picanha não vão se manifestar ?
Já falei - Tô dentro :)
COVARDIA !!

Offline minilathe

  • How to ask questions - The Smart Way...
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 4295
  • Sexo: Masculino
  • http://science-lakes.com/article43-html.html
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro - RJ
  • Nome:: Gil Pinheiro
  • Profissão: Engenheiro e professor universitário
Re:Amortecimento
« Resposta #48 Online: 07 de Maio de 2011, 04:34 »
A discussão parece estar mais centrada em amortecedores mecânicos, que me parecem limitados a algumas frequências de acionamento, eletricamente pode-se também melhorar o amortecimento usando:

(1) Acionamento bifásico (duas fases ligadas)
(2) Microstepping
(3) Acionamento linear (motores pequenos e médios)

Offline Prosinha

  • Alphonsus
  • Novato
  • *
  • Posts: 27
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
  • Nome:: Alphonsus Dias Borges
  • Profissão: Engenheiro Mecânico
Re:Amortecimento
« Resposta #49 Online: 17 de Maio de 2011, 15:05 »
Li o tópico e achei bastante interessante a discussão, porém, gostaria de introduzir um outro aspecto... Considerando somente a ressonância induzida pelos motores (passo, servo, etc) à estrutura, há duas maneiras de tratá-la:

1 - Isolamento das partes: Amortecimento elástico, reduzindo a transmissão da vibração a níveis toleráveis (utilização de dampers, acoplamentos elásticos, etc)

2 - Atenuação da resposta: Alteração da estrutura por meio de reforços, massas auxiliares e mudança de material (acoplamentos com contra-pesos, etc).

Nessa segunda linha, um aspecto muito interessante (sobretudo na hora projetar um equipamento novo), é a escolha do material. Um caso bastante interessante é o das polias Poly-V dos veículos automotores, onde a tentativa de substituição do ferro fundido cinzento por aço aumentou brutalmente os níveis de vibração dos motores. Por fim, como as polias precisavam de resistência adicional, o fofo cinzento foi substituido por dampers (duas peças de aço ou ferro fundido nodular prensadas contra uma borracha... quem tiver carros com menos de 15 anos pode checar).

Não possuo mais as fontes (vou pesquisar), mas, lembro-me que o ferro fundido cinzento atenuava as vibrações cerca de 30x mais do que o aço e 6x mais do que o ferro fundido nodular.


Offline YRD

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1065
  • Sexo: Masculino
  • MechMate #17
  • Cidade - UF: Brasília - DF - Brasil
  • Nome:: Yuri - Mechmate #17

ggxlro

  • Visitante
Re:Amortecimento
« Resposta #51 Online: 10 de Julho de 2011, 01:18 »
Sou leigo e Simplificando: Uma bobina posicionada defronte á um imâ poderoso sendo chaveada por uma onda quadrada, gerarão uma ressonância elétrica e uma mecânica.
A elétrica é por armazenamento  de energia numa bobina, por um tempo que gerará uma oscilação amortecida decadente, e centelhas no desligamento gerando tensões de alta intensidade e frequencia determinada por vários  fatores. Motores com indutância menor são melhores.
A mecânica é por vibração dos componentes, por ressonância mecânica pura, como em um sino.
Mas se lembrem que os fenomenos elétricos acima descritos geram vibraçoes pois temos uma resistência à partida instantânea causada pela indutância e uma parada oscilante causada pela inércia onde o rotor do motor quer parar, mas devido á velocidade, passa do ponto e retorna como em um sino, até sumir.( precisão do passo não acumulativa +ou- 5%).
Estes efeitos causam ressonâncias de grandes faixas de frequência e se sintonizarem com algo , induzirão ruidos.
Por outro lado o circuito chopper também piora estas caracteristica, pois a correção de altas correntes e tensões por um PWM de alta frequência é crítico, por vezes  graves.
Resumindo, quando em um  chopper de altos valores de voltagem, a corrente é "sentida" pelo R shunt que aciona o A.O. que acionará
a porta lógica que acionará o circuito de potencia.  Este "time" gerará um pulso de corrente curtíssimo, mas de alta intensidade que piora
mais ainda os problemas.  Temos que bloquear estes  efeitos de corrente  SUPER ALTAS. 
SABE QUAL A SOLUÇÃO MAIS BARATA QUE ACHEI: COLOQUEI RESISTORES N.I. DE  ALTA WATTAGEM E BAIXOS EM SÉRIE COM CADA BOBINA.
 TIVE QUE MONTAR UMA "TORRE" COM AS RESISTÊNCIAS E VENTILADORES.

SÓ SEI ISSO....

 

Offline joelzomer

  • Novato
  • *
  • Posts: 15
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Amortecimento
« Resposta #52 Online: 08 de Agosto de 2011, 13:03 »
por gentileza ggxlro , coloque as fotos para nós ver sua solução

 

/** * */