Autor Tópico: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo  (Lida 75255 vezes)

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marcusvmendes

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #135 Online: 03 de Abril de 2009, 10:44 »
É um multimetro eletrônico comum, daqueles amarelinhos sem muitas opções...

mas le resistores e bate com o valor...

vou conferir a aferição mais a noite qdo chegar em casa..

vai la outra pergunta.. alguem sabe se uma bateria de carro daria conta , considerando que este projeto é para adaptação de carros, vai funcionar com a alimentação parecida com a do acendedor de cigarros... alguem saberia me dizer de pronto qual a média de corrente oferecida por esse tipo de circulo num veiculo?

mas o mais importante mesmo pra mim agora é realmente ver o motor funcionando... pois o meu driver eu vou faze-lo em um pic posteriormente, quando ja dominar mais os conceitos de motor e driver...

grato.

Offline minilathe

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #136 Online: 03 de Abril de 2009, 11:22 »

Um circuito de acendedor de cigarros normalmente suporta no máximo, algo em torno de 150Watts, devidamente protegido por fusível, ou seja, não daria pra ir muito além de 11 a 14 Amperes (depende do fusível). Mas isso tb depende do carro, há veículos com um saída própria de potência, com maior capacidade.

Offline C N C N o w !

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #137 Online: 03 de Abril de 2009, 11:43 »
Marcus, o Alebe já respondeu ...

Se possível envie o esquema do seu driver, evita mau entendidos ...

marcusvmendes

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #138 Online: 03 de Abril de 2009, 12:09 »
Certo, 14A fritaria meu circuito sem pensar duas vezes, então a corrente eu tenho que limitar para 0.6 nas fases? , o LM7805 aguenta até 3A, para fazer isso devo usar a velha lei de ohm V=RI, R = V/I ?, se tenho 12v então minha resistencia total no circuito do motor tem que ser de  20 Ohm ? .. ahhhh.. seria por isso que o motor tem 20 ohm da fase ao comum?,mas se as fases estão em paralelo a resistencia não é dividida? boiei...
nosso amigo Jorge havia cogitado de colocar 3k3 em série com o motor mas para o caso da corrente ultrapassar a max do 2803. como chego ao valor correto e quais variáveis devo considerar, a voltagem do carro é 12v, pode me servir até 14A embora não vou usar nem perto disso...

Hoje vou elimentar o 7805 e alimentar os 12v só pro motor, e alimentar o circuito 5v com uma fonte 5v pra ver se não é fulga de corrente pelo 7805 ou algum outro componente do meu circuito...

Quanto ao esquema, é esse do link:http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/Unipolar.html

ele tá funcionando quando alimento leds, o mais esquisito é q coloquei o led direto na saida do darlington (-) e no +12v  sem resistor nenhum durante um certo periodo e não queimou nenhum dos leds, só esquentou um pouquinho.. dai a minha desconfiança em relação a corrente oferecida ao motor...

grato.


Offline C N C N o w !

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #139 Online: 03 de Abril de 2009, 12:49 »
Certo, 14A fritaria meu circuito sem pensar duas vezes, então a corrente eu tenho que limitar para 0.6 nas fases?

Não Marcus, falou-se da capacidade de fornecimento da fonte, não o que seu circuito vai demandar dela. A corrente entregue será a solicitada apenas.

Citar
o LM7805 aguenta até 3A, para fazer isso devo usar a velha lei de ohm V=RI, R = V/I ?, se tenho 12v então minha resistencia total no circuito do motor tem que ser de  20 Ohm ?

Vc tá fazendo uma baita confusão ...  ;D

O motor não tem que ser, ele é de 20 Ω. Deduzi isto a partir dos dados fornecidos, 12V / 0,6A = 20 Ω

Citar
.. ahhhh.. seria por isso que o motor tem 20 ohm da fase ao comum?,mas se as fases estão em paralelo a resistencia não é dividida? boiei...

As fases de um mesmo par nunca são energizadas ao mesmo tempo, portanto não estão em paralelo.

Citar
nosso amigo Jorge havia cogitado de colocar 3k3 em série com o motor mas para o caso da corrente ultrapassar a max do 2803.

Exato, para o caso mencionado, mas este não é seu caso, seu projetinho é o que pensei que fosse, as saídas do ULN2803 estão ligadas em paralelo, par a par, o que permite fornecer até 1A para o motor, o resistor é dispensável portanto.

Citar
como chego ao valor correto e quais variáveis devo considerar, a voltagem do carro é 12v, pode me servir até 14A embora não vou usar nem perto disso...

O valor correto é o mesmo do projeto, 12V. Apesar de a tensão no carro poder chegar até 14V isto não é prob no seu caso.

Citar
Hoje vou elimentar o 7805 e alimentar os 12v só pro motor, e alimentar o circuito 5v com uma fonte 5v pra ver se não é fulga de corrente pelo 7805 ou algum outro componente do meu circuito...

Faça melhor, alimente a placa normalmente e verifique a tensão na saída do 7805.

Citar
ele tá funcionando quando alimento leds, o mais esquisito é q coloquei o led direto na saida do darlington (-) e no +12v  sem resistor nenhum durante um certo periodo e não queimou nenhum dos leds, só esquentou um pouquinho.. dai a minha desconfiança em relação a corrente oferecida ao motor...

Isto é mesmo muito estranho. o LED não poderia sobreviver, certamente há algo errado aí e pode ser a fonte ...
« Última modificação: 03 de Abril de 2009, 12:51 por C N C N o w ! »

marcusvmendes

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #140 Online: 03 de Abril de 2009, 17:32 »
Por hoje só mais uma pergunta:
Como este circuito talvez possa sofrer interferencias devido ao local de instalação próximo ao motor do veiculo, pensei em colocar ao invez do 2803 um fotoacoplador , vi o datasheet do modelo PC845 com 4 portas de foto darlingtons, não sei se aguenta, ou se é a melhor ideia...

O que vcs acham?

Offline C N C N o w !

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #141 Online: 03 de Abril de 2009, 17:56 »
O fotoacoplador não vai impedir que a lógica seja afetada por interferências ... pode ajudar apenas nas entradas de passo e direção. Não acredito que venha a ter probs, mas se for o caso, instale tudo em uma caixa metálica conectada ao chassi e use cabos blindados.

Para que isso será utilizado ?
« Última modificação: 03 de Abril de 2009, 18:20 por C N C N o w ! »

Emerson

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #142 Online: 04 de Abril de 2009, 22:26 »
Boa noite meu amigo Jorge!

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pela excelente aula, se eu tive-se um professor assim no meu curto técnico tenho certeza que eu não estaria falando tantas besteiras!

Bem mais como nem tudo são rosas, quero ver se eu entendi tudo direitinho!

Bem resumidamente seria assim,
Quanto mais eu aumentar o tenção (V) no motor mais próximo dos 90º a rampa de subida da corrente (A) será! (sabendo que a tenção não ultrapasse 20 a 25X a tenção nominal, pois após isso não teremos grandes diferenças)
Com isso podemos aumentar consideravelmente o RPM do motor e continuarmos com torque!

As placas PWM (choppers) servem exclusivamente  para podermos aumentar o tenção e controlar a corrente!

Se eu estiver certo isso quer dizer que qualquer limitador de corrente poderia servir em teoria? (sabendo que em alguns o consumo de energia liberada em forma de calor é muito grande)

Uma ultima pergunta, agora como eu falava no outro tópico antes de vc me encaminhar para este aqui

Eu dei um exemplo de umas informações que encontrei na net sobre taxas de transmissão de dados da porta paralela (que pelo que entendi estavam erradas)
E pior esqueci completamente deste detalhe para ganharmos velocidades nos motores!

Mesmo assim nós sempre estamos limitados pelo motor e nunca pela interfase seja ela qual for?

Mais uma vez meus parabéns pela aula, só queria ter tido um professor assim!

Offline C N C N o w !

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #143 Online: 04 de Abril de 2009, 23:00 »


Quanto mais eu aumentar o tenção (V)  ... sabendo que a tenção não ultrapasse ... para podermos aumentar o tenção ...

A tensão, pelamordasdeusas !  ;D

Citar
Se eu estiver certo isso quer dizer que qualquer limitador de corrente poderia servir em teoria?

Correto. Melhor ainda que falar em limitador, que será via de regra um resistor, falemos de regulador de corrente que interessa mais e que pode ser linear.

Citar
Mesmo assim nós sempre estamos limitados pelo motor e nunca pela interfase seja ela qual for?

Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco, né ?

O motor pode ser limitado por um driver fraco, um excelente par motor / driver será prejudicado por uma fonte inadequada, etc.
« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 23:07 por C N C N o w ! »

Emerson

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #144 Online: 04 de Abril de 2009, 23:12 »
Foi mau Jorge!

O tiko e teko aqui já estão se estranhando!
Tem horas que sai cada coisa que até loko estranha é sai correndo!

 :'( :'( :'(

Emerson

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #145 Online: 04 de Abril de 2009, 23:27 »
Então é isso que eu estou apanhando mais que cachorro quando entra na horta hehehe.
Eu não estou entendendo qual a diferença entre as placas, pois se todas elas tem plenas condições de enviar mais informação que o motor suportaria teoricamente, como uma pode ser melhor ou pior que a outra?

E um detalhe, como saberemos qual seria o torque mínimo que um motor tem que fornecer em nossas maquinas, ou isso é mais por testes na hora da montagens?

Uma ultima por hoje, como foi  mencionado aqui mesmo seria possível montarmos um equipamento dabajara para medirmos o torque dos motores fora das maquinas?

Obrigado e bom fim de semana!!

Offline C N C N o w !

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #146 Online: 04 de Abril de 2009, 23:42 »

Eu não estou entendendo qual a diferença entre as placas, pois se todas elas tem plenas condições de enviar mais informação que o motor suportaria teoricamente, como uma pode ser melhor ou pior que a outra?

Drivers não enviam propriamente informações aos motores, são basicamente a união de um circuito tradutor (que transforma uma sequência de pulsos em uma sequência de acionamento das fases) e de uma etapa de potência, uma fonte de corrente constante, no caso dos choppers.

Há muitas diferenças que fazem umas melhores que outras ... cada driver tem lá seus limites, pode fornecer mais ou menos corrente, suporta tensões mais ou menos elevadas, pode ou não fazer o acionamento em micropassos, pode ou não disponibilizar modos de decaimento da corrente, dispor de proteção contra-curto-circuito, etc etc etc ...

Citar
E um detalhe, como saberemos qual seria o torque mínimo que um motor tem que fornecer em nossas maquinas, ou isso é mais por testes na hora da montagens?

Ou por cálculo ou empiricamente, quando não baseado em algum projeto pré existente ...

Citar
seria possível montarmos um equipamento dabajara para medirmos o torque dos motores fora das maquinas?

Sim, é possível, eu mesmo tô construindo - desde a última era geológica - um torquímetro dinâmico.

A mensuração do torque estático é bem simples, basta enrolar um cordão no eixo ou polia do motor e pendurar pesos até que ocorra stall. Multiplica-se a força peso pelo raio da polia e temos o torque estático.

Offline Edu Lopes

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #147 Online: 05 de Abril de 2009, 02:50 »
Todos conhecimentos que tenho de motores de passo e seus drivers são os adquiridos em tópicos como este, que li e reli algumas vezes...   e dá pra se aprender bastante, com as excelentes explanações de Sir Jorge, que faz coisas tão complexas se resumirem em fatos simples e de fácil entendimento.

Teríamos com certeza profissionais mais bem preparados, caso todos os professores destes cursos técnicos tivessem a metade da capacidade didática de Sir Jorge...

Mas deixa eu parar de puxasaquismo e passar ao que vim relatar...

Conheço um pouquinho de eletrônica básica, pelo menos os conhecimentos rudimentares eu domino, como tensão, corrente, etc..
Pois bem...  Aprendi que tensão contínua tem polaridade.

Um polo é "negativo" e outro "positivo".

A tensão alternada não é polarizada, visto que ora a corrente circula num sentido e logo depois, inverte a direção..
Isto é rudimentar...

Agora o que me deixou boquiaberto foi um caso que me aconteceu semana passada.

Estamos, eu e um amigo, montando uma fresadora e ele já tem 2 motores de 4 fios, 5A guardado há um tempão, só esperando a hora para comprar os drivers para eles...

Inclusive sugeri que ele adquirisse os Smiles do Rudolf.

Os motores são 5A e acho que os Smiles dão conta do recado tranquilo...

Quando ele trouxe os motores de casa, pude ver que eram de 4 fios, incompatíveis com os Smiies, portanto...

Então procurei na net sobre controladoras para estes motores e encontrei a Akiyama, que dispõe destes drivers.

Ele comprou duas destas placas controladoras e pediu para que eu  ligasse os motores, para os testes iniciais...

Foi ao chegar lá e ver as placas que entrei em 'parafuso".. rs....

A placa tem apenas 4 conectores para alimentação. 2 conectores para alimentação de até 60V e 2 conectores para 12V.

O "problema" é que nestes conectores estava impresso aquele símbolo de senóide, indicando tensão alternada máximo 50V e logo abaixo: Vcc 60v.
Os terminais de 12V a mesma coisa..  de 12 a 15V alternada e 12 a 16Vcc...  nos mesmos terminais....

Fiquei confuso...  Se entra contínuo, como posso ligar alternado nos mesmos terminais?

E se entra contínuo, então não seria necessário a indicação de qual era o terminal positivo, ou negativo?

Aprendi que não podemos alimentar um circuito de tensão contínua com tensão alternada, e vice-versa....

Pois lá era exatamente o que dizia...  Em outras palavras, tanto faz, contínua ou alternada...  e no caso da contínua, sem nenhuma polaridade....

Isto para a tensão de 12v como também para a de 50 ou 60V...

Fiquei confuso e pedi para meu colega ligar na empresa de onde ele comprou os drivers....

O japonês que atendeu confirmou o que estava escrito...  tanto faz, né?  Se o senhoro ligá contínua funciona.. se ligá alternada funciona do mesmo jeito, né?..  tanto faz, né? rs....

Eu posterguei a ligação pois aleguei que não tínhamos nenhum transformador adequado para os testes....  e resolvi pedir conselhos dos senhores, em específico de Sir Jorge sobre isto...

Claro que o japonês deve estar sabendo o que está falando.. hehehe...  mas que é estranho é, né?

Como pode um circuito receber tanto  alimentação contínua ou alternada, no mesmo conector?

Teria internamente um circuito que detecta o tipo de alimentação e reverte para a situação mais adequada?

Fiquei ainda mais abobado do que já sou, normalmente...

Os senhores já viram algo assim?

Valeu,

Eduardo

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #148 Online: 05 de Abril de 2009, 08:25 »
Eduardo,

Sei que a pergunta foi dirigida ao Jorge, mas se me for permitido, emito uma opinião sobre alguns driver.

Eu represento um driver bipolar que pode ser alimentado ou com tensão AC ou DC - tanto faz, já que ele tem internamente a etapa de retificação...

Por exemplo, um dos drivers para até 8A pode ser alimentado ou por 80VDC ou por 55VAC...

De certa forma esta é uma característica relativamente comum de serencontrada em drivers comerciais.

Offline C N C N o w !

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #149 Online: 05 de Abril de 2009, 08:58 »
Como pode um circuito receber tanto  alimentação contínua ou alternada, no mesmo conector?

É muito simples, Edu.

Há uma ponte retificadora na placa, parte da fonte interna. Vc sabe o que é e o que faz: não importa a polaridade da entrada, a saída entrega sempre a mesma polaridade.  Portanto vc pode conectar uma fonte DC e sem preocupar-se com a polaridade ...

 

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