Bom Dia.
Li a aula ministrada pelo professor a sobre o assunto Motor De Passo, entretanto eu ainda fiquei com 3 duvidas muito importante para o compreendimento geral do assunto, acredito que muita gente poderia ter a mesma duvidas.(Muito Boa a Explicação, a melhor que já li sobre motores de passo e drivers controlador).
Minhas perguntas são:
1- Dos livros de física tempos que uma bobina (enrolamento), ao passar corrente o mesmo vai criar um campo eletromagnetico cujo é responsavel pelo torque do motor.(Corrente -> Campo Eletromagnetico -> Torque), segundo o professor e já respondido mais de 3x, nao adianta aumentar mais a corrente pois os campo eletromagnetico já está saturado, ou seja mesmo almentado a corrente o campo eletromagnetico é de mesma intensidade não acarretando ganho no torque(permanece o mesmo). A pergunta é: Porque o campo eletromagnetico fica na mesma intensidade ao aumentar a corrente ? Tem alguma coisa a ver com o ferrite (ele nao suporta) ? Ou mesmo aumentado a corrente o campo aumenta tambem mas pelo fato de ser tridimensional nao interfere no rotor do motor de passo e sim apenas na região envolta (ar)? Porque esse campo fica saturado ??
2- Essa pergunta pode ser um pouco idiota, entretanto gostaria de saber sua respotsa. Pelo meu conhecimento sobre motores eletrico, sempre ao dar a partida do mesmo, existe uma corrente de pico, que é extremamente ruim para o mesmo, onde se usam artificios como soft-starters ou inversores de frequencia (estrela-triangulos..........) para nao accaretar nessa corrente de pico. Minha pergunta é: no meio das explicaçoes tinham graficos da corrente, entretanto nestes graficos nao exisitia essa corrente de pico, a corrente de pico existe é motores de passo ? Ela é tao rapida que nao interfere na rampa de subida da corrente ? Apenas esqueceram de colocar nos graficos a corrente de pico? Resumindo: Existe a corrente de pico em motores de passo?
3- Essa pegunta é um pouco idiota tambem. Como abordado no post anteriores, descobrimos que uma taxa de elevação de tensão adimicivel e ideal para motores de passo chega a 20x a 25x a tensão nominal, entretanto nos graficos da rampa de subida da corrente feito pelos usuarios e postado , sao graficos lineares. Se fosse graficos exponenciais eu intederia o fator dos 20 a 25% (pois mesmo elevando mais, a taxa de ganho é tao pouco que nao compensa), mais como sao graficos lineares, na minha opiniao(Acredito que estarei errado) a tensao limite seria a que venceria a resistencia da resina isolante da bobina.Ou seja, O graficos da rampa de subida da corrente eletrica no motor é uma reta(linear) ou exponecial ? Se for linear mesmo, porque entre 20 a 25%(deveria ser proximo ao limite de resistencia do verniz do enrolamento)?? Se for exponencial mesmo, eu compriendo perfeitamente (o custo beneficio é pouco, pois mesmo almentado muito a tensao a rampa da corrente nao tem variação consideravel).
Desculpa os erros ortograficos.
Muito Obrigado.
Aguardo ansioso pelas respostas.