Autor Tópico: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo  (Lida 75252 vezes)

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reinaldoaf

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Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #60 Online: 04 de Abril de 2007, 01:04 »
Uhn!!!

Trabalho e Resultado, pesando os dois, está descartada a hipótese do negocio,  a nao ser a nivel academico mesmo...

aguardando a proxima aula, porem amanha pq hj tive prova to com a cabeça doendo, vo dormir se nao nao levanto mesmo..

meus agradescimentos pela paciencia jorge... abraços

juliocno

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« Resposta #61 Online: 04 de Abril de 2007, 10:31 »
Jorge,

Estou por aqui, igual a peixe piloto, comendo pelas beradinhas essas informações... Muito boa aula!

Quando vc terminar essa aula, já esta escalado, compromissado  , intimado, acuado....  para escrever um outro tutorial sobre esse negócio de tranforma unipolar em bipolar,quais as reais vantagens, e qual o preço disto....

Ta na chuva é pra se molhar!! re re re re re....

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« Resposta #62 Online: 04 de Abril de 2007, 16:07 »
Citação de: "juliocno"
Quando vc terminar essa aula, já esta ... intimado ... para escrever um outro tutorial sobre esse negócio de tranformar unipolar em bipolar,quais as reais vantagens, e qual o preço disto ...


Júlio,

as condições básicas eu já disse logo acima, a coisa é simples, requer mais bom senso que qualquer outra coisa. É só bolar um meio de impedir o deslocamento do rotor, o que é bem fácil para alguns motores, menos fácil pra outros, não tem receita de bolo, cada caso é um caso, o essencial é ter acesso às conexões, eu prefiro transformar o motor para oito fios e obter a máxima flexibilidade.

A vantagem é a obtenção de torque 40% superior, comparando-se com o unipolar. Veja a figura abaixo:

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« Resposta #63 Online: 04 de Abril de 2007, 16:12 »
Custo é algo muito relativo, né ? Antes de mais nada vc tem que avaliar o que tem e o que teria de adquirir eventualmente, incluindo interface, fonte, etc ...

Offline kommandeur

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« Resposta #64 Online: 04 de Abril de 2007, 17:49 »
Jorge,

a vantagem de se usar um conjunto bipolar (motor,drives) é apenas no torque ?

Offline F.Gilii

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« Resposta #65 Online: 04 de Abril de 2007, 18:04 »
Kommandeur,

Na minha forma de ver, sim  mas vamos esperar escutar a opinião do Jorge...

Lí em algum lugar que os acionamentos bipolares são mais "lentos" se comparados a um equivalente unipolar...

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« Resposta #66 Online: 04 de Abril de 2007, 18:32 »
Citação de: "kommandeur"
a vantagem de se usar um conjunto bipolar (motor,drives) é apenas no torque ?


Sim, "apenas" no torque.

Offline kommandeur

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« Resposta #67 Online: 04 de Abril de 2007, 18:37 »
Então na teoria, em nossas maquinas poderiamos usar fusos ou acionamentos com um passo maior pois logo estariamos dispondo de + torque. Estou certo ?

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« Resposta #68 Online: 04 de Abril de 2007, 18:42 »
Citação de: "fgilii"
Lí em algum lugar que os acionamentos bipolares são mais "lentos" se comparados a um equivalente unipolar...


Fábio, isto não é verdade ou é menos que meia verdade. Só há uma circunstância em que se poderia dizer isso, o que desacompanhado de menção ao torque é sacanagem ...

Pra começar, "bipolar", desacompanhado de "série", "paralelo" ou "meio paralelo" não indica muita coisa, é uma simplificação que em muitas ocasiões é indevida, principalmente quando se faz comparações.

Comparando bipolar vs. unipolar:

O bipolar conectado como meio paralelo tem desempenho absolutamente idêntico ao do unipolar, a mesma velocidade e torque.

A conexão série proporciona muito mais torque e velocidade bem mais baixa.

A conexão paralela redunda em muito mais torque e velocidade ligeiramente menor, desprezível para quase todos os fins práticos, senão todos.

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« Resposta #69 Online: 04 de Abril de 2007, 18:42 »
Citação de: "kommandeur"
Então na teoria, em nossas maquinas poderiamos usar fusos ou acionamentos com um passo maior pois logo estariamos dispondo de + torque. Estou certo ?


Sim.

Offline kommandeur

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« Resposta #70 Online: 04 de Abril de 2007, 18:51 »
então só pra entender um pouco melhor: um motor unipolar de 6 fios por exemplo poderia ser ligado em paralelo bipolar? ele continuaria com as mesmas caracteristicas de etiqueta, digo amperagem e voltagem?
obrigado

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« Resposta #71 Online: 04 de Abril de 2007, 19:12 »
Citação de: "kommandeur"
... um motor unipolar de 6 fios por exemplo poderia ser ligado em paralelo bipolar? ele continuaria com as mesmas caracteristicas de etiqueta, digo amperagem e voltagem?
obrigado


Poderia ser ligado como bipolar meio paralelo ou bipolar série.

No primeiro caso vale o que está na etiqueta, no segundo caso a tensão é 40% maior e a corrente 30% menor que o nominal.

Apenas os motores de oito fios podem ser conectados como bipolar paralelo, com a óbvia exceção dos de quatro fios que são congenitamente assim.

Offline kommandeur

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« Resposta #72 Online: 04 de Abril de 2007, 19:18 »
Jorge, agradeço pela explicação

bigcnc

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« Resposta #73 Online: 05 de Abril de 2007, 00:39 »
Ola sernhores, gostaria de que me tirassem uma duvida por favor. É o seguinte: eu desmontei um motor de passo so "por curiosidade" 23lm c004, e ao montar ele esta girando quase que livremente sem aquele pesinho tradicional dos motores de passo. O que pode ter acontecido? Motores de passo podem ser desmontados? E no caso de uma eventual manutencao troca de rolamentos etc etc?

Desde ja grato pela atencao.

Souza

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« Resposta #74 Online: 05 de Abril de 2007, 07:23 »
Citação de: "bigcnc"
eu desmontei um motor de passo so "por curiosidade" 23lm c004, e ao montar ele esta girando quase que livremente ...

Ao retirar o rotor o circuito magnético foi aberto e o rotor desmagnetizou, ou seja, o motor está arruinado, pode ainda funcionar, mas com torque muito reduzido. Os motores de passo híbridos não podem ser desmontados sem ferramental específico.

 

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