Agora que já estamos municiados com alguns dos conceitos fundamentais já podemos discutir a questão do aumento da corrente proporcionalmente à velocidade, tema que deu origem a este tópico.
A discussão está centrada em uma suposta solução para a obtenção de maior torque a velocidades mais elevadas que as usuais: aumentar a corrente na medida em que a velocidade aumente. Um conceito completamente equivocado, como veremos a seguir.
Vimos que a corrente máxima absoluta admissível é limitada pelo aquecimento suportável pelo verniz isolante dos fios utilizados nos enrolamentos. Para isolação classe B, a mais comum, a temperatura máxima nos enrolamentos é de 130 graus Celsius. (Irrelevante para esta discussão, menciono para contextualizar e hierarquizar as limitações)
O fator que determina a corrente nominal é a saturação do circuito magnético, dependente do produto ampéres x espiras. A partir de certo ponto, o aumento da corrente NÃO mais provoca o aumento da intensidade do campo magnético e consequente NÃO redunda em aumento do torque. A corrente total no motor que provoca a saturação é de cerca de duas vezes a corrente nominal. O aumento da corrente além deste ponto, embora possa ser suportado pelos enrolamentos, resulta apenas e tão somente em perdas, aquecimento, sem qualquer resultado quanto ao torque.
Como já vimos, um dos mais importantes aspectos da operação dos motores de passo é a indutância, que impede que a corrente atinja o valor máximo - limitada apenas pela resistência - instantaneamente.
Vimos tb que a única maneira de provocar um crescimento mais rápido da corrente é pela elevação da tensão da fonte.
Há uma constante de tempo, a corrente terá sempre a mesma intensidade no mesmo instante, sob a mesma tensão, contando-se a partir da energização do enrolamento. Sendo assim, haverá uma certa velocidade a partir da qual a corrente máxima não mais será alcançada, ou seja, antes que a corrente alcance o valor para o qual foi ajustada, ocorre o próximo passo, com a consequente desenergização (ou inversão de polaridade, no caso de um bipolar) e portanto, mesmo que o ajuste do limite de corrente seja alterado, elevado, isto não traria qualquer consequência e ainda que fosse possível aumentar a corrente naquele instante, provocaríamos a saturação magnética, sem resultados quanto ao torque.