Autor Tópico: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo  (Lida 75253 vezes)

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Offline Rudolf Waller

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Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #75 Online: 05 de Abril de 2007, 07:37 »
Ora, ora, ora...

Tou de novo atrasado prá aula :)

Vou ver se pego o caderno de alguém emprestado, aponto o lápis a já deixo a borracha de prontidão.

Acho que a sala tá cheia, com todos lugares tomados (pelos comentários e questionamentos, a aula tá um sucesso). Faz mal, não :) Fico de pé no canto, tomando nota de tudo :)

Abraços,
Rudolf

Offline kommandeur

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« Resposta #76 Online: 05 de Abril de 2007, 08:17 »
no ano passado conheci uma empresa aqui em sao paulo (que não vale a pena citar o nome), com a promessa de magnetizar motores de passo.
Levei um nema 34 velho que eu tinha para fazer o tal serviço.
Quando voltou, realmente ficou um pouco mais dificil de rodar com a mão, estava magnetizado! Trabalhou 2 dias e travou...me devolveram o dinheiro.

Offline C N C N o w !

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« Resposta #77 Online: 05 de Abril de 2007, 08:46 »
Citação de: "kommandeur"
Quando voltou, realmente ficou um pouco mais dificil de rodar com a mão, estava magnetizado! Trabalhou 2 dias e travou ...


Provavelmente o travamento ocorreu devido a contaminação, a intrusão de partículas de material magnético ... o gap entre o estator e rotor é muito pequeno, é MUITO fácil contaminar o núcleo ou mesmo provocar o desprendimento de partículas pelo roçar entre as peças ...

juliocno

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« Resposta #78 Online: 05 de Abril de 2007, 09:33 »
Tá vendo Jorge... esse "tal" de motor de passo, que todo mundo diz que sabe como funciona, tem muitos detalhes que ningue se dá conta...


Acho que vc não vai escapar de outra aulinhas...
... e se tentar , faço um abaixo assinado...

Offline C N C N o w !

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« Resposta #79 Online: 05 de Abril de 2007, 10:40 »
Agora que já estamos municiados com alguns dos conceitos fundamentais já podemos discutir a questão do aumento da corrente proporcionalmente à velocidade, tema que deu origem a este tópico.

A discussão está centrada em uma suposta solução para a obtenção de maior torque a velocidades mais elevadas que as usuais: aumentar a corrente na medida em que a velocidade aumente. Um conceito completamente equivocado, como veremos a seguir.

Vimos que a corrente máxima absoluta admissível é limitada pelo aquecimento suportável pelo verniz isolante dos fios utilizados nos enrolamentos. Para isolação classe B, a mais comum, a temperatura máxima nos enrolamentos é de 130 graus Celsius. (Irrelevante para esta discussão, menciono para contextualizar e hierarquizar as limitações)

O fator que determina a corrente nominal é a saturação do circuito magnético, dependente do produto ampéres x espiras. A partir de certo ponto, o aumento da corrente NÃO mais provoca o aumento da intensidade do campo magnético e consequente NÃO redunda em aumento do torque. A corrente total no motor que provoca a saturação é de cerca de duas vezes a corrente nominal. O aumento da corrente além deste ponto, embora possa ser suportado pelos enrolamentos, resulta apenas e tão somente em perdas, aquecimento, sem qualquer resultado quanto ao torque.

Como já vimos, um dos mais importantes aspectos da operação dos motores de passo é a indutância, que impede que a corrente atinja o valor máximo - limitada apenas pela resistência - instantaneamente.

Vimos tb que a única maneira de provocar um crescimento mais rápido da corrente é pela elevação da tensão da fonte.

Há uma constante de tempo, a corrente terá sempre a mesma intensidade no mesmo instante, sob a mesma tensão, contando-se a partir da energização do enrolamento. Sendo assim, haverá uma certa velocidade a partir da qual a corrente máxima não mais será alcançada, ou seja, antes que a corrente alcance o valor para o qual foi ajustada, ocorre o próximo passo, com a consequente desenergização (ou inversão de polaridade, no caso de um bipolar) e portanto, mesmo que o ajuste do limite de corrente seja alterado, elevado, isto não traria qualquer consequência e ainda que fosse possível aumentar a corrente naquele instante, provocaríamos a saturação magnética, sem resultados quanto ao torque.

Offline F.Gilii

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« Resposta #80 Online: 05 de Abril de 2007, 11:01 »
Jorge,

Estou na dúvida se entendí correntamente:

Mesmo que eu tente aumentar a corrente na medida em que aumento a frequencia de acionamento (para aumentar a rpm) o que limitará este aumento (e consequentemente o torque) será:
- a temperatura suportável pelo enrolamento;
- a saturação do circuito magnético (amperes x n° espiras);
- a indutância, que se opõe a este aumento;

Mesmo que eu consiga acionar uma fase, o que eu entendo é que há um tempo de energização, um tempo "útil" e um tempo de desenergização...

Se esta "desenrgização" acontece quando se muda de fase, então ela se opõe ao movimento, atrapalhando a próxima fase quando é energizada, pois é um "freio eletro-magnético"?

Offline C N C N o w !

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« Resposta #81 Online: 05 de Abril de 2007, 12:50 »
Citação de: "fgilii"
Estou na dúvida se entendí correntamente:


Fábio,

a limitação básica e essencial é a constante de tempo indutiva. É a indutância que impede que sob determinada tensão a corrente tenha outro valor qualquer no tempo, as outras limitações foram mencionadas pra enfatizar que mesmo que a indutância não tivesse participação na coisa, ainda assim, a elevação da corrente não serviria pra nada de útil ...

A questão da desenergização tb é importante para o desempenho do motor, dependendo da constante de tempo, pode ocorrer o efeito de frenagem, o que limita a velocidade máxima, mas para os efeitos desta discussão não é muito relevante, pois que a corrente não atinge o máximo e portanto decresce a partir de um patamar algo inferior ao máximo. Na verdade é mais uma limitação que se soma às outras ...

Eletronmecanica

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« Resposta #82 Online: 06 de Abril de 2007, 00:49 »
Prezado senhor Jorge.

E esse ferramental especifico para magnetizar rotores de motores de passo é algo muito, muito especifico; que nao possa ser feito por um simples mortal? Ou só pode ser feito com vultosas quantias de dinheiro, ou é uma tecnologia que poucos dominam? Eu gostaria de saber se existe uma forma simples de magnetizar ou (fechar o circuito magnetico) novamente.

Quer dizer digamos que um rolamento fique danificado e este rolamento esteja em um motor de passo de uns 600 reias que nao é o meu caso, só teria duas opcoes: trocar o rolamento em detrimento do torque, ou entao comprar outro motor? O senhor poderia se possivel claro dar uma luz sobre como é feito tao processo, ora se é feito na fabrica acredito que possa ser feito por tentativas e erros tambem por pessoas simples tambem.

Desculpe por estar tomando seu precioso tempo, e tambem nao sei se estou postando no lugar certo. Fique a vontade para mudar ou deletar se for necessario.

Desde ja grato pela atencao

Souza.

Offline viumau

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« Resposta #83 Online: 06 de Abril de 2007, 03:18 »
Olá amigo Jorge, o Fabio entrou em um mérito com relação a pulsos e frequência que muito me traz dúvidas e quando vc chegar nesse ponto eu pretendo fazer algumas perguntas ok? :wink:

Offline F.Gilii

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« Resposta #84 Online: 06 de Abril de 2007, 08:09 »
Eletronmecanica,

A sua pergunta é interessante sim, mas como a intenção é fazer deste tópico um assunto bem específico e dirigido, sua questão será mudada de lugar...

Offline C N C N o w !

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« Resposta #85 Online: 06 de Abril de 2007, 08:36 »
Citação de: "Eletronmecanica"
E esse ferramental especifico para magnetizar rotores de motores de passo é algo muito, muito especifico; que nao possa ser feito por um simples mortal?


Souza,

minha experiência neste assunto é limitada, portanto tome o que vou dizer como meramente opinativo.

É mais simples e barato evitar a desmagnetização que remagnetizar. Para isso teríamos de evitar que o circuito magnético seja aberto, ou seja, não retirar o rotor, mantido em seu lugar por meio de gabaritos, ou se isso não for possível, manter o circuito fechado por meio de uma jaqueta de ferro doce, o rotor seria extraído diretamente para dentro dela.

Sendo necessária a remagnetização, isto certamente pode ser feito por meio de um eletroimã, como é feito na fábrica. Cogito em um núcleo U onde entreferros de diferentes formatos e dimensões, adequados aos rotores a remagnetizar, possam ser encaixados. Há muitos anos construí coisa semelhante para pré-aquecer rolamentos de grande porte e acredito que seja viável, mas não experimentei e não tenho dados a respeito. Evidentemente teríamos que dispor tb de um gaussímetro para controlar o processo. Pode ser que exista algum produto comercial com esta finalidade, mas não conheço e desconfio que seria algo caro, difícil de justificar fora de uma linha de produção.

Offline C N C N o w !

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« Resposta #86 Online: 06 de Abril de 2007, 08:39 »
Citação de: "viumau"
... quando vc chegar nesse ponto eu pretendo fazer algumas perguntas ok? :wink:


Manda bala Viumau !

Acho que a partir daqui é mais interessante aprofundar cada tema na medida em que as dúvidas sejam colocadas ...

reinaldoaf

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« Resposta #87 Online: 06 de Abril de 2007, 14:32 »
Jorge,

mais você disse que ele consegue suportar 2 vezes a corrente nominal em média, o que eu gostaria de saber é se, a corrente aplicada sendo maior o motor nao conseguiria mais torque, em baixas?, outra coisa é, o sistema que levou a essa discussao mantem o motor em hold torque com apenas 250 ou 300mAh se nao me engano, e ele fica com força suficiente para o que se deseja, isso faz com que ele esquente muito pouco, no caso quase nada, e isso faz com que quando ele seja acionado em velocidade ele nao esteja aquecido, o que gostaria de saber é, quando o sistema ja está aquecido, o desenpenho é menor?

Offline C N C N o w !

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« Resposta #88 Online: 06 de Abril de 2007, 16:32 »
Citação de: "reinaldoaf"
mais você disse que ele consegue suportar 2 vezes a corrente nominal em média ...


Sim. Tenha sempre em mente quando discutirmos correntes e tensões nominais, que o padrão de referência é a conexão unipolar. Para outros modos isto muda. É bom lembrar que falamos em corrente aqui por conveniência, mas o que de fato interessa é a intensidade do campo, ou seja, o produto ampéres X espiras. É importante entender isto e não fazer confusões com valores de corrente, que desacompanhados de outros dados, descontextualizados,  não terão muito significado.

Citar
... o que eu gostaria de saber é se, a corrente aplicada sendo maior o motor nao conseguiria mais torque, em baixas?


Sim, e não apenas em baixas velocidades. Mas infelizmente isto não é possível, a não ser em margens muito estreitas e o principal fator limitante aqui é a saturação do circuito magnético. Como já vimos, uma vez que ocorra a saturação, a corrente pode até ser aumentada, até o limite térmico, mas o torque não aumenta ...

Citar
outra coisa é, o sistema que levou a essa discussao mantem o motor em hold torque com apenas 250 ou 300mAh se nao me engano, e ele fica com força suficiente para o que se deseja, isso faz com que ele esquente muito pouco, no caso quase nada, e isso faz com que quando ele seja acionado em velocidade ele nao esteja aquecido, o que gostaria de saber é, quando o sistema ja está aquecido, o desenpenho é menor?


Vou aproveitar pra discutir um pouco o conceito de desempenho. O que seria isto ? Velocidade máxima em vazio ou o que ? Temos visto isto mencionado como "desempenho", este tem sido o parâmetro de comparação mas quão significativo é ? O que isto significa em termos práticos ? Acho que vale a pena meditarmos um pouco a este respeito ...

Quanto à questão "quando o sistema ja está aquecido, o desenpenho é menor ?":

Sim, se estivermos falando de velocidade máxima, sem carga. Mas é bom que se diga, a redução é apenas marginal e não merece muitas considerações quanto às aplicações práticas ... veja algumas curvas de torque vs. velocidade e vc perceberá na maioria que no extremo da faixa um comportamento quase assintótico, ou seja, a curva tende a ficar quase paralela com o eixo das velocidades e portanto pode haver uma variação relativamente grande da velocidade com uma correspondente variação do torque relativamente pequena ... em suma, o que tô querendo dizer é que é preciso cautela ao julgar "desempenho" ... não há nada de errado em falar em velocidade máxima em vazio, mas isto é bem menos significativo do que parece ... o correto seria dispormos de um dinamômetro dinâmico para plotar as curvas sob diferentes circunstâncias, aí sim as comparações fariam todo sentido ...

Offline NAVEGADOR

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« Resposta #89 Online: 07 de Abril de 2007, 00:14 »

 

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