As férias chegaram e agora tenho tempo pra começar minha CNC.
Como é uma máquina de baixo custo, irei usar a controladora phase driver da nlabs
com a placa R-evolution 1.0.
Funcão da placa R-evolution (copiado da documentação):
"Esta placa vai ligada na alimentação dos motores, ou seja: No lugar dos resistores de potência (caso vc use), entre a saída + da fonte e a entrada comum dos motores de passo (em motores de 6 fios existem 2 fios comum, em motores de 5 fios somente um). Iso limita a corrente na entrada do motor, possibilitando assim o mesmo ser alimentado com uma voltagem maior que a nominal sem que sofra dano algum. Em contrapartida, ocorre um aumento de torque em virtude do aumento da voltagem."
Mas como tenho 3 motores, e todos os 3 tem corrente diferente, encontrei essa pedra no meu sapato (tb colado da documentação):
Para ter a corrente de saída para o seu motor, você vai precisar calcular o resistor ideal. Siga a seguinte fórmula:
Corrente de saída = 1,25 : R
Onde R será o valor de cada resistor da placa R-evolution 1.0
O problema é que vai ser dificil achar resistores pra chegar na corrente de saida exata, pelo formula tenho que dividir 1,25 pela corrente do meu motor para achar o valor da resistencia.
Pro motor de 1.2A é facil, basta usar de 1R e vou ter uma corrente de saida de 1,25A e não seria prejudicial ao motor, pois é apenas 0,05amperes a mais,
Pro motor de 1.5 amperes, um valor comercial nao existe, iria precisar algo em torno de 0,85R, se eu usar um de 1R o motor nao vai ficar mais fraco? Pois ele precisaria de 1.5A?
Pro motor de 0.6 ampares eu poderia usar alimentação direta da fonte, pois eu estava pensando em alimentar todos com 12V de uma fonte AT.
Entao minhas perguntas seriam essas:
1.25A num motor de 1,2 seria prejudicial? (creio que nao)
1,25A num motor de 1,5 iria perder torque? Muito? Ou uso dois resistores de 1.6R em paralelo e chego numa corrente de saida perto de 1.55A?
Obrigado pela atençao e desculpa por escrever tanto.