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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: pedro esteves em 25 de Junho de 2013, 13:48

Título: Vedantes para motor de alta rotação
Enviado por: pedro esteves em 25 de Junho de 2013, 13:48
Boa tarde,tenho 1 motor  que pretendo vedar para não apanhar com contaminantes. Ao dirigir me á loja deram me 1 vedante radial.
Fiz uma estrutura para colocar no motor e que aloja o vedante radial(  HMS4 da SKF).   O diametro externo do vedante fica bem preso,nem se mexe,apenas o diametro interno se mexe,ele veda bem,não deixando passar nenhum liquido,mas  levanta a duvida de perder a capacidade vedante se ficar a trabalhar algum tempo.Estou há 3 dias a ler documentação de vedantes e há algo que ainda não percebi. NO caso de ser 1 vedante radial,qual é o diametro que fica preso,o externo ou interno?E no caso de ser 1 vedante axial ( v ring da SKF)?

Alguem pode dar me 1 ajuda,é pq nas lojas de rolamentos já ouvi de tudo.....

Com os demais agradecimentos
Título: Re:Vedantes para motor de alta rotação
Enviado por: pedro esteves em 25 de Junho de 2013, 13:54
Boa tarde,tenho 1 motor  que pretendo vedar para não apanhar com contaminantes. Ao dirigir me á loja deram me 1 vedante radial.
Fiz uma estrutura para colocar no motor e que aloja o vedante radial(  HMS4 da SKF).  Obtive bons resultados,oO diametro externo do vedante fica bem preso,nem se mexe,ele veda bem,não deixando passar nenhum liquido,mas  levanta a duvida de perder a capacidade vedante se ficar a trabalhar algum tempo,visto que o motor esta a rodar continuamente. Estou há 3 dias a ler documentação de vedantes e há algo que ainda não percebi e anda a deixar me confuso. NO caso de ser 1 vedante radial,qual é o diametro que fica preso,o externo ou interno?O vedante radial deveria rodar com o veio ou ficar estático(como é o meu caso)?E no caso de ser 1 vedante axial ( v ring da SKF)?

Alguem pode dar me 1 ajuda,é pq nas lojas de rolamentos já ouvi de tudo.....

Com os demais agradecimentos
Título: Re:Vedantes para motor de alta rotação
Enviado por: F.Gilii em 25 de Junho de 2013, 14:35
Pedro,

Se compreendí bem, sua pergunta é sobre que tolerancias deverá deixar o alojamento do retentor e do eixo...

Creio que este informação possa ser encontrada em algum manual de retentores e construções mecanicas...
Título: Re:Vedantes para motor de alta rotação
Enviado por: pedro esteves em 26 de Junho de 2013, 07:18
Sr gilii, já li bastante documentação,tanta que até deixou me com mais dúvidas,do que tinha ao inicio(por incrível que pareça!!!)

As tolerâncias tambem,ajudam,mas o principio de funcionamento é que andam a levantar umas dúvidas,é como referi no meu post

1º -NO caso de ser 1 vedante radial,qual é o diametro que fica preso,o externo ou interno?o vedante fica preso pelo o Diâmetro interno,estando o vedante a girar em torno da caixa feita para alojar o vedante?ou o vedante fica preso na caixa,estando o veio do motor a rodar.
Esta é a minha dúvida,vou postar uma imagens para ver se explico melhor.
Título: Re:Vedantes para motor de alta rotação
Enviado por: F.Gilii em 26 de Junho de 2013, 08:23
1º -NO caso de ser 1 vedante radial,qual é o diametro que fica preso,o externo ou interno?
Depende - se o projeto prevê um retentor para vedar um eixo que roda, normalmente ele é fixo externamente por interferência (fixo pelo diametro externo).
A parte interna do retentor - onde vai no eixo - tem um lábio que exerce uma leve pressão e a superfície do eixo deve ser preferencialmente retificada nas medidas sugeridas em algum catálogo...
Título: Re:Vedantes para motor de alta rotação
Enviado por: pedro esteves em 28 de Junho de 2013, 08:39
Foi isso mesmo que eu fiz,mto e deu bons resultados,era como tinha inicialmente,mas li tanto sobre vedantes que acabei por ficar confuso.Obg pela a assistência.