Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: lcbulek em 20 de Janeiro de 2008, 21:46
-
Pessoal, sobre a força de um motor de passo, eu já ouvi falar, mas e sobre sua velocidade, qual seria a máxima velocidade para um motor de passo, e em que situação seria útil ter uma velocidade muito grande para um motor de passo ? Pergunto isso, porque encontrei esse vídeo , onde o cara gira um motozinho 23LMC004 a 30Khz, usando a CNC3AX. Mas não entendi o por que disso ? E por quanto tempo um motor desses pode suportar toda esta velocidade ?
-
Luis Carlos,
Os motores de passo tem por caracterísica a perda de torque em altas velocidades...
Quanto mais rápido de faz um motor de passo rodar, mais torque se perde...
Há aplicações onde é necessário velocidade, mas no caso de nossas máquinas, tenta-se fazer um balanço entre velocidade e torque disponível, para que seja possível uma movimentação de toda a massa do equipamento, sem perdas de passo, ou riscos de "stall" por falta de torque...
-
Então pelo que entendi, não se aplica motores de passo, para acionar a ferramento de corte, por falta de torque ?!
mas penso que a estas, estejam sendo movimentadas por motores DC, AC ou até mesmo uma destas miniferramentas de alta rotação como um Dremel por exemplo ? Se for isso, não entendi o exemplo do cara do vídeo ?
-
Luis Carlos,
Com certeza - a capacidade de rpm de um motor de passo é mediocre...nem pense em tentar usar um deles para acionar uma ferramenta...
O exemplo do cara do video provavelmente é para mostrar a "saúde" do driver, o que de certa forma é discutível...
-
Gilii,
Outra observação que podemos fazer é quanto ao som do motor tornar-se inaudível com o aumento da velocidade, seria esta a intenção do sujeito?
-
Então pelo que entendi, não se aplica motores de passo, para acionar a ferramento de corte, por falta de torque ?!
De certa forma sim, o prob é que o torque disponível em alta velocidade é muito baixo ...
Os motores de passo são síncronos e excedido o torque disponível, perdem o sincronismo, um fenômeno conhecido como stall. Quando ocorre stall, o motor simplesmente para, diferentemente de outros tipos de motores, cuja rotação é reduzida com o aumento da carga e maior torque é desenvolvido tais motores podem até parar sob solicitação excessiva, mas voltam a funcionar quando a carga é aliviada. A ocorrência de stall é abrupta, instantânea, irrecuperável, por isto esse tipo de motor não é adequado ao acionamento de ferramentas de corte, que exigem torque razoavelmente elevado sob velocidades elevadas e cuja carga varia amplamente.
-
... seria esta a intenção do sujeito?
O "sujeito" ;D é o nosso amigo aqui do fórum, o Sérgio Sgarbi, que poderá esclarecer suas intenções ao fazer o vídeo, mas acredito que o Fábio acertou, serve como demonstração de saúde da interface ...
-
Na verdade eu não sabia a origem do vídeo, e nem quem o fez, e quando chamei o sujeito de sujeito, não foi de forma pejorativa, só estava tentando entender o por que dele ter deixado um motor de passo tão "doidão", mas com as respostas dos senhores, estou totalmente esclarecido. Obrigado pela atenção de todos.
-
... não foi de forma pejorativa ...
Claro que não. Eu quiz só aporrinhar o Serrão ... he, he, he ...
-
A alta rotação em um motor de passo seria interessante no caso de um rápido posicionamento da ferramenta, para hobby não é critico, mas para uma empresa que precisa produção o rápido posicionamento é crucial, mas como dito acima velocidade não é o forte do motor de passo. Rapido posicionamento pode ser obtido melhor com servo motor.
-
Hehehe, boa tarde a todos
Eis cá o "sujeito" ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
O Fábio acertou gente, calma...., eu só queria mostrar a "saúde" da cnc3ax, estava configurada em turbocnc a 30.000 Hz, sabemos que ouvimos até 20.000 +- certo? coloquei aceleraçao baixa, por isso o giro sobe devagar como se fosse uma turbina, e após "acabar" o som ele ainda subia de giro, isso eu vi na hora que fiz o video, e tambem fiz mais testes nessa velocidade para digamos saber até onde o motor aguentava, e podem acrediar ele funconou um tempao e nao parou, só esquentou um pouquinho mais, mas tudo isso foi só falta do que fazer. ;D ;D ;D ;D
abraço a todos.
-
Calma Luís Carlos,
Como o Jorge esclareceu, fui eu que chamei de " sujeito", a quem você se referiu de " o cara", que é nada menos que o amigo ssgarbi aqui do fórum, que se chama Sérgio . . . ;)
-
É verdade, tava relendo as mensagens, eu o chamei de "cara", e não de "sujeito".. :)
Mas sendo "cara" ou "sujeito", deve ser uma pessoa bacana, por gostar de eletrônica e CNC e postar seus conhecimentos por aqui, mas para evitar atritos futuros, quando encontrar alguma outra coisa, da qual não sei a autoria, eu passarei a chamar de cidadão. :D
-
Boa noite senhores,
Serrao, Luiz Carlos, nao se preocupem com nada nem com o sujeito nem com o cara, owww ceis tao muito preocupados!!! relaxa (se o Mac_RC ler esse relaxa, sei nao ;D ;D ;D), mas é verdade voces estao muito preocupados com as coisas, nao me incomodei nem um bocadinho. Como disse acima aquilo foi falta do que fazer,mas com um quezinho de ensaio...
Fiquem sossegados todos, nada do que disseram me chateou.
Abraçao a todos.
Sujeito,,, digo Sérgio Sgarbi ;D ;D ;D ;D
-
Tenho medo !
Você se parece com um professor de química que tive !
-
Luiz Carlos
Voce sabia que clara de ovo, devidamente processada, aumenta e muito a capacidade da pólvora?
Sérgio
-
Luiz Carlos
Voce sabia que clara de ovo, devidamente processada, aumenta e muito a capacidade da pólvora?
Sérgio
então é por isso que jogam ovos nos políticos, nesse caso o "processamento" seria deixar o ovo estragar, hehehe
-
Bom dia amigos do GuiaCNC, meu nome é Jonas, sou do RS e estou desenvolvendo um driver com o l297 para minha CNC, porém tenho percebido que com o driver que fiz, o motor chega em uma determinada rotação (não muito alta por sinal) e trava. o que este drive da CNC3ax tem de diferente que permite com que rotações tão altas possam ser alcançadas? meu drive esta controlando corrente correntamente, estou acionando o motor de forma unipolar com uma tensão de 24V e mosfets canal N (IRFZ44N).
Obrigado e parabens pelo fórum,
Jonas
-
Pode ser tensão um pouco baixa, e pode ser que esteja acionando o motor em passo cheio o que aumenta a probabilidade de problemas como ressonância.
Experimente aumentar a tensão de alimentação e colocar o driver em meio passo
-
Brincando com um Akiyama 42 kgf.cm a 3300 RPM
Akiyama 42 kgf.cm a 3300 RPM (http://www.youtube.com/watch?v=6kzyUnxOboA#)