Olá Flávio, tudo bom?
Então eu não tenho nenhum motor servo para te comentar, mas posso compartilhar minha experiência.
Estou montando uma CNC com 900x700 de área útil, quase as mesmas medidas da sua CNC estou utilizando motores de passo nema17, com 4kg de força (não é muito, mas atendem bem).
Algumas coisas que aprendi, depois de 2 erros consecutivos foi o seguinte:
- Para os motores de passo, o microstep conta bastante, quanto maior, menor o torque dos motores.
- Para os drivers, vc deve parametrizar o vref para obter a melhor potência dos motores, eu arrisquei inicialmente uma baixa voltagem para o motor, e perdi considerávelmente torque.
- Para eixos, se puder utilize guias de metalon, e com rodízios de rolimã, esse sistema tem uma boa performance para compensar a torção.
- Se a sua CNC tem o sistema de pórtico, tente assegurar o nívelamento do pórtico em relação à mesa, nem que para isso vc precise utilizar guias adicionais para o pórtico
- O posicionamento dos motores influênciam bastante na performance da sua CNC, tente colocar os motores nós eixos transversais, para movimentar em X, o motor vai no eixo Y, para movimentar em Y o motor vai em Z, e ae preciso for utilize ou uma correia, ou cremalheira para guiar os motores.
- Para ganhar torque utilize 2 pares de motor por eixo, sempre em série invertida, isso vai dobrar o torque, utilizando a mesma corrente, e o mesmo driver.
- Ao invés de utilizar motores servo, utilize encoders, eles podem ser rotativos, absolutos, lineares e etc, com isso, vc pode até utilizar motores DC, mas em conjunto com motores de passo, vc consegue assegurar que o motor avançou para a posição desejada, existem circuitos arduino dedicados a essa sincronização, eles são chamados de circuito de motor em ciclo fechado.
Espero ter ajudado em algo