Rodrigo,
Há pêndulos invertidos (PI) na universidade onde leciono. Mas já te adianto que o movimento do carro é feito através de um sistema de engrenagens redutoras e um motor de CC. Se não me engano, o trilho possui um sistema de cremalheira onde uma engrenagem do carro se acopla. O fabricante é Quanser, famoso nesse tipo de sistema, mas vou tirar algumas fotos.
O carro se desloca num trilho de aço, mas acredito que poderia ser até de alumínio, dependendo do tamanho e do peso do pêndulo que voce quer fazer. Se for algo mais durável o aço é sem dúvida o melhor, mas se for para fazer apenas uma unidade para o seu trabalho, eu usaria algo mais leve e mais fácil de trabalhar.
[attachthumb=2]
Segue o texto descritivo do site do fabricante (Quanser):
www.quanser.comSegue um modelo de PI que eu achei no site, que é mais moderno e desenho mais simples que o que temos no laboratório.
Description:
A classic inverted pendulum, this experiment features a solid aluminum cart driven by a rack and pinion mechanism using a 6V DC motor, ensuring consistent and continuous traction. The cart slides along a stainless steel shaft using linear bearings. The cart position is measured using a sensor coupled to the rack via an additional pinion. A pendulum mounted on the cart is free to fall along the cart's axis of motion.
Descrição:
Um pêndulo invertido clássico, este experimento apresenta um carro de alumínio sólido acionado por um mecanismo de pinhão e cremalheira usando um motor de 6 VCC, assegurando tração contínua e consistente. O carro desliza ao longo de um eixo de aço inoxidável utilizando rolamento linear. A posição do carro é medida utilizando um sensor acoplado à cremalheira através de um pinhão adicional. Um pêndulo montado no carro é livre para cair livremente ao longo do eixo de movimento do carro.
[attachthumb=1]