Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Movimentação em Geral => Tópico iniciado por: maludovico em 05 de Junho de 2015, 18:55
-
Boa tarde a todos!
Esta é minha primeira postagem no guiacnc. Venho acompanhando, aprendendo e tirando várias dúvidas por aqui e, por isso, agradeço a todos!
Pesquisei aqui no forum sobre o assunto, mas resolvi criar um novo tópico, pois gostaria de mostrar o resultado que obtive para que possam me "iluminar". Desculpem-me se estiver no lugar errado.
Montei uma pequena CNC de mesa que terá 3 funções: fresar e furar PCI, impressora 3d e laminadora. A principio só estou fresando e furando PCI.
Depois de algum tempo testando cheguei a condições satisfatórias de qualidade do corte (cortar fibra de vidro é bem complicado), com um spindle de 300w que ainda não tem indicação de rotação, mas pela tensão que uso, acredito estar próxima de 6Krpm. A fresa é uma V-bit de 0.1mm 30°. Comecei fresando a uma profundidade de 0.3mm e achei que tinha ficado muito grosso. Reduzi para 0.1mm e, para minha surpresa, o corte ficou da mesma largura. Alguns já falaram aqui sobre batimento da fresa e acho que é isso que está acontecendo. O fato é que independente da profundidade, o corte sai sempre com 1mm de largura. A minha questão é: como reduzi-lo? Além disso, os cortes circulares estão saindo ovalados, como pode ser visto na imagem. O que mais vcs acham que pode ser? E quais suas sugestões para melhorar?
Obrigado!
-
olá Marcelo ,
este problema ai, parece ser folga ,como esta a mecânica ? esta tudo justinho no esquadro?
tenta fazer um quadrado , 100x100 ,veja se ele fecha certinho .no esquadro.
na hora de gerar o g code , esta fazendo o percurso por dentro ,centro da linha ou por fora da linha ?
-
Olá, Marcelo!
Além de tudo isso que o Anderson falou, citaria a possível baixa qualidade da fresa que está usando, antes de utilizar essas v-bit verifico num desses microscópios USB qual é a largura efetiva do canal aberto e se está cortando com a aresta correta... tem fresa que "corta" de de banda, de bunda, etc... minhas fresas comprei da China (ebay) e de cada 10 aproveita-se menos da metade.
E se estiver utilizando o Eagle com o pcbgcode, verifique o campo de configuração "etching tool size". Por exemplo as especificações de uma dessas fresas aqui é 30º x 0.1mm e a largura efetiva resultante é de cerca de 0,3mm, e é esse valor que deve ser colocado no campo "etching tool size". Se colocar um valor muito baixo acaba comendo as trilhas...
Independente dos contratempos, parabéns pela máquina!
Ricardo Maeda
-
Olá, pessoal! Obrigado pelas respostas!
Maeda, valeu! Em breve ficará 10.
Então, eu já tinha visto num outro tópico vc falar sobre isso e eu arrumei um microscópio usb emprestado. O spindle tá zerado e a fresa faz um pequeno movimento lateral, que pelo que li, é necessário para que o "corte" ocorra. Só não sei dizer quando em altas rpm se ele abre esse giro. Estou usando o proteus e artcam. A propósito, Anderson, eu já tentei fresar em cima do vetor e por fora usando a opção sobre metal com varias distâncias. De qualquer forma fica com largura de 1mm. Quanto às folgas, eu havia testado segurando a fresa e empurrando em direção aos eixos. dessa forma, aparentemente estava justinha, mas depois do seu comentário eu testei empurrando os carros e aí eu vi que tá feio. O x tá com quase 0.5mm e o y um pouco menos, o z tá justinho. Verifiquei parafusos e toda a estrutura e está tudo certo. O problema é na castanha que é de poliacetal e parece estar gasta. Me lembro de ter dado umas forçadas no começo (sem chave fim de curso) :-\
Enfim, acho que o problema é esse, mas vou fazer o teste do quadrado durante a semana e posto aqui. Têm alguma alternativa para recuperar as castanhas? Ou só trocando mesmo?
Obrigado!
-
Seria interessante você postar uma foto da fresa e da estrutura da sua máquina.
Eu imagino que a ponta da sua fresa pode não ser exatamente no centro do corpo da broca: (http://mlb-d1-p.mlstatic.com/1381-MLB4746551358_072013-O.jpg)
Eu uso esta: (http://www.sitemaximo.com/codigog/fresas/fresa_piramidal_1501/anuncio_02.jpg)
Quanto aos círculos ovalados, deve ser folga na estrutura, mas corte de pcb não força a máquina, então deve ser fácil de encontrar. Com a máquina desligada, pegue com a mão no mandril e puxe em várias direções em X e Y para ver se há movimento. A mínima folga vai gerar diferenças na placa.
-
Boa tarde, pessoal!
Desculpem a demora em retornar.
Eu havia encontrado muita folga nas guias lineares e cheguei a conclusão que eram as fixações dos rolamentos. Eram rolamentos fechados e sem flange que ficavam incrustados em chapas de poliuretano e essas, por sua vez, fixas na estrutura do carro. Pois bem, comprei novos rolamentos flangeados de 12mm e fixei diretamente na estrutura. Em breve postarei as fotos da estrutura e etc.
Refiz o teste com o circuitinho e me pareceu bem melhor, pelo menos em relação à largura do corte, porém pode-se observar que algo continua errado. Ainda está "comendo" demais e agora os círculos parecem mais deformados e não só ovalados.
Quanto à fresa, (em breve mostro as fotos também) testei com outras 2 que tenho e parece que estão bem concêntricas.
O que mais me causa estranheza é que agora ela está bem justinha e os círculos continuam ovais.
Mais alguma ideia?
Obrigado e abraços!
-
Pessoal, será que estou querendo demais? Será que é possível alcançar essas resoluções? Essa plaquinha tem 30mm x 25mm e as trilhas são de 10 e 25 centésimos de polegada. Não é nenhum absurdo em termos de eletrônica, mas está me parecendo bem difícil no campo da mecânica. (Lembrando que minha máquina é de hobista)
Quem puder conte aí suas experiências com pcb de alta precisão.
Abraços e obrigado!
-
Tenho assistido bem de longe essa discussão, e me parece que voce tem aí uma série de detalhes que são importantes e estão influenciando muito os resultados finais.
- alta rigidez do conjunto estrutural
- alta rigidez mecanica de todos os movimentos
- alta resolução de movimentação
- ótimo nivelamento de mesa/trabalho
Para fazer trabalhos no mínimo aceitáveis em peças com as dimensões e resoluções comentadas, é preciso que todos os ítens acima sejam bem verificados e que tudo esteja em ordem, senão voce vai se bater e não vai ter resultados...
Sua criatura está deixando a desejar em um ou mais ítens comentados acima infelizmente.
-
Boa tarde a todos!
Olá, Fábio, tudo bem?
Entendo que sejam esses os pontos. Como não tenho experiência com estruturas mecânicas, gostaria de ter a opinião de vocês para que eu possa melhorar a minha criatura nesses pontos que você citou. Vou postar aqui uma série de fotos para que, se possível, comentem o que vêm de errado ou sugiram alterações.
Obrigado pelas respostas! Abraços à todos!
-
Bem, essa é a minha ideia...
Funcionar como fresadora CNC e impressora 3D, bastando substituir o suporte do spindle pela extrusora e tendo os respectivos conectores fixos no carro Z.
-
Essa é a estrutura...
Comprei no mercado livre e veio montadinha (sem motores e eletrônica). As chapas são de alumínio (não tenho a medida), com eixos lineares de 12mm em todos os eixos. Na primeira foto está do jeito que veio, com fixação dos carros através de uma placa de poliuretano. Na segunda com a modificação que eu fiz, rolamento flangeado preso diretamente no carro nos eixos x e y. No eixo Z mantive a fixação original. Os fusos são trapezoidais com castanhas de poliacetal. A fixação do spindle também é de poliuretano.
-
Essa é minha invenção para acomodar a eletrônica...
Comentem à vontade. ;D
-
Aí está ela com a mesa...
Chapa de MDF de 15mm preso com parafusos rentes às chapas da estrutura. O nivelamento ficou bom, mas não sei dizer a precisão.
-
Essa foi a solução que encontrei para fixar as placas na mesa...
Perfis zincados (daqueles de montar prateleira) fixos por parafuso na parte de trás e ao encaixar a placa de cobre, prendo com um grampo C na beirada da mesa.
-
Paulo, aqui está a fresa que estou usando...
V-bit de 0,1mm 30° para pinça de 1/8"
O spindle é de 300W de 3k a 12krpm com refrigeração a ar e pinça ER11. Atualmente controlo o PWM com o potenciômetro do driver, então não sei exatamente qual rotação está durante o uso. Sigo a tabela de tensão:
12V - 3Krpm
24V - 6Krpm
36V - 9Krpm
48V - 12Krpm
-
Aqui está minha estação...
Pretendo fazer com ela as interfaces eletrônicas para conexão dos cabos entre os drivers e a estrutura mecânica e entre os carros, mas ainda não obtive um resultado satisfatório. Com a ajuda de vocês eu chego lá.
Enfim...essa é minha máquina. Comentem, perguntem, me ajudem à vontade!!! ;)
Abraços!
-
E aí, pessoal!
Alguma observação/sugestão?
Estou trocando os rolamentos do eixo Z também. Esperando chegar. Esse suporte de poliuretano é muito flexível. Talvez enrijeça mais a estrutura. Tentei fazer vários movimentos segurando pelo eixo do spindle e tá me parecendo bem rígida. Depois disso, a única coisa que vejo é engrossar a parede do pórtico que hoje é de 5mm, ou adicionando reforços ou refazendo a peça em uma chapa mais grossa, tipo 9.5mm.
Eu arrumei emprestado um relógio apalpador, mas não sei como fixá-lo. Gostaria de medir a excentricidade do spindle e da fresa. Onde é o melhor lugar para fixar o relógio? Posso verificar o spindle em rotação? Tipo a 6Krpm com o relógio tocando o eixo?
Abraços a todos!
-
ola Marcelo , estava vendo aqui , parece que não tem nenhum ,mancal para apoiar o fuso do lado do motor ,está ligando direto?
ao meu ver a sua maquina é excelente , da conta de fazer pci de qualidade , só precisa afinar este sistema ai .
da uma olhada no monstrinho que eu fiz , com sucatas ;D , a estrutura era toda molenga ,por incrível que pareça ,funcionava . mine retifica de 180w, nunca quebrei fresa nela , pois era tão fraquinha que quando eu cometia algum erro ela simplesmente travava ;D
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=fkD_4lGzk60#)
-
da uma olhada no monstrinho que eu fiz , com sucatas ;D , a estrutura era toda molenga ,por incrível que pareça ,funcionava . mine retifica de 180w, nunca quebrei fresa nela , pois era tão fraquinha que quando eu cometia algum erro ela simplesmente travava ;D
hehehe Eu já tnha visto, achei muito legal! Como disse um amigo em outro post aí "Adoro essas máquinas feitas na unha"
Interessante ver o quanto se aprende empiricamente. Eu, também, sempre fui mais ímpeto do que estudo. Queria ver funcionar de qualquer jeito e depois usar a teoria melhorar.
Então, comprei o kit pronto e realmente o fuso não tem mancal do lado do motor. Vai acoplado direto.
Agora estou esperando chegarem os rolamentos flangeados para trocar no eixo Z. Acredito que isso irá eliminar de vez as folgas.
Outra coisa que andei observando foi a rigidez. Percebi que a parede do pórtico é muito fina (5mm) para a altura. Deve estar se torcendo toda. Pedi uns orçamentos para cortar esta peça em uma chapa mais grossa (9.5mm, pelo menos), mas me surpreendi com o valor. Além do pórtico, estou querendo fazer os suportes para o rolamento flangeado. Estava até relendo o seu post para ver os fornecedores das suas peças. Mandei o desenho para orçar. Vamos ver...
Valeu pela força aí, e pelo seu post lá...me ajudou muito.
Abraço
-
Basicamente, segure a ferramenta com a mão, segure a máquina pra não cair da mesa e puxe a ferramenta para todos os lados e observe se ela se movimenta (cuidado p/ não quebrar). Folga zero acho que é impossível, mas tem que tentar eliminar ao máximo.
Sua máquina não tem folga horizontal no pórtico? (movimenta-se no sentido dos eixos X?)
Outra coisa. Fixe a placa na mesa com bastante fita dupla-face. Não só nas bordas, mas no interior da placa. Verifique se a mesa está plana com o restante da máquina. Eu usinei a mesa com a própria máquina para ter certeza. Existem softwares que fazem uma verificação no eixo Z em toda a placa, antes de começar a cortar, corrigindo diferenças na altura. Eu não uso e não lembro o nome, mas existem.
-
Olá, Paulo!
Realmente, eu fiz como vc disse e verifiquei uma folga grande no eixo Z. Isso causava uma movimentação muito grande dependendo do sentido do movimento em Y. Achei também que o pórtico está um pouco "mole" demais. Para resolver esses problemas, estou trocando o sistema de rolamentos do eixo Z (já havia trocado do X e Y) e mandando cortar as paredes do pórtico com uma chapa mais grossa (era 5mm e vou fazer em 9.5mm).
Quanto a fixação da placa, estou pensando em usinar a superfície, sim. Acho melhor que fazer auto leveling toda vez. Qual fresa vc indica pra fazer isso? O tampo é de MDF.
Obrigado pela resposta!
Abraço
-
Estou fazendo confusão com o sistema de coordenadas que você está referindo. Geralmente o eixo Z é o vertical, e o Y é o longitudinal (na direção que você olha estando de frente para a máquina). Imagino que você tenha encontrado uma folga no Y?
Para reforçar o pórtico, eu colocaria um tampo na parte de trás, na altura das guias lineares, com uns 2 ou 3 parafusos de cada lado.
-
Paulo, a folga é no Z (vertical). O spindle faz um movimento pendular devido a essa folga que é percebido mais visivelmente nos movimentos do Y.
Meu X e Y também tinham folga, mas resolvi trocando os rolamentos lineares por flangeados, como disse num post anterior.
Gostaria de tentar usinar a superfície da mesa, vc pode indicar qual fresa devo usar para isso? Imagino que tenha que ser bem grande, pois a área útil é de 300x350, deve levar um tempão pra fazer. Além disso, como vc fez para usinar? Criou um código G próprio?
Obrigado pelas respostas!
-
Usei uma fresa de dois cortes retos de 8mm (haste de 6mm) e criei um código g específico.