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MECÂNICA => Movimentação em Geral => Tópico iniciado por: wjeronymo em 26 de Fevereiro de 2008, 14:22
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Pessoal, estou precisando abrir um furo centralizado num eixo de 20mm para acoplar uma engrenagem de 8mm.
Na foto Nº 1 eu paguei para um torneiro mecânico abrir pois o eixo era pequeno, agora esse novo eixo tem quase 3 metros e preciso por as engrenagens nas duas extremidades desse eixo, e como o eixo é muito comprido não tenho como levar até o torneiro...
Tem como fazer isso em casa sem torno ? Possuo essas ferramentas: furadeira, furadeira de bancada, esmeril, esmirilhadeira, poli corte....
Abraços,
Willian
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William,
Se entendí bem, a engrenagem que está na foto 2 deveria encaixar num furo feito na extremidade do eixo (na mesma foto 2)...
O ideal seria de fato fazer num torno, e de preferência que a engrenagem tenha seu diametro ajustado para o furo (de igualmente deve ser calibrado), e que o eixo seja dotado de algum artifício (como uma chaveta) para evitar que a engrenagem rode em caso de esforço (acredito que um prisioneiro não dê conta por causa do pequeno diametro....
O porque de tudo isso?
Porque a engrenagem necessita estar bem centralizada para funcionar adequadamente (engrenada numa outra engrenagem ou cremalheira), e para ser desmontável para troca e/ou manutenção...
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eixo de 20mm para acoplar uma engrenagem de 8mm.
Claro que 8mm deve ser a altura (espessura) da engrenagem, né?
Pela foto 2, parece que o diâmetro da engrenagem é ligeiramente menor do que o do eixo. É isso mesmo?
Se o diâmetro da engrenagem fosse maior poderia levar só ela para abrir um furo de 20mm e travar com um allen e um rebaixo (limado) no eixo.
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Arivaldo,
Eu acho que me expressei muito mal - era isso mesmo que eu queria dizer - fazer um furo no eixo, e embutir a parte cilíndrica da engrenagem, pois pela foto ela parece bem menor (em diâmetro) que o eixo...
acredito que fazer um rebaixo no eixo para aquela engrenagem deva sacrificar um tanto a resistência desse rebaixo para apoio da engrenagem...
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Fábio é isso mesmo, pretendo fazer um furo de 8mm no eixo e embutir a parte cilindrica da engrenagem nesse eixo de 20mm como na foto Nº 1...
O grande problema é como fazer isso sem levar num torneiro. Tem jeito ? Alguma dica ?
Eu já tinha pago para um torneiro fazer como na foto Nº 1 (mas antes tinha dois motores no eixo X), agora mudei um pouco o projeto e coloquei somente um motor no eixo X (por isso o eixo ficou tão grande), agora coloquei 4 mancais e um único eixo, e pretendo colocar duas engrenagens nas pontas....
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William,
Sugiro fazer num torno mesmo...
Assim garante um centro e um ajuste razoável...
Á mão é meio temeroso - acho meio difícil de acertar...
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Te falo que para que a engrenagem funcione corretamente seria essencial que furo estivesse centralizado...
Quer uma dica.... 3mts não é muito...
Pegue o catálogo de páginas amarelas olhe em usinagem, ligue nas firmas e explique sua situação fala pro cara.... olha tenho uma barra de 3 mts aki e presciso so fazer um furo de tantos mm em cada uma das pontas.... vc tem torno ai pra isso?.... Como é só um furo pode até explicar pro cara pelo telefone e pelo telefone ele deve te falar quanto cobra.... Se não for uma firma grande que não tenha que parar o serviço so pra isso é possivel que não cobre mais que 40 reais não...
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... fazer um furo de 8mm no eixo e embutir a parte cilindrica da engrenagem nesse eixo de 20mm como na foto Nº 1...
Não tenho qualquer dúvida de que é melhor levar num torneiro. (se não tivesse acabado de vender meu Ford Ka, emprestaria para fazer o transporte...).
Mas, tire-me uma dúvida: aquela parte cilíndrica da engrenagem tem 8mm? É que na foto parece diferente.
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Olá pessoal !!!
Existe um dispositivo que parece um esquadro com uma terceira barra a 45 graus, ele é usado para marcar o centro de tarugos de qualquer diametro, e com uma mão boa acho que daria pra acertar.
Agora, pelo que entendi o problema é o transporte, porque qualquer torno com passagem maior que 20mm e espaço fisico no lado dele faria esse furo sem problemas.
Eu tenho um torno e faria isso, mas estou em São Paulo, se quiser ajuda na semana que vem estarei de férias.
Celso
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Grande Celso - quem é vivo sempre aparece...
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Olá Gilii,
Tudo bom?
Da ultima vez que tentei participar, estive muito ocupado e só acalmou nesta semana. Na proxima semana estarei de férias e vou tentar participar deste forum, que esta cada dia melhor, e estou acompanhando de vez em quando.
Estou pensando em ir no sábado conhecer o pessoal, e me contaminar de vez com o virus CNC.
Um abraço
Celso
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Celso,
Vai sim - o papo promete ser dos bons, sem falar na companhia do pessoal, que será ótima...
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Pensei numa coisa que talvez daria certo.... Se realmente não tiver jeito de levar no torneiro...( grambiarra que daria certo ) pegar a barra e rolar em cima de roletes ou algum suporte com tipo 2 rolamentos e com uma broca encostar na ponta enquanto alguem vai rodando a barra... não serviria para furar, mas daria para pelo menos marcar, pois a tendencia eh da broca se centralizar com a rotação da peça... assim como um torno.... e ai depois de marcado ficaria facil de furar com a barra fixada....
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Leva no torneiro que sai mais barato...
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com certeza o correto é levar no torno, mais se o problema é transporte,da pra fazer um acoplamento (no caso ai são 02, se não me engano).
peça para fazer uma peça que de um lado acopla a engrenagem (01 eixo com chaveta e um furo com rosca interna para a engrenagem não sair)
já do outro lado da peça onde vai o eixo comprido, peça para fazer um furo com diâmetro interno na espesura do eixo com pouca interferência de modo que a peça entre batida de leve, e faça um furo com rosca M8 na parede da bucha para colocar um parafuso alen sem cabeça, e um chanfro no eixo comprido para que o acoplamento não rode ou afroche.
acho eu que ficaria bom e quando quiser dininuir o eixo ou aumentar (hehehe) não vai mais ter problemas com as engrenagens!
qualquer dúvida é só falar!
abraço! ;D
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Arivaldo, é isso mesmo aquela parte cilindrica tem 8mm...
Celso, obrigado pela ajuda, mas o problema realmente era o transporte pois, possuo um celta e não cabia...
Fábio, bem interessante essa idéia, mas ia sair mais caro o molho que o peixe...
Consegui achar um torneiro que fez o serviço pra mim, o frete ficou mais caro que o serviço que ele cobrou 15 cada ponta, mas o problema tá resolvido....
Pessoal, obrigado pela ajuda....
Willian