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MECÂNICA => Movimentação em Geral => Tópico iniciado por: tocadotatu2007 em 13 de Setembro de 2010, 23:54
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Boa noite a todos estou com problemas com vibração nos eixos Lineares de 25mm, nao sei o que pode ser , preciso de ajuda.
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Fotos da cnc
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Opá vai minha opnião posso ta errado mais e uma dica
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Antes de emitir qualquer opinião são necessárias mais informações.
A vibração ocorre em que eixos? X ou Y? Poderia indicar na foto onde vibra? E em que condições (velocidade de deslocamento, esforços sendo realizados pela máquina)?
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O Gil está correto - é preciso conhecer mais detalhes de quando isso acontece, mas de qualquer forma, percebe-se que o vão livre é grande e os eixos estão montados apoiados apenas nas extremidades.
Este tipo de montagem é muito frágil, como já foi comentado diversas vezes no fórum.
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Na minha opinião ,além do comentario do Gili ,também acho que só um fuso tracionando no meio da mesa também esta sujeito a torções,e vibrações...
abraço.
Denilson
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Na Minha opnião, seu portico precisa ser reforçado
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Bom dia a todos , essa semana irei colocar a foto do reforço que fiz conforme o lolta recomendou......
mais ainda continua uma vibraçao no motor ........... se aumento a velocidade a um vibraçao acentuado no meio do eixo ............
Segue o link do video para vefiricação
cnc 005.avi (http://www.youtube.com/watch?v=Lv_QA0YrVBQ#)
cnc 006 (http://www.youtube.com/watch?v=9auwvS2XQEk#)
OBS: estou usando velocidade de 1000 e aceleraçao 800 ai a vibraçao quase nao e percebida, agora se aumento ela para 2500 e aceleraçao de 1800...... ai vibra bem ..... proximo a fresa...
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parece estar flambando, alinhamentos dos eixos e fuso do X.
bom é quando os mancais sao furados e cortados de uma outra cnc pronta,
nao acredito em furadeiras de bancada pra fazer os furos e ter alinhamento com precisao
ha quem prefira fazer um furo de centro no eixo e fixar na base
por parafuso,prefiro fazer um furo passante na base
do eixo pra suportar melhor as extremidades.
no segundo video da pra perceber o carro Y entortando tipico de fuso e castanha com problema
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Com relaçao aos eixos , conversei com o pessoa que me vendeu ....... Os eixos são aço 1045 tratados com processo de Cementaçao , so que retirando os eixos percebi que apresentou ranhuras por onde passam as esferas dos rolamentos lineares.......
Segundo a empresa que me vendeu informou que pode ser excesso de peso na maquina....
Minha mauqina deve pesar em torno de 70 ou 80 kg todo o conjunto.
Se substituir por eixos padrao H6 resolvera o problema ...... oiu ira continuar esse pepino.
OBS: Segundo a empresa disse pra eu usar buchas de bronze no lugar nos rolamentos lineares ........mais e o excesso de peso como fica nessa historia..
Fico no aguardo para ajudas porsteriores...
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Volto a afirmar que os eixos usados são muito finos para os vãos livres da sua máquina.
Eixos tratados superficialmente só oferecem vantagem quanto à vida útil dos mesmos, mas mesmo assim deveriam ser retificados para ser usados em conjunto com os rolamentos.
Me parece que o que está sendo comentado sobre categoria H6 se refere à tolerancia dimensional em diametro apenas, o que não adianta em nada.
O ideal seria não usar este tipo de trilho, mas se for usar, pelo menos que seja apoiado em todo seu comprimento - algo parecido com a imagem abaixo:
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Entretanto o colega reclama de ranhuras feitas pelas esferas dos rolamentos em contato com os eixos, isso não deveria acontecer, e o eixo com apoio em toda a sua extensão também não resolve este problema das ranhuras.
Que fique claro que essa sugestão do Gilii refere-se a sulucionar a questão de flambagem dos eixos devido aos comprimentos e apoios apenas nas extremidades dos mesmos.
Penso que solução para os eixos não sofrerem esse desgaste prematuro é além do tratamento superficial, receberem revestimento superficial também, como cromo duro. Corrijam-me por favor.
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Veja - é complicado porque deveríamos "quantificar" este tipo de marcas, porque mesmo num eixo temperado aparecem marcas - a diferença é a profundidade do sulco formado e portanto o quanto este eixo ou superfície foi desgastada...
Acho que sempre haverá marcação do eixo, seja ele cementado e devidamente retificado ou mesmo com superficie de cromo duro, que não é muito mais duro que um aço temperado a uns 63~64 RC por exemplo...
Na minha forma de ver cromo duro é ótimo para peças como hastes de pistões hidráulicos, mas não para superficies de rolamentos, porque depois do processo de cromeação há que se retificar novamente a superficie, pois por ser um tratamento galvânico existem problemas de deposição irregular e o "fenômeno das pontas" onde o cromo tente a se depositar mais...