Olá Hamiltoncf,
Pensando melhor nesses testes:
1- Essa comparação de corrente entre os motores pode fazer sentido se todos os motores estiverem trabalhando iguais, se em unipolar ou bipolar, uma ou duas fases e ainda configuração de alimentação por PWM para usar voltagens maiores que o especificado p/ o motor, caso seu driver ofereça isto. Talvez para encontrar o problema vai ser difícil se não checar cada possibilidade em separado. Esse teste de corrente é um começo. Mesmo assim complicado afirmar sem olhar mais coisas. Idealmente:
a) Testar cada motor separadamente, desmontado da máquina e no modo padrão (passo inteiro, com ligação unipolar ou bipolar assim como especificado na folha de dados). Manter o motor parado sem se mover mas energizado, medir a corrente, comparar com a corrente com o que diz na folha de dados do motor pra ver se está coerente. Testar o torque do motor na mão mesmo ou segurando com um alicate e sentir o torque dele, pra descobrir se está deslizando muito fácil etc. Acho que isto seria um bom caminho para se descobrir se pode eliminar os motores como causa do problema ou não.
b) Pelo vídeo dá a impressão que o motor do eixo X tá rodando totalmente livre. Apesar de já terem falado aqui anteriormente pra verificar a transmissão, você olhou isso? Parece que o motor do eixo X tá conetado a uma caixa de redução, fechada, já olhou dentro dela? Dá pra ver do outro lado pra verificar se tem alguma coisa errada lá dentro? Se a caixa de redução tiver usando correia lá dentro pode ser alguma se rompeu ou coisa do tipo.
c) Em relação ao eixo Z. No primeiro video que postou, hora funciona hora não funciona. Será que tá dando vibração/ressonância no eixo e de alguma forma travando o movimento? Só uma suposição.
d) Não parece seu caso não mas aproveitando: Tem casos em existem problemas no cabo de dados da porta paralela, ruído etc. Se quiser pode verificar se o cabo tem mal contato, se tá passando perto de alguma fonte de ruído se a blindagem dele tá aterrada mesmo etc.
Meio complicado tentar descobrir sem estar frente a frente com o problema
Mas de qualquer forma minha opinião é testar coisa por coisa por eliminação até encontrar o problema. Eu começaria pelos motores da forma que expliquei.
Talvez alguém possa ajudar mais do que eu por aí no forum
Boa sorte.