Tenho visto que devido ao alto custo alguns poucos amigos usaram as guias de patins e pesando os prós e os contras também pretendo usá-las, mas como minha máquina vai ser grande ( eixo X de 3,20 metros ), estou especialmente preocupado com o correto dimensionamento das mesmas para evitar um superdimensionament o e consequentemente jogar dinheiro fora.
A mais usada pelo que me parece é a de 20 mm ( MSA20E no caso da OBR ) e alguns usam a de 15 mm. Porém tenho a impressão de que foram escolhidas pelo "aspecto", ou seja, a olho. Digo isto porque não encontrei nenhum tópico que se refere ao cálculo de sua resistência.
Por exemplo, na especificação tem além da capacidade de carga, o Momento Estático nas três direções, sendo Mp, My e Mr.
Alguns exemplos:
Mp My Mr
Guia 15 E - 0,08 / 0,08 / 0,11 KN-m
Guia 20 E - 0,16 / 0,16 / 0,23 KN-m ( O dobro da resistencia )
Guia 25 E - 0,27 / 0,27 / 0,39
Guia 30 E - 0,43 / 0,43 / 0,64
Guia 45 E - 1,30 / 1,30 / 2,09 ( 16 Vezes a resist. da menor ! )
Tendo noção dos esforços a que nossas máquinas são submetidas, poderíamos comprar o necessário, nem a mais nem a menos. Vemos muito isso acontecer na construção. Qualquer pedreiro faz uma viga, vai lá e compra as ferragens prontas e manda concreto. Por que não desaba ? Porque na grande maioria das vezes está superdimensionada, levando a maiores gastos de material. Pra que exite o engenheiro calculista ? Muitos vão dizer: - Custa caro pagar um engenheiro para isto ! Não custa tão caro ! E provavelmente as vigas corretamente calculadas irão gerar uma economia que pagará o gasto com o engenheiro, além de termos a segurança de que aquilo está corretamente projetado.
Chega de papo e vamos ao último capítulo da novela:
Eu cotei alguns patins para ver se vale a pena usar tamanhos maiores que são mais caros, mas para estudar a possibilidade de usar apenas um patim e um trilho ( No caso dos eixos Y e Z ).
Trilho 2300 mm MSA15R - R$ 372,00 x 2 = R$ 744,00
Carro MSA 15E - R$ 61,36 x 4 = R$ 245,00
Total do conjunto = R$ 990,00
Usando apenas 1 trilho e 1 carro mais largos e 16 vezes mais resistentes aos esforços de momento. Sem considerar que 4 carros de 15 mm aumentaria a resistência, talvez para 0,36 KN-m contra 1,30 KN-m do carro de 45 mm.
Obs. Esta guia cotada abaixo é de 65 mm, e não de 45 mm como a do exemplo.E foi cotada em outra empresa ( MECTROL )
Trilho HGR65-R 2300 mm - R$2150,5
Carro HGH65-CA-Z0-C - R$465,58
Total do conjunto = R$ 2615,00
Espero não ter enrolado muito. Aguardo os pitacos de vocês.