Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Movimentação em Geral => Tópico iniciado por: Francisco de Assis em 31 de Dezembro de 2006, 12:06
-
Idéia nº 1
-
O conjunto articulado, que sai do motor para segurar as duas polias, deve estar bem nivelado e esquadrejado para um funcionamento perfeito.
Tem rolamentos na polia intermediária, e também no eixo do mandril.
Pensei em usar um motor de portão eletrônico, por ser menor, mas o preço não me deixou muita escolha.
-
Francisco,
Se voce tivesse colocado o motor bem no meio do eixo Y, voce não teria economizado algumas polias e uma correia?
-
Desculpe, falei besteira, teria que haver um esticador automático de correia para que a minha idéia funcionasse.
-
Poderia, mas teria que fazer um suporte deslizante para o motor aproximar quando o carro estivesse nas extremidades. Não esquecendo que a idéia é aliviar peso no eixo Z.
-
Francisco ,
parabens, gostei muito desse sistema de articulação usado quando o eixo "Y" se desloca para esquerda ou direita, só me diz uma coisa o eixo spindle ele desliza dentro da polia quando o conjunto "Z" se desloca?
-
Isso mesmo Paulo, a polia fica parada e o que se move, na vertical, é apenas o eixo Z. Quando o eixo sobe ela o acompanha um pouco mas em seguida retorna e não estou tendo problemas com isso, mas seria bom coloca-la em um suporte tipo "C", como nas furadeiras de bancada, ficaria perfeito.
-
Francisco, acho que a ideia de colocar o motor onde está a polia do meio funcionaria, desde que o suporte do primeiro braço suportasse o peso do motor, é só imaginar, ao invés da polia girar livre ela fosse tracionada pelo motor.
como voce fez para a polia ficar parada e o eixo Z se mover na vertical?
pois apenas uma chaveta na polia e um rasgo no eixo ?
-
Acho que foi do mesmo jeito que as furadeiras de bancada fazem...
-
Francisco,
Sua engenhosidade mexeu com a curiosidade de todos.
Caso você possa, seria bacana se você pudesse expor um desenho desse mecanismo do eixo z. E tirar a dúvida se você aproveitou um eixo pronto ou você mesmo o confeccionou.
-
Estava analizando a idéia do Francisco (muito criativa, por sinal) para aliviar peso no eixo Z e estava pensando....
Sabem aquela broquinha de protéticos, que o motor fica pendurado num suporte e seu movimento é levado até à broca por um cabo de aço envolto numa mangueirinha?
E se conseguíssemos um destes cabos de aço mais grosso, tipo os de velocímetos automotivos, ligássemos o cabo num motor e pendurássemos no eixo Z apenas a "caneta"? Isto aliviaria bárbaramente o peso neste eixo....
O problema que vejo seria manter uma lubrificação perfeita neste cabo de aço, para que ele não esquente por fricção numa operação de usinagem mais demorada...
Ou caso a analisar é saber de o cabo de aço consegue o torque necessário para usinagens mais pesadas, tipo metais... sem danificar-se...
Mas seria viável estudar este caso, pois aliviaríamos em muito o peso no eixo Z, que é o que mais sofre com o levanta-abaixa ferramenta (e motor junto...)
Neste caso ficaria apenas o peso da ferramenta apoiado neste eixo, enquanto o motor poderia ficar em outro lugar...
Alguém aqui já pensou nesta solução?
Abraços a todos e um Feliz Ano Novo...
Eduardo
-
Edú,
Temo que estes cabos não suportem muito bem altas rpms...
Na verdade, eles pode aguentar algum tempo em altas rpms, mas sem dobras acentuadas e sem nenhum torque e vibração - este, causada pelos impactos do corte das ferramentas....
Quanto maior o diametro das ferramentas, mais impactos ela gerará e mais torque exigirá do motor e cabo...