Em peças armazenadas, para evitar a oxidação, um óleo de caixa de câmbio de média viscosidade é a melhor proteção.
Para fusos de esferas, a graxa é uma solução na maioria dos casos em que o giro é em baixa velocidade e houver proteção do fuso, ou por sanfona, ou por estar em local inacessível para cavacos e poeira. Mas é importante observar que alguns componentes do patim ou castanha, podem ser de plástico ou latão e sofrer ataque químico por determinados tipos de graxa. Assim é sempre recomendável seguir a prescrição do fabricante. Pessoalmente, recomendo para rolamentos a Mobil Grease 28. É cara mas é a melhor graxa para rolamentos de contato angular de alta velocidade de alta precisão, substituindo o óleo na maioria dos casos, a não ser em velocidades extremamente altas. Aguenta ampla faixa de temperatura e até hoje não tive problemas de corrosão em peças de latão, bronze ou alumínio.
A pior situação é a lubrificação de fusos trapezoidais expostos... Sem uma boa proteção, toda lubrificação é inútil.