Gerber,
Deixa eu entender:
Voce fez duas porcas em PA, uma de cada lado desse bloco de aluminio certo?
Vejo que na flange da porca tem alguns furos, provavelmente de fixação, e são "oblongos" para permitir algum ajuste.
Grande Fábio,
É exatamente isto, estes furos oblongos, me permitem um ajuste de pouco menos que 1/4 de volta em cada castanha, como o fuso é de 3 mm de passo, tenho a possibilidade de ajuste de quase 1,5mm.
Coloquei de cada lado, por fora da castanha, uma arruela com quatro furos e mesmo diâmetro externo, que ainda não estavam nas fotos, para apertar a castanha ao bloco como um sanduíche, porque as paredes do PA ficaram finas e não aguentariam o aperto dos parafusos.
Gostei dessa solução - é como eu faria
Obrigado amigo, não terminei de montar ainda, mas fiz alguns testes e as folgas aparentemente desapareceram, parece que vai ficar muito bom.
Voce disse que já houve um desgaste - depois de quanto tempo de funcionamento, e mais precisamente qual o ritmo de funcionamento, para a gente ter uma ideia de vida util do sistema...
Esta máquina é relativamente nova, tem apenas seis meses de uso, e ultimamente tenho utilizado bastante usinado alumínio, mas acho que o que aconteceu foi mais uma acomodação, do que propriamente um desgaste.
O problema é que, como eu não tinha a opção de ajustes, começou a apresentar erros indesejáveis, já estava até pensando seriamente em fuso rolamentado, mas o custo... ai!
Gerber