Boa noite! Tenho uma CNC que construi MDF e fusos, muito boa máquina, porém com a área de corte de 920mmx920mm, então surgiu a necessidade de construir uma maior, me aventurei no metalon, área útil de 1700x1000mm, estrutura ja montada, vou usar uma cremalheira no x e outra no y, porém minha maior dificuldade no momento é acoplar o motor, não sei como funciona, pretendo ligar o motor direto na cremalheira, sem reduções, polias etc.. Vi em uma foto molas dando pressão no motor é cremalheira, preciso usar? Isso serve para compensar desníveis? Qual a forma mais simples de usar essas molas? Obrigado a todos pela atenção.
Boa noite!
Como você está?
Deixa eu compartilhar um pouco da minha experiência neste assunto.
Fiz uma alteração em uma router da empresa que eu trabalho, a mesma possuía fusos de esféras e castanhas, e com o intuito de aumentar a velocidade de máquina, eu troquei os fusos do eixo x e y por cremalheira.
Na época, meu chefe não liberou muita verba para eu executar o projeto, e não pude usar polias de redução nem as molas que você menciona.
Resultado: muito ruído devido ao desnível da estrutura, que não foi alterada, além do ruído, parece que em algumas regiões da cremalheira o motor trabalha mais forçado que nas demais regiões devido aos desníveis.
Enfim, hoje eu estou trabalhando no projeto de minha própria cnc e penso em usar cremalheira com redução no pinhão e mola de pressão, pois já vi outra máquina trabalhar com este sistema, e o "papo" é outro.
Outro sistema que gosto bastante é o por cabos de aço, com ele você não consegue "grande" precisão, mas com as velocidades de deslocamento que o sistema possibilita, dá gosto de ver o negócio trabalhar.
Um abraço
Tayron