Autor Tópico: Não movimenta mais eixo Y  (Lida 1545 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline paulotavano

  • Novato
  • *
  • Posts: 2
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Cosmópolis
  • Nome:: Paulo Henrique Tavano
  • Profissão: Gerente
Não movimenta mais eixo Y
« Online: 14 de Junho de 2016, 15:43 »
Olá, temos um CNC há 4 anos mais ou menos e nunca deu problema.

O Software é TurboCNC 5.

O eixo Y não movimenta mais, nem pra esquerda nem pra direita, o eixo X e Y funcionam perfeitamente.

Não sabemos se está com problema na placa drive ou no motor de passo, como podemos testar para encontrar onde está o problema?

A placa é uma Photon PH4003 e o motor de passo não sei dizer pois não dá para ver o modelo. Tem 3 placas iguais para os 3 eixos, eu posso substituir a placa do eixo Y, colocando uma que tenho certeza que está ok de outro eixo para eliminar a possibilidade de ser a placa? Não tem problema o outro eixo ficar sem a placa para eu fazer o teste?

O software TurboCNC 5 não gera nenhum arquivo de log de problemas no hardware? Procurei na pasta dele mas não encontrei nada.

Se puderem me ajudar agradeço muito...

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:Não movimenta mais eixo Y
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2016, 16:10 »
Troque os drives e experimente...

Não se esqueça de, antes de ligar verificar se as tensões de fonte estão corretas e depois verifique todas as conexões entre drive e motor e entre drive o placa de interface...

Offline paulotavano

  • Novato
  • *
  • Posts: 2
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Cosmópolis
  • Nome:: Paulo Henrique Tavano
  • Profissão: Gerente
Re:Não movimenta mais eixo Y
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2016, 13:29 »
Troquei o driver utilizando o outro que estava no eixo X e o motor funcionou perfeitamente, ou seja, não era o motor, nem as ligações, deu algum problema no driver mesmo.

Já estamos enviando para a Photon para manutenção.

Agradeço pela ajuda!

 

/** * */