Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Movimentação em Geral => Tópico iniciado por: Salsicha em 30 de Junho de 2008, 10:57
-
Bom dia gente, estou começando a estudar a viabilidade de contruir meu monstrinho devagar, e gostarida da opinião de vocês que entendem melhor que eu, o que é mais confiável? trilhos ou o sistema com eixos suspensos? quais as vantages de um sobre o outro ?
eu estava pensando em usar um sistema com trihos isuais a estes:
(http://i294.photobucket.com/albums/mm92/augustocesarbarreto/os2.jpg)
São confiáveis em termos de precisão?
Abraços a todos !!!
-
Sim esses são bem confiaveis e bem precisos até, esse que tem o eixo apoiado em seu comprimento dos rolamentos lineares é o que mais atende...
So perdendo pra guia linear que é algo propio para isso e tem mais precisão ainda...
Não sei se vai compensar usar rolamentos lineares igual esse pois o custo que se tem com eles vai ser quase igual ao de uma guia linear com os patins, fora que a guia é mais facil de instalar...
Mas de qualquer forma rolamentos lineares são muito bons, pra mim perdem so pras guias msm....
-
Use ACUIDADE. NÃO "PRECISÃO"....
E sim, estes rolamentos lineares são razoáveis se usados com eixos apoiados como os da foto...
Se são adequados a uma cnc? não...mas podem ser usados em aplicações com pouco compromisso...
-
Meus caros Salsicha e Fabio, me desculpem se saio do assunto do topico.
E me desculpe novamente se abordo um tema que ja possa ter sido excessivamente batido neste forum, mas procurei sobre o assunto "acuidade e precisao" aqui no forum e achei muitas citaçoes, mas nenhuma debatendo o assunto. Talvez tenha sido discutido ha muito tempo e esteja lá no final dos topicos.
Vejo a louvavel preocupaçao na utilizaçao dos termos corretos aqui, tanto por voce, Fabio, que sempre vejo falando sobre esses termos, como pelo Jorge que me alertou sobre o uso deles em um outro topico.
Na minha modesta opiniao, precisao diz respeito ao desvio apresentado em varias mediçoes feitas de uma mesma coisa, ao passo que acuidade é a diferença entre o valor medido e a medida real. Acho que eu expliquei mal pra xuxu isso ai. vou tentar um exemplo:
Se eu quero que um fuso desloque a ferramenta 1000 mm mas ele desloca 999mm todas as vezes, isso diz respeito a acuidade.
Se eu quero que um fuso desloque a ferramenta 1000mm mas ele desloca hora 998 mm, hora 1001 mm, hora 999mm, isso diz respeito a precisao.
Falei bobagem? Sendo assim nao sao ambos aplicaveis, dependendo da situaçao?
-
Eu só usei o termo precisão pra ficar mais fácil de entender a ideia do que eu quis dizer, pois se falasse acuidade talvez não daria pra entender muito bem a ideia...
Eu poderia ter simplesmente falado, rolamento linear é bom também mas o melhor é o ideal é guia linear.... e deixado por isso mesmo...
Na minha opinião isso é uma frescura, não estou falando um português errado e medonho igual alguns usuários falavam aqui antes estou apenas respondendo de uma maneira mais informal a pergunta já que o cara apenas perguntou se era bom usar aquilo e não perguntou nada detalhadamente ou nada comparando a diferença de folgas, tolerancias e coisas do tipo de um para o outro.
Já cansei de ouvir essas correções de precisão pra acuidade com vários outros usuários, quando estou discutindo assuntos mais detalhados já usei a palavra acuidade várias vezes aqui também, para evitar o mal entendimento...
Desse jeito daqui uns dias vamos começar a corrigir todos os posts? Pois a maioria tem erro de digitação ou algum pequeno deslize no português...
Ai vamos deixar o foco das discuções pra ficar fazendo muito caso por pouca coisa...
-
Brenck, acho que equilibrio é o termo. Seu ponto de vista nao esta errado, mas o deste forum tambem nao. É muito bom que corrijam as coisas que dizemos, o interesse é nosso. Sou dono de comunidade no orkut e moderador em uma duzia delas, e lá sempre corrigimos o que sabemos estar errado. Se nao fizermos isso a comunidade vai virar um canal de desinformaçao e nao de informaçao, um amontoado de coisas corretas e incorretas, que mais confunde que explica. Um caso que até ja cansou é quando usam os termos amperagem e voltagem.
Todos nós, sem excessao, erramos! Que bom que podemos nos corrigir mutuamente e aprender com isso.
-
E quanto ao assunto . . .
Vejo de certo modo a " rejeição" dos rolamentos lineares e eixos retificados a favor das guias lineares. Nós vemos publicações técnicas sobre ambos os sistemas separados, mas eu não tive oportunidade de ler algum material comparando os dois sistemas.
Entendam que eu não dúvido das opiniões postadas, assim como não quero criar nenhuma polêmica sobre o assunto, apenas gostaria de ler algum material sobre o assunto e pedir caso algum amigo tenha; a postagem ou a indicação do material para leitura.
-
Então ta ai um belo exemplo...
O cara fala amperagem e voltagem, todo mundo entende o que ele está querendo dizer...
Não precisa toda vez corrigir... Imagina isso nesse forum aqui se cada vez que um falasse amperagem ou voltagem viesse um e corrigisse... Os topicos da área de eletronica pra cada 3 msg teria 1 de correção...
Eu mesmo falo amperagem e voltagem as vezes... E sei muito bem que amperagem = corrente e voltagem = tensão, mas as vezes quando se está conversando algo com alguém é melhor conversar de uma forma que deixa mais facil o entendimento do raciocinio.
Se for ficar fazendo tanto caso toda hora por coisa boba de erro no português, daqui a pouco cada resposta vai ficar parecendo um capitulo de livro de direito... E ''opiniões'' no caso não serão mais válidas...
Entendo a sua preucupação com isso do português correto, eu também sou a favor disso mas sem exageros... Você chegou aqui depois e vai ver não viu essa discução antes pois existia um usuário aqui que o português do cara era impossivel de se entender e chegava a doer os olhos de quem lia e não era pq era linguagem de internet, era português ruim mesmo... Aquilo lá sim era motivo pra pegar no pé do cara...
-
Desculpe a má colocação da palavra, mas eu me expressei mal hora de usá-la, já li outros posts onde o Gilii fala sobre acuidade em vez de precisão, quando me refieria à precisão estava me reverindo às medidas se elas são confiáveis, se os rolamentos são realmente precisos no que pode se cahamar de precisão (confiança das métricas) por isso usei o termo: "São confiáveis em termos de precisão?" estava me referindo à estrutura se ela seria ríspida com suas medidas.
a propósito, as espressões existem pra expressar exatamente o que se quer dizer por isso tantas palavras diferntes na nossa língua, e mesmo assim ainda ocorrem falta de entendimento, no inglês é uma F**@ entender ceertas coisas ppor qeu uma unica expressão serve pra definir varias coisas diferentes.
quando usei a expressão precisão estava me referindo a confiabilidade das informações que o fabricante propõe a este produto
Desculpem-me se me expressei mal, mas Gilli eu entendi a diferença entre acuidade e precisão.
Abraços
-
Gillii, o que tem a dizer a repeito dessas barras e rolamentos, qual seria minha margem de erro? (supostamente falando) confio na sua palavra, não que eu não confie na dos outros, mas andei lendo varios tópicos antes de postar e percebi a sua experiência, parece qeu vc já experimentou de tudo, pois todos os tópicos tem pelo menos um dedo seu rsrs.
gostaria simplesmete de saber o por quê, desta barra "perder" para as outra e o rolamento não ser o mais indicado?
qual poderia ser minha margem de erro? (supostamente falando) 10 micras? 100 micras?
Abração a todos do fórum
-
Olá, pessoal.
Estou acompanhado essa polêmica do uso correto do português e, apesar de ter evitado ao máximo entrar nesse mérito, acho que devo dar meu parecer.
Nossa língua deve, sim, ser bem falada. Ainda mais em um ambiente onde há troca de informações e conhecimentos. Isso é primordial para o aprendizado de cada um, melhorando compreensão e entendimento. Além disso, uma boa comunicação evita mal-entendidos e idéias truncadas.
Acho que deve-se usar os termos corretos em cada área. Assim como o Direito, a Engenharia e a Medicina têm seu próprio vocabulário, por que não utilizá-las? Esses termos próprios de cada área foram criados justamente para se evitar enganos na comunicação. Ainda mais quando se trata de um novato aprendendo coisas novas. Acho interessante que ele saiba, de imediato, a maneira correta de se falar. Assim, facilita-lhe o entendimento da novidade.
Não sou nenhum mestre de nossa língua, mas, sabendo de sua importância para a compreensão, tento usar o melhor português que posso. Acho que meus amigos do fórum merecem esse esforço.
Estamos em uma comunidade especial, onde as pessoas trocam informações importantes. Por isso, não podemos tratar nossos colegas da mesma forma que tratamos os amigos de um simples bate-papo.
Em minha opinião, devemos, sempre que possível, nos dedicarmos para uma boa comunicação. Se somos capazes de construir máquinas inteligentes, então falarmos bem entre nós é fichinha ;).
E nada desse negócio de que, só porque um membro entrou depois, ele sabe menos que os veteranos. Isso, para mim, não é um argumento muito educado para usarmos contra um colega que só quer ajudar.
Um abraço.
Vinícius.
-
Sem querer dar continuidade ao assunto em paralelo (acuidade versus precisão), vou citar um comentário do amigo Jorge em um outro tópico que diz bem assim:
"o hábito do cachimbo faz a boca torta" - pra bom entendedor meia palavra basta!.
Daqui a pouco vai ter gente que vai começar a dizer que "correr mais ou correr menos" é a mesma coisa que "velocidade de avanço" e se ninguém o corrigir, vai ser incorporado...
Eu não aceito, e também não aceito que se diga que "deu pra entender" - não deu não - sinto muito...
É a mesma coisa de se grafar corretamente as palavras...não vem com essa que "ahhh, ele escreveu errado, mas deu pra entender"... tô fora! :)
Brenk - não é pessoal - gosto de você e te respeito, mas vou continuar a corrigir tudo que eu puder...
-
Sobre os eixos lineares de seção redonda e os trilhos trapezoidais e seus respectivos rolamentos e patins...
Apesar de muito cético com relação a certos conceitos, devo dizer que há espaço para alguma "licença poética", ou mais diretamente falando, de aplicar um produto que foi desenhado para uma certa faixa de aplicação, em outra faixa de aplicação...
Colocando de forma simples:
- Se pode usar um mancal daqueles da foto numa máquina cnc como as que fazemos? pode...
- É uma boa solução? É razoável...
Para usar "qualquer" das soluções - eixos lineares de seção redonda ou trilhos trapezoidais - é necessário que se respeitem suas características de montagem e de aplicação, e levar em consideração que cada um terá suas limitações...
O que não pode é usar um produto e querer extrair os resultados de outro produto...
É a velha estória que eu não sei como não me canso em contar:
"O barato sai caro", e "não dá pra ter performance de Ferrari com motor de Lambretta"
Daí vão me perguntar:
"Mas aquele eixo todo apoiado não é melhor do que só usar o eixo apoiado nas pontas?
Sim - é BEM melhor, MASSSSS (e sempre tem um mas) não adianta nada SE a estrutura for mal feita, ou não respeitar as exigências de montagem do tal eixo!
E mesmo montando ele direitinho, ele NÃO oferecerá as características que se obtém se usar um trilho trapezoidal...
Este tipo de eixo (de seção redonda) não foi feito para serviços que demandem certos ritmos ou cargas em determinadas direções...
Daí vão me dizer:
"Mas nossas máquinas são muito simples"...
Sim - são simples, e não estou dizendo que não dá pra usar.
Estou dizendo que não é aconselhável usar, apesar de funcionar...
A minha intenção é apenas mostrar o que conceitualmente seria mais correto - só isso...
Nota:
E vale para "Acuidade" e "Precisão"...
-
Olá, pessoal.
Aproveitando a deixa... Estou construindo minha CNC com eixos lineares. Mas só o estou fazendo por pura falta de experiência. Hoje, se for projetar uma nova máquina (coisa que pretendo fazer no futuro), usaria guias lineares. Além das vantagens mecânicas, a montagem é bem mais fácil (guardadas as devidas proporções).
Além disso, o gasto que estou tendo com torneiro/fresador para fazer os suportes dos eixos bem alinhados é bem maior que teria usando as guias.
A diferença de preço na compra destas últimas em relação aos eixos é bem grande. Porém, durante o processo de construção, essa diferença do custo inicial acaba se diluindo, pendendo as vantagens para o lado das guias, com todas as suas belas características, em relação aos eixos.
Claro, essa é apenas uma opinião pessoal, adquirida com a experiência.
No final, cabe a cada um decidir o que é melhor para si, considerando outras variáveis pertinentes ao fim a que se destina o projeto ;).
Um abraço.
Vinícius.
-
Gilii,
A minha indagação foi no sentido técnico como você entendeu. Apenas considerando os eixos lineares de seção redonda " X " os trilhos trapezoidais e seus respectivos rolamentos e patins . . . a questão do custo, mão de obra de montagem, manutenção, certamente não devem ser descartados, mas gostaria de depurar os conceitos de um do outro sistema.
Isto porque soube de equipamentos no setor da borracha, por exemplo, que utilizam rolamentos lineares de 60mm de diâmetro interno, portanto equipamentos grandes, mas desconheço esses equipamentos e o que fazem exatamente, esta informação eu apenas recebi de um fornecedor de rolamentos lineares.
Isto me fez lembrar do Roque, que não tenho visto há algum tempo no fórum, e que possivelmente conheça essas máquinas e poderia brindar-nos com sua opinião.
-
É pelo visto vai continuar brotando respostas pra ficar corrigindo coisa boba e picuinha...
Não falo mais nada, mantenho o jeito que for e que assim seja...
Sem mais
-
Que pena que você pense assim Brenk...
Uma pena mesmo...
-
Serrão,
O assunto é realmente complicado de discutir porque há facetas das aplicações que só mesmo fazendo-se uma análise mais profunda para se chegar a um concenso...
Por exemplo, rolamentos lineares fechados são feitos para aplicações pouco exigentes, como por exemplo deslizamentos de portas de segurança de máquinas operatrizes...
Eles tem folgas radiais e axiais generosas para permitirem pouca acuidade ou algum desalinhamento nas montagens, e estas folgas devem ser levadas em consideração em aplicações mais exigentes...
Os rolamentos lineares abertos podem apresentar outro comportamento se devidamente montados, mas continuam apresentando certas características de folgas que não são adequadas ao uso em maquinário...
Claro - se as cargas forem baixas, e o compromisso da máquina não for alto, podem ser usados, mas sempre lembrando que apresentarão folgas e comportamentos indesejados...
-
Eu mesmo falo amperagem e voltagem as vezes... E sei muito bem que amperagem = corrente e voltagem = tensão, mas as vezes quando se está conversando algo com alguém é melhor conversar de uma forma que deixa mais facil o entendimento do raciocinio.
Eu ia pedir pra vc explicar isso ... tenho uma enorme dificuldade pra digerir esse conceito que vc e tantos outros defendem ... não consigo entender como chamar urubu de meu louro facilita o raciocínio e a comunicação ... mas deixa pra lá, eu tenho mesmo é que me conformar com minhas limitações intectuais ... :'(
-
gente....
pega leve.. isso tá descambando... (é assim que escreve?)
-
Fabio Camargo,
Só posso falar por mim, e acho que não estou exagerando...
Agora, se chamar a atenção para que se usem termos corretamente é pegar pesado, não posso fazer nada.
Eu sempre achei que a correção é passar alguma coisa de bom - tô vendo que não é...que coisa, não???
E sim, é assim que se escreve "descambar" - e que bom que você está escrevendo melhor, já que agora tem a ferramenta para corrigir o que se escreve conforme queria, não?
-
Eu já larguei a discussão não vou mas reclamar sobre isso nem tentar explicar meu ponto de vista.
-
Bom, fiquei um pouco chateado, quanto à essa discussão, mas acontece nas melhores famílias, na minha opinião os termos dever ser conhecidos para não serem passadas idéias errôneas do que se quer dizer, depois de se conhecer o "termo" tem que se saber o que fazer com ele, é como vc dar um MP3 player a um somaliano que nunca deve ter visto aquilo, não vai saber o que fazer com ele, então amigos, já que os termos foram apresentados, o lance é saber onde empregá-los, mais uma vez "os termos existem para não transmitir idéias errôneas do que se quer dizer".
Gilii, pretendo usar o "Monstro" para fresar praticamente de tudo, mas a principal matéria há de ser usado é o cobre, estou pensando em fazer um Water cooler para o meu PC, e gostaria de fazer o projeto do Water Block eu mesmo, em vez de comprar pronto como muitos fazem.
o que você sugere em termos de motor?
de guias?
e fusos?
e drive?
estou projetando ela com uma área útil de 500mm x 500mm x 150mm aroximadamente, ainda falta refinar os detalhes e aparar as arestas.
Abraços a todos "PAZ E AMOR"
-
Salsicha,
Sem problemas quanto ao mal entendido...
Nunca se agrada a Gregos e Troianos, então deixa pra lá e pronto - o que importa é aprender quando alguém corrige, e entender que aqui não há espaço para muito paternalismo nem muito rapapé.
Além do assunto ser técnico e direto, somos adultos e vacinados...
Se a máquina vai ser usada esporádicamente para usinar poucas peças, pode usar dessas guias e rolamentos como apresentou, fuso de rosca trapezoidal e terá resultados razoáveis...
Só acho que a máquina é bem grande para fazer peças tão pequenas.
Seu maior problema não será a máquina, mas as ferramentas de corte, pois cobre é um material chato de trabalhar...
Mas é só usar ferramentas afiadíssimas que terá resolvido 70% do problema...
-
Sou um cara meio chato em termos de acabamento, gostaria que ela pelo menos ficasse acima da média, como você viu o material mais chato que vou usinar de vez em quando é o cobre, por isso acredito que vou precisar de bons motores, mas eu não conheço os motores usados em CNC, não faço idéia da capacidade deles, gostaria que vc ou qualquer outro opinasse sobre os motores e drives, atravéz das minhas pesquisas entendi que o bipolar é mais indicado de se usar e costuma ter um torque maior que outros com as mesmas caracteristcas fisicas e eletricas mas sem ser bipolar, isso procede ?
Dá um pitacozinho sobre um pra que eu possa colocar nessa CNC, senão vou acabar colocando um bem mais pesado com medo de acabar sub-dimensinar o motor para o "monstro"!
pretendo usar uma armação de metalon com base movél em compensado 15mm conforme o desenho:
ainda não terminei o desenho todo, estou colhendo informações das medidas para não errar os calculos.
(http://i294.photobucket.com/albums/mm92/augustocesarbarreto/mesadafresa.jpg)
o que voce acha ? tem futuro? quanto às guias suspensas, quanto % elas costumam ser mais caras que as que eu quero usar???
Obrigado a todos !!!
-
Pena que ultimamente o fórum esteja nesta situação.
Pelo que tenho visto ultimamente alguns não estão preocupados em ouvir, apenas criticar. A atenção não está voltada para a informação, mas sim para as palavras que a descrevem.
Concordo que uma boa polemica sempre é saudável, mas dentro de certos limites de egos.
Existem varias formar de falar a mesma coisa quando se corrige alguém, algumas podem parecer agressivas e outras paternalistas, depende como são descritas.
Não estou abrindo margem para continuar a discussão, mas apenas apresentando a minha sincera opinião.
-
Pena que ultimamente o fórum esteja nesta situação.
A que situação vc se refere ? O fórum está mais vivo e ativo do que nunca, um punhado de projetos em andamento e intensa troca de idéias e informações, o que tá faltando ?
Pelo que tenho visto ultimamente alguns não estão preocupados em ouvir, apenas criticar. A atenção não está voltada para a informação, mas sim para as palavras que a descrevem.
Pois é, vc por exemplo, poderia ler o que escreve com bastante atenção e meditar a respeito. Verifique se o que diz não é mais aplicável a si mesmo que a outros ... Me parece claro que vc está bastante preocupado com o aspecto formal das palavras e não com o sentido e conteúdo delas e com isto perde muito do principal, a informação.
Concordo que uma boa polemica sempre é saudável, mas dentro de certos limites de egos.
É, polêmicas são saudáveis, sempre. Concordo, o prob é mesmo o ego daqueles que entendem discordância e crítica como ataque e ofensa. Estes precisam amadurecer e não creio que o melhor caminho seja nivelar por baixo.
Existem varias formar de falar a mesma coisa quando se corrige alguém, algumas podem parecer agressivas e outras paternalistas, depende como são descritas.
Quanta verdade. Eu por exemplo abandonei a atitude paternalista há muito tempo mas é sempre um problema, colocar as coisas sem rodeios e com clareza é algo que parece ofensivo e agressivo pra muita gente.
Acho que vale a pena lembrar que se quem diz algo é responsável pelo que diz e como diz, quem lê tb é responsável pela interpretação do que lê e essa interpretação diz mais de quem lê do quem escreve ...
Não estou abrindo margem para continuar a discussão,
Vc está sim abrindo margem para continuação da discussão, é inevitável quando alguém emite uma opinião, não é mesmo ? A menos que tenha a pretensão de que a sua deve ser sempre a última e definitiva palavra.
... mas apenas apresentando a minha sincera opinião.
Todas as opiniões são sinceras até prova em contrário, mas isto não garante concordância ou aceitação automáticas. Sua opinião é tão sincera e respeitável quanto a minha e a de qualquer outro colega.
-
Era o tipo de reacao que eu esperava de ti!
Fim!
-
... acredito que vou precisar de bons motores, mas eu não conheço os motores usados em CNC...
Eu se fosse você faria primeiro a estrutura para ter uma noção exata de pesos e inércias, e baseado nisso escolheria a motorização...
... entendi que o bipolar é mais indicado de se usar e costuma ter um torque maior que outros com as mesmas caracteristcas fisicas e eletricas mas sem ser bipolar, isso procede ?
Mais ou menos iasso mesmo...
Dá um pitacozinho sobre um pra que eu possa colocar nessa CNC, senão vou acabar colocando um bem mais pesado com medo de acabar sub-dimensinar o motor para o "monstro"!
Vale o que disse acima, mas acho que algo acima dos 13 kgf começa a resolver...
o que voce acha ? tem futuro? quanto às guias suspensas, quanto % elas costumam ser mais caras que as que eu quero usar???
Futuro sempre tem - o problema é que eu não entendí o que voce quer dizer com "guias suspensas"...
Tem como esmiuçar?
-
Era o tipo de reacao que eu esperava de ti! Fim!
Não é curioso como no curso de uma discussão vamos descobrindo afinidades ? Eu tb não esperava outra reação sua ... he, he, he ... ;D ;D ;D
-
Futuro sempre tem - o problema é que eu não entendí o que voce quer dizer com "guias suspensas"...
Tem como esmiuçar?
[/quote]
estava me referindo àquelas guias retíficadsa que são apioadas nos extremos, não sei o nome técnico correto, achei que essa denominação daria pra entender; já conseguiu entender ???
-
Rolou um sentimento.. hehehe
não podia deixar essa passar..
-
Camargo,
A que sentimento se refere???
Salsicha,
Acho que estas guias apoiadas por todo seu comprimento são bem superiores...
-
Camargo,
A que sentimento se refere???
Salsicha,
Acho que estas guias apoiadas por todo seu comprimento são bem superiores...
Ok, sendo assim vou dar preferência a elas...
Abraço a todos !!!
-
Era o tipo de reacao que eu esperava de ti! Fim!
Não é curioso como no curso de uma discussão vamos descobrindo afinidades ? Eu tb não esperava outra reação sua ... he, he, he ... ;D ;D ;D
Brigaduu pela resposta. Ganhei a aposta aqui.
-
Brigaduu pela resposta.
De nada, disponha.
Ganhei a aposta aqui.
Vc tb ?! He, he, he ... O que eu dizia sobre afinidades ? ;D ;D ;D
-
não falei.. hehehe
-
Olha eu ai outra vez...
existe alguma diferença entre um fuso de 16mm de diâmetro pra um de 80mm ???
(os dois com o mesmo passo por cm e fora o diâmetro é claro!)
-
Fuso de 80mm???
Ta certo isso?
-
Uma diferença que vejo seria a inércia.. ou seja, o tempo em que o eixo de 80mm teria para acelerar deverá ser maior..
-
Uma diferença que vejo seria a inércia.. ou seja, o tempo em que o eixo de 80mm teria para acelerar deverá ser maior..
Foi justamente o que eu imaginei, pela massa do de 80mm ser maior ele há de ter também uma inércia maior. fora isso mais alguma coisa ???
-
Salsicha,
Se usa o mesmo passo, não há vantagem nenhuma em relação ao fuso menor...
Além do peso, há o espaço ocupado - absurdamente maior...
Se é que posso perguntar, porque um diametro desses???
-
Gilii, não pensei em hipótese alguma em usar um fuso com esse diâmetro, é que eu estava pesquisando e encontrei um site que tem vários componenetes para montagem de CNC e vi na tabela deles que haviam vários diâmetros diferentes, vocês devem até conhecer o site é o: www.mitay.com.br , estou simulando a minha CNC no Google SketchUp usando as medidas das tabelas deles, inclusive fiquei espantado quando vi que existia fuso com 80mm de diâmetro, então como não há diferenças na resolução (usei o termo certo ?) entre um fusos de 16mm e fusos de 80, vou dar preferência ao mais leve, meu pensamento é correto ?
Abraço a todos e um bom fim de semana.
-
Salsicha,
Sim - acho que está indo na direção certa...16mm é mais que suficiente para seu caso...
A Mitay tem excelentes produtos para aplicações especiais que demandem muita acuidade (e paga-se bem por esta acuidade)...
-
Tem que ver qual a distancia entre os apoios... e quais apoios vai usar, se vai ser fixo apoiado, ou fixo fixo, ou fixo solto....
Considere fixo, a parte onde ficam rolamentos de contato angulares duplos...
Tem que ver o rpm máximo que vai chegar o fuso também...
Dependendo da distância e setup talvez tenha que aumentar o diametro... E usar um tipo 20mm...
-
Boa noite gente, to eu cá denovo, precisando de mais um esclarecimento, há alguns posts atrás nosso amigo Gilii mencionou que os rolamentos lineares não são a coisa mais indicada em termos de acuidade, até acredito, mas o que devo usar no lugar dos rolamentos lineares? o que seria melhor em termos de acuidade e de atrito? (ou melhor falta de atrito).
Abraço a todos !!!
-
Boa noite gente, to eu cá denovo, precisando de mais um esclarecimento, há alguns posts atrás nosso amigo Gilii mencionou que os rolamentos lineares não são a coisa mais indicada em termos de acuidade, até acredito, mas o que devo usar no lugar dos rolamentos lineares? o que seria melhor em termos de acuidade e de atrito? (ou melhor falta de atrito).
Abraço a todos !!!
-
...mas o que devo usar no lugar dos rolamentos lineares? o que seria melhor em termos de acuidade e de atrito?(ou melhor falta de atrito).
Guia linear com trilho.
O problema nem é tanto o atrito.
Os rolamentos tem maior propensão a jogo lateral. Mas para máquinas pequenas e dependendo do material usado funciona bem.
-
Tudo bem Ramede,
Escrevemos junto... ;)
Pro próximo filme de Bang-bang vc tá contratado. ;D ;D ;D
-
Se vocês tivessem combinado de escrever juntos nao dava certo !!! (Enviada: Hoje às 22:04)
Era isso que eu tava pensando em usar devido a sua acuidade, li no site Mitay que a folga pode chegar a 80 micras em uns modelos e em outros até menos. eu não to querendo ficar fazendo upgrade no monstrinho quero fazer ele pra ficar daquele jeito até Deus sabe quando... esse trilho é bem carinho, mas vale a pena.
vou pupar a minha grana e vou comprar aos poucos as peças. estou só terminando de colocar os dados das medidas do que eu vou usar no programa pra poder cortar as peças nos tamanho certos pra nao ter erro.
meu lema é: "faça direito pra não ter que fazer duas vezes".
-
Boa noite gente!
venho eu mais uma vez pertubar... rsrs...
é o seguinte: comprei hoje na promoção de sucata la da loja que ue trabalhava 3 motores ASTROSYN, e gostaria de saber se dá pra usar nesse projeto da ilustração que postei na pagina anterior.
os motores são todos diferentes uns dos outros um deles tem o código: 23LM-C001 o outro, 23LM-C004, e o último tem o código 23LM-K005-20, os dois primeiros tem 6V/fase e 1,2A/fase e o outro tem 7V/fase, mas não diz a corrente, e também não tenho certeza do torque de cada um li em alguns lugares que o primeiro tem 5,5kg de torque em outro li que tem 6kg.. e por ai vai, como é um motor antigo não encontrei nada no Pai dos burros (Google) a respeito destes motores; alguem pode dar uma luz? e escalrecer se eles podem ser usados neste projeto que estou querendo fazer.
Obrigado galera !!!
Abraço a todos !!!
-
Olá salsicha.
Olhe nos tópicos relacionados a MOTORES que você vai encontrar bastante coisa sobre o que você quer saber a respeito desses motores.
Abraços.