Autor Tópico: Preço de eixos e fuzos  (Lida 48779 vezes)

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asv

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #195 Online: 20 de Setembro de 2007, 10:35 »
Fabio, Eu cotei la, mas fiquei com receio devido alguns comentarios do lolata sobre a qualidade, apesar que se nao me engano voce gostou ne?

[]'s
Alexandre

Offline F.Gilii

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #196 Online: 20 de Setembro de 2007, 10:43 »
Alexandre,

Eu uso estes fusos e não tenho queixas...

Infelizmente não conheço mais nenhum outro fornecedor.

Me parece que tem um cara no ML que está oferecendo fusos em inox importados do Japão, mas confesso que não conheço, portanto não posso opinar se vale a pena ou não.

asv

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #197 Online: 20 de Setembro de 2007, 12:34 »
Fabio, eu vi esse fuso la no ML mesmo, ele tem 23" que bem proximo do que eu estou precisando, pois estou comprando trilhos de 520mm mais o diâmetro dele é de 0.375" ai da quase 10mm, achei que ele seria finos o que voce acha?

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Alexandre

Offline F.Gilii

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #198 Online: 20 de Setembro de 2007, 13:31 »
Alexandre,

Não sei o que dizer - penso que se o vão livre é muito grande e o fuso relativamente fino, ele pode flambar com o próprio peso, e isso pode trazer algum inconveniente com relação à velocidades máximas de giro do fuso, pois se eles estiverem levemente empenados e/ou as usinagens nas extremidades fora de centro, ele irá vibrar e poderá até causar a parada do motor de passo (por efeito desta vibração em altas velocidades)...

asv

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #199 Online: 20 de Setembro de 2007, 14:42 »
Alexandre,

Não sei o que dizer - penso que se o vão livre é muito grande e o fuso relativamente fino, ele pode flambar com o próprio peso, e isso pode trazer algum inconveniente com relação à velocidades máximas de giro do fuso, pois se eles estiverem levemente empenados e/ou as usinagens nas extremidades fora de centro, ele irá vibrar e poderá até causar a parada do motor de passo (por efeito desta vibração em altas velocidades)...

entao seria melhor usar os fuso da ATI que sao 16mm mesmo eles sendo feito de uma aco  mais mole que o do ML?

Offline F.Gilii

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #200 Online: 20 de Setembro de 2007, 15:37 »
Alexandre,

Eu acho um pouco difícil quantificar ou discorrer sobre possíveis vantagens ou desvantagens entre usar um fuso em aço inox (do ML) e em 1045 (da ATI)...

Se for para levar a ferro e fogo, digo que o de 1045 é mais adequado porque se trata de um aço para construção mecânica, enquanto que o outro não, pois apesar de estarem dizendo ser de inox, que tipo de inox? 304? 316?

Mais duro??? qual a dureza dessa barra de inox e da barra em 1045?

A expressão aço inoxidável, como é usualmente conhecido, nos dá uma idéia de um material que não se destrói mesmo quando submetido aos mais violentos abusos.
Na verdade este tipo de aço não é eterno e sim apresenta geralmente uma maior resistência à corrosão, quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo. Apresenta também uma maior resistência à oxidação a altas temperaturas em relação a outras classes de aços, quando, neste caso em particular, recebe a denominação de aço refratário.

A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve principalmente a presença do cromo, que a partir de um determinado valor e em contato com o oxigênio, permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais.

Usando-se uma porca em latão, em bronze fosforoso ou mesmo em PTFE, o coeficiente de atrito será semelhante tanto para o 1045 como para o Inox, portanto não vejo diferenças assim tão grandes que apontem uma direção clara...

Como diferencial, penso que as de inox que são oferecidas no ML tem o limitante do comprimento pelo preço, enquanto que as barras da ATI tem 2 metros de comprimento...

Offline Brenck

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #201 Online: 20 de Setembro de 2007, 18:15 »
Fábio,

Sei que tem pouco a ver com o assunto mas dos aço 1010... 1020... 1045... qual é mais resistente a corrosão? é o 1010? Ou outra liga dos aços sem ser inox... e não tão caro quanto, quais são bons e resistentes contra ferrugem? Consequentemente eles são de maior dificuldade de usinagem assim como o inox? ou nada a ver...?

Obrigado

Offline F.Gilii

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #202 Online: 20 de Setembro de 2007, 19:17 »
Brenk,

Generalizando um pouco, posso dizer que os aços (ao carbono) são divididos em três grandes categorias:
Baixo, médio e alto carbono.

Para explicar um pouco melhor, teremos de voltar para trás um pouco, e começarmos falando do "ferro gusa", que é a primeira etapa da fabricação de um aço.
O ferro gusa é o material de base de todos os aços, e partirmos para uma segunda etapa, onde certos componentes serão adicionados ao ferro gusa, e outros serão suprimidos, obteremos então a grande família dos aços, dos mais rígidos aos mais estampáveis...

O Carbono é o principal elemento endurecedor em relação ao ferro. Outros elementos, como o manganês, o silício e o fósforo, participam igualmente do ajuste do nível de resistência do aço.
Há ainda outros elementos que entram na brincadeira, como o cromo, vanádio, níquel, molibdênio, e outros metais

A quantidade de Carbono define sua classificação: o baixo carbono possui no máximo 0,30% do elemento; o médio carbono apresenta de 0,30 a 0,60% e o alto carbono possui de 0,60 a 1,00%.

Baixo carbono: é um aço que possui baixa resistência e dureza e alta tenacidade e ductilidade.
É usinável e soldável, além de apresentar baixo custo de produção.
Geralmente, este tipo de aço não é tratado termicamente.
Aplicações: chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, construção civil, pontes e latas de folhas de flandres.

Médio carbono: possui maior resistência e dureza e menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono.
Apresentam quantidade de carbono suficiente para receber tratamento térmico de têmpera e revenimento, embora o tratamento, para ser efetivo, exija taxas de resfriamento elevadas e em seções finas.
Aplicações: rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas, que necessitem de elevadas resistências mecânica e ao desgaste e tenacidade.

Alto carbono: é o de maior resistência e dureza. Porém, apresentam menor ductilidade entre os aços carbono.
Geralmente, são utilizados temperados ou revenidos, possuindo características de manutenção de um bom fio de corte. Aplicações: talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.

Como vê, os aços 1010 (0,1% carbono), 1020 (0,2% carbono) pertencem ao grupo dos aços de baixo carbono.
Um aço 1045 (0,45% carbono) já é considerado um aço de médio carbono. e já ganha certas características mais sofisticadas...

Já um aço dito "inoxidável" é uma liga de ferro-cromo (basicamente falando, mas há também ligas com níquel e molibdênio) que se comparado a um aço "comum" tem propriedades físias e quimicas superiores não só em certas características mecânicas como dureza e resistência, mas também na resistência à oxidação...

A explicação sobre as diferenças não é assim simplista, pois os aços tem outras características que devem ser conhecidas, mas acho que isso acima já é suficiente para começar a compreender algumas diferenças...

As diferenças também estão na forma que os átomos estão organizados e combinados em suas estruturas moleculares, bem como a forma que certos componentes interagem com estas ligações, e estudos sobre os inoxidáveis revelam que há pelo menos 5 grandes divisões:
Martensíticos, Perlíticos, Ferríticos, duplos (ou duplex) e endurecíveis, mas aí é outro papo ;)

Offline F.Gilii

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #203 Online: 20 de Setembro de 2007, 19:20 »
Brenk,

Então para encurtar :)

Existem aços ao carbono ("não" inoxidáveis) com certa resistência à oxidação, mas são aços ligados, caros de conseguir e muitas vezes raros...

Não tem para onde correr :)

Offline Brenck

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #204 Online: 20 de Setembro de 2007, 20:55 »
Muito obrigado pela aula Fábio.

Ahhh e eu achando que se eu comprasse um 1010 ele aguentaria mais a ferrugem do que um 1045... e eu ainda pagaria barato rindo do inox...rs...

Mas então para eu tentar achar um aço sem ser inox que resiste um pouquinho mais a ferrugem do que os aço carbono é só procurar uma liga que possua cromo nela? Claro se sair bem mais barato que inox né se não ai não compensa mais....rs

Obrigado

Offline vnconrado

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #205 Online: 11 de Outubro de 2007, 08:18 »
Não querendo por mais lenha nessa fogueira, também comprei desses fusos na ATI e não sentí nenhum problema no uso e manuseio...

Durante o torneamento, percebí que é realmente um pouco macio - provavelmente uma liga de material realmente diferente do que estamos acostumados a encontrar por aqui, mas não diria que é imprestável...

No caso de se fabricar uma porca, o caboclo deve se preocupar com o diametro interno da porca, que deve ser um pouco maior que o núcleo da rosca.

Este fuso (e sua porca) seguem uma norma construtiva DIN 103

Olá, Fábio.

O que quer dizer esta norma DIN 103? Estou perguntando, pois estou quase comprando o fuso trapezoidal da ATI, mas gostaria de uma opinião mais segura com relação à sua qualidade.

Obrigado.

Vinícius.

Offline F.Gilii

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #206 Online: 11 de Outubro de 2007, 20:52 »
Vinicius,

Norma DIN é uma norma Alemã de construção mecânica e os fusos da ATI são fabricados seguindo esta norma.

As vantagens de se obter peças feitas sob certas normas conhecidas é que há "intercambiabilidade" - por exemplo quando voce compra um parafuso para uma porca que você já tenha, provavelmente voce está comprando um parafuso que não foi feito pelo mesmo fabricante da porca,mas por causa da norma construtiva, eles se encaixarão.

É o caso do fuso da ATI - pode-se a qualquer momento comprar por exemplo uma porca para este fuso, e se a porca for feita conforme o desenho normalizado DIN 103, ela se ajustará ao fuso sem maiores problemas...

Offline Ramede

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #207 Online: 11 de Outubro de 2007, 23:59 »
Vinicius,

Norma DIN é uma norma Alemã de construção mecânica e os fusos da ATI são fabricados seguindo esta norma.

As vantagens de se obter peças feitas sob certas normas conhecidas é que há "intercambiabilidade" - por exemplo quando voce compra um parafuso para uma porca que você já tenha, provavelmente voce está comprando um parafuso que não foi feito pelo mesmo fabricante da porca,mas por causa da norma construtiva, eles se encaixarão.

É o caso do fuso da ATI - pode-se a qualquer momento comprar por exemplo uma porca para este fuso, e se a porca for feita conforme o desenho normalizado DIN 103, ela se ajustará ao fuso sem maiores problemas...

   Gilli , quanto ao material dos fusos da ATI ,  são mesmo 1045 ?


Offline F.Gilii

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #208 Online: 12 de Outubro de 2007, 03:10 »
Ramede,

Eu fiz uma pequena pesquisa sobre este aço, pois também suscitou alguma duvida em outros colegas.

Primeiro achei a norma sobre a qual o fuso é fabricado, mas estou na dúvida quanto a encontrar um equivalente para as normas que estamos acostumados...

O fuso Italiano usa uma norma chamada UNI 4838-80, e a liga do aço é 9SMnPb 23/36 - basicamente é um aço de "corte livre" laminado e trefilado, e que contém chumbo em sua liga...

Há uma equivalência de norma para DIN 1651 usada na Alemanha, e para uma norma SAE/ASTM C1117 ou C1137

Como em sua liga aparece o Chumbo (Pb), acredito que trata-se de um aço relaminado ligado, que pode levar adição de elementos de liga tais como Niquel, Cromo, Molibdênio, Titânio, Vanádio, Boro, Chumbo, etc...

No caso específico do Chumbo, este elemento ajuda com uma excelente usinabilidade do material, pois o Chumbo se mistura de forma homogênea e fina na estrutura.

Talvez por isso que o Lolata achou que o aço foi fácil de usinar, assim como eu também achei...

O acabamento dele apesar de muito bom e liso não tem brilho - talvez pela presença do Chumbo...
« Última modificação: 12 de Outubro de 2007, 03:40 por fgilii »

Offline vnconrado

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Re: Preço de eixos e fuzos
« Resposta #209 Online: 12 de Outubro de 2007, 08:52 »
Olá, Fábio.

Você me convenceu. Para um indivíduo como eu, que não entende quase nada de materiais (não sou engenheiro, sou contador), tenho que admitir que suas explicações foram muito mais que o suficientes para mim. Só me restar agradecer pela boa vontade em compartilhar seus conhecimentos.
No início da semana, irei encomendar os ditos fusos trapezoidas.
Antes de encerrar esta mensagem, gostaria de pedir-lhe um conselho... Após passar meses fuçando este fórum, de onde devo começar, finalmente, a minha máquina? Creio que é uma pergunta pertinente, uma vez que é bem melhor se aconselhar a quem já tem experiência antes de começar a quebrar a cabeça com experimentações desnecessárias, não acha?

Um abraço.

Vinícius.

PS.: Se achar conveniente, poderia desviar esta mensagem para o tópico apropriado.

 

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