Sandro,
Em relação aos eixos, há que se atentar para alguns detalhes como acabamento e dureza superficial...
Quanto melhor for o acabamento (rugosidade baixa), melhor será o deslisamento da bucha e menor será o poder abrasivo deste contra a bucha
O material do eixo também teria alguma influência no deslizamento, mas mais na resistência mecânica, e o Inox pode ser usado sim, pois ele é bem tenaz...
Em relação ao material para as buchas, existe uma infinidade de tipos e suas variantes, mas poderemos dizer que em geral os nylons são mais "duros", e os teflons são mais "macios"...
Os nylons são mais adequados a um tipo de bucha ou de castanha, onde a geometria e as tolerâncias deverão ser mais "apertadas", mas em compensação o coeficiente de atrito do nylon é um pouco maior que se comparado ao teflon...
O nylon é mais adequado a grandes cargas e mais força ou mais torque no seu acionamento
Já o Teflon tem menos resistêcia mecânica, é mais macio tanto para se trabalhar como na sua utilização, mas tem um excelente coeficiente de atrito.
Existe uma característica que nunca encontrei uma palavra adequada em Português, que se chama "stick/slip", que é um fenômeno de "adesão" decorrente do atrito normalmente encontrado entre dois materiais usados numa montagem em deslizamento, como entre eixo e bucha.
Explicando de forma bem simples, é uma adesão da bucha no eixo, e que atrapalha a movimentação suave, e normalmente se sente quando se aplicam pequenios esforços ou pequenas velocidades, que são nosso caso!!!
A bucha "anda e pára" em "tranquinhos" o que pode arruínar alguns trabalhos...
O teflon sofre menos desse fenômeno - o nylon mais...