Autor Tópico: Problema com eixo Y usando correia  (Lida 2227 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline felipemuniz

  • Novato
  • *
  • Posts: 2
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: São Bernardo do Campo - SP
  • Nome:: Felipe Muniz
  • Profissão: Desenvolvedor
Problema com eixo Y usando correia
« Online: 01 de Setembro de 2013, 13:45 »
É meu segundo experimento com CNC. Da primeira vez a uns meses atrás tentei fazer um CNC para fresar, porém não tive sucesso e deixei pra lá, pois vi que seria mais difícil do que parecia.

Bom, dessa vez, comecei com um projeto bem menos ambicioso, que é um simples plotter, para desenhar em papel e PCB. Desde minha primeira tentativa, li bastante sobre o assunto, o que me ajudou muito a chegar até onde eu cheguei agora com esse segundo projeto. Estou a cerca de uma semana trabalhando nesse plotter, e bom, já consegui alguns resultados, mas ainda tenho alguns problemas, e irei descrever eles a seguir, e também o mecanismo em sí.

Peguei como base uma impressora Epson antiga, dessas de tinta mesmo. Primeira coisa que notei foi que os motores eram bipolares, e bom, eu até gostaria de te-los mantido no projeto, mas o único CI controlador que eu tenho em mãos é da própria impressora, LB11847, e que parecia ser até possível usa-lo como driver, mas a unica forma que encontrei seria usando um Arduino (http://junkplusarduino.blogspot.com.br/p/svg-image-plotter.html), e nem mesmo tenho um em mãos, alem disso, acho que assim seria mais difícil de enviar o projeto para ele, porem posso estar errado. Se alguém souber uma forma de usar esse CI como driver, utilizando a porta paralela como saída de dados, compartilhe.

Certo, então sendo assim, como eu já tinha alguns motores unipolares 5 fios em mãos, usei eles, por inclusive o tamanho deles eram semelhantes aos dos bipolares, e não necessitaram de tanta adaptação. Apos adaptar os dois eixos com esses motores, fiz os drivers com MOSFET IRF630, ao invez de transistores bipolares, isso porque, utilizando esses mosfets, elimino necessidade de isolar a porta paralela utilizando outros componentes já que convenientemente os mosfets já tem o GATE isolado por sí só. Apos algum tempo já pude ter os dois eixos funcionando. Para controle das portas, utilizei o TurboCNC em conjunto com VMWare 9 com Windows 98 instalado, funcionou melhor até que um computador real.

O eixo Z eu fiz utilizando solenoide, controlando usando o pino 1 da paralela, e eixo Z no TurboCNC em modo Passo/Dir, e obviamente, pino 1 como direção.

Agora, apos todo esse trabalho, me restou calibrar os eixos. Fiz isso cuidadosamente, e até que obtive uma precisão excelente, talvez não completamente correta, mas o suficiente para testes.

Mas, nem tudo foi como eu esperei. Nos primeiros testes, já percebi um problema: o eixo Y.
O que acontece é que o eixo Y esta dando muitos "trancos" enquanto esta desenhando algo, mas porque?
Após observar por um tempo, percebi que ele só faz isso quando a velocidade é muito baixa, ou seja, a mesma velocidade que ele precisa ter quando vai desenhar, principalmente pequenas curvas, etc.

Dai então me toquei que a escala que tive que usar para o eixo X foi umas 10 vezes menos do que a do Y. E porque isso?
Bom, o eixo X move uma engrenagem, que move um rolo, que puxa pra trás e pra frente o placa/papel, já o eixo Y, move diretamente uma correia dentada, que move o carrinho onde está o eixo Z. Então, exatamente por isso que a escala e maior, e dai, a menor velocidade do eixo X sempre é muito maior que a do Y, e por isso que o eixo X não da trancos, e o Y da. Eu acredito que os trancos sejam inevitáveis para motores unipolares 5/6 fios em velocidades tão baixas quanto meu eixo Y esta precisando usar.

Não tenho completamente certeza disso, por isso tive o cuidado de relatar tudo aqui.

Porém se eu estiver certo, resolvi o mistério? Sim, e não. E por que? Bom, porque eu não tenho nenhuma ideia de como colocar uma engrenagem nessa correia, uma vez que precisaria de adaptações onde precisaria de peças metálicas, engrenagens sob medida, e afins, coisas que eu não tenho como fazer sem ferramentas que no minimo me custaram muito para ter.

Mas sera que existe outra solução que eu estejá deixando passar? Preciso de auxilio aqui. Mas não esqueça que é apenas meu segundo projeto CNC, e o primeiro que vem dando pelo menos algum resultado, e ainda tenho poucos recursos também.

Não sou engenheiro, nem técnico formado, e trabalho principalmente com eletrônica clássica (principalmente dispositivos valvulados) e informatica, e procuro meios de facilitar meu trabalho em geral utilizando CNC, e porque não, aprender com essas lindas maquinas também.

Obrigado desde já.
Saudações.


Offline felipemuniz

  • Novato
  • *
  • Posts: 2
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: São Bernardo do Campo - SP
  • Nome:: Felipe Muniz
  • Profissão: Desenvolvedor
Re:Problema com eixo Y usando correia
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2013, 13:57 »
Não achei o botão editar, por isso estou postando separado.
Aqui segue as tela de configuração dos eixos.


 

/** * */