Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Movimentação em Geral => Tópico iniciado por: marcelowood em 22 de Maio de 2014, 15:20
-
Estou projetando uma router nova (2000x2000) e gostaria de saber se alguém já optou por utilizar uma cremalheira central ao invés de duas laterais para movimentar o pórtico? Pensei nessa opção creio que diminua a margem de erro de montagem e sincronização.
Basicamente seria uma uma chapa ligando as duas laterais do pórtico com o sistema de redução e pinhão engrenado em uma cremalheira fixada no centro da estrutura base. A mesa ficaria "flutuando" sobre essa chapa.
Alguém já viu algo parecido? Será que tem algum inconveniente em relação ao sistema padrão de uma cremalheira de cada lado?
Att
Marcelo Wood
-
Olá amigo,tudo bem? :)
Isso somente daria certo em máquinas pequenas, visto que já fiz uma máquina com área útil de 1900x1400 e não fui feliz! :'( . da torção quando e exigido força pelas laterais da máquina...Dai os trabalhos não saem certos!.
Quanto ao desalinhamento quando se coloca duas cremalheiras, somente fica-se propenso a isso(torção) quando se usa um motor de passo para cada extremo da máquina, ou seja:cada um em conjunto com uma cremalheira...Mas se resolve isso facilmente! basta somente colocar um eixo acionando os dois pinhões que vão sobre a cremalheira e um único motor de passo movimentando-o...
Importante lembrar-lhe!:somente se faz necessário o uso de duas cremalheiras no eixo"Y",visto que a distancias das guias são grande um da outra, algo que não acontece no eixo"X" ...
Um grande abraço!
Att:Robinho :)
-
Obrigado Robinho;
Eu tinha essa preocupação mesmo, foi bom que você compartilhou sua experiência, sendo assim vou partir nesse conceito de um motor movendo o eixo com dois pinhões nas pontas. Realmente parece ser mais robusto, vou utilizar um motor de 42kgf com uma relação de 2,5 para o eixo maior (Y). No X vou utilizar um motor de 42 kgf tb porem com uma relação menor, acho que 1,5.
Valew pelas dicas!!
Abs