Autor Tópico: Motor Tuning  (Lida 3466 vezes)

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Offline Everton De Paula

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Motor Tuning
« Online: 04 de Setembro de 2013, 21:09 »

Amigos,

Podem ajudar a ver se tem algum "crime", algo obviamente errado? A velocidade do Y está baixa porque na hora de afinar as medidas, o mach ajustou assim, mas vou aumentar para ficar igual o X. Não entendo muito de motor tuning e ajustei assim para os primeiros cortes:

Eixo X - Servo Motor Delta 750w

http://imageshack.us/a/img69/5074/aehu.jpg
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Eixo Y com A escravo - 2 Servos Motores Delta 750w

http://imageshack.us/a/img854/2131/gvud.jpg
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Eixo Z - Servo Motor Delta 400w.

http://imageshack.us/a/img15/3714/lbig.jpg
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Offline F.Gilii

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Re:Motor Tuning
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2013, 08:45 »
Olha, posso estar errado, mas creio que o Mach3 ajuste apenas o deslocamento correto quando se usa a rotina de ajustes de deslocamento.

A velocidade máxima do eixo é relacionada à frequencia de Kernel selecionada e à quantidade de passos necessários para o deslocamento correto, então se por exemplo estivesse usando a menor velocidade de kernel (25Khz) e uma resolução muito alta, a velocidade máxima seria limitada mais baixa...

Olhando uma das imagens ví que a resolução está em torno de 85 passos/mm e isso me diz que poderia aumentar em muito a velocidade de deslocamento "teoricamente" (ainda mais usando servos) - mas não saberia dizer até onde poderia ir porque desconhecendo as características construtivas da sua criatura.

Por enquanto não vejo nada de errado aí :)

Offline RAranda

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Re:Motor Tuning
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2013, 09:01 »
No espaço "step - pulse", você precisa usar algo entre 1 - 5.

Vejo que para todos os eixos está "0".

Não sei existe muita relação, mas coloque o limite - 5.

É assim que eu uso aqui.

Abraços.

Rubens   

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Motor Tuning
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2013, 10:52 »
Tem uma função em alguns drivers de servos (creio que o da Delta tenha, quase certeza) em que o proprio driver executa uma serie de testes movimentando o eixo, depois ele te da os parâmetros otimizados, ai é só "copiar e colar" no mach 3.

Offline F.Gilii

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Re:Motor Tuning
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2013, 11:25 »
Tem uma função em alguns drivers de servos (creio que o da Delta tenha, quase certeza) em que o proprio driver executa uma serie de testes movimentando o eixo, depois ele te da os parâmetros otimizados, ai é só "copiar e colar" no mach 3.
No caso da Delta, é um "autotunning", mas na verdade não se aplica dessa maneira (para o Mach3) pois estes ajustes são internos ao drive e servo.

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Motor Tuning
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2013, 12:23 »
Tem uma função em alguns drivers de servos (creio que o da Delta tenha, quase certeza) em que o proprio driver executa uma serie de testes movimentando o eixo, depois ele te da os parâmetros otimizados, ai é só "copiar e colar" no mach 3.
No caso da Delta, é um "autotunning", mas na verdade não se aplica dessa maneira (para o Mach3) pois estes ajustes são internos ao drive e servo.

Entendi... Na maquina que eu vi o cara ligava um cabo RJ no notebook e executava um programa, o eixo ficava se calibrando pra la e pra cá, depois o cara copiava os dados de aceleração e velocidade e colava no mach3.

Offline F.Gilii

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Re:Motor Tuning
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2013, 16:13 »
Pode ser, mas acho estranho, porque à princípio pode não ter relação nenhuma entre os programas... caso típico - o servo tem uma redução entre ele e o movimento a ser feito, e no Mach3 se escolhe a resolução que se quer deslocar.
No drive de servo deve-se usar uma redução eletronica para compensar estes desvios e acertar o deslocamento pelo drive e não pelo Mach3...

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Motor Tuning
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2013, 20:04 »
Eu nunca fiz, mas ate onde eu vi, os dados obtidos pelo programa de tunning do driver são em rotação e inercia "sentida" pelo servo. Ai é só transformar os dados de velocidade e aceleração de polar para linear.

Offline Everton De Paula

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Re:Motor Tuning
« Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2013, 13:26 »
Obrigado pelas boas respostas.

A máquina Fábio, é uma CNC inspirada em uma amarela que vc construiu.

Fiz esse video na primeira usinagem "oficial" dela apesar de estar faltando fixar alguns fins de curso, fazer um sistema bom de aspiração e os batentes do perfil do pórtico para evitar vibração (que coloquei essa semana mas não estão no video).

CNC First Cuut


São servos de 750W com redução planetária 10:1.

Eu não tenho muito medo de aumentar a velocidade dos servos. Tenho mais medo é das fresas não suportarem. Estou na busca de fresas para cortar a madeira (cortes 2d mesmo) em alta velocidade.

É obrigatório ter alguma relação entre o passos/mm e a velocidade?
Qual relação seria boa? Se eu tiver com uma velocidade de 10.000, o que eu poderia jogar no passos/mm? 100, 500, 1000?

Agradecendo sempre a essa disponibilidade de todos de passar conhecimentos valiosos.




Offline Everton De Paula

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Re:Motor Tuning
« Resposta #9 Online: 07 de Setembro de 2013, 13:39 »
Eu percebi uma relação, depois de fazer essa pergunta.
Eu não consigo por exemplo, colocar uma velocidade de 10k e deixar o pulso em 200.
Para 10k de velocidade, o máximo de pulso que consigo colocar é 150.

Vou tentar aplicar essa configuração nos eixos na segunda (não tô no galpão).

http://img191.imageshack.us/img191/711/xhqn.jpg
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Offline minilathe

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Re:Motor Tuning
« Resposta #10 Online: 07 de Setembro de 2013, 17:45 »
Eu percebi uma relação, depois de fazer essa pergunta.
Eu não consigo por exemplo, colocar uma velocidade de 10k e deixar o pulso em 200.
Para 10k de velocidade, o máximo de pulso que consigo colocar é 150.

Vou tentar aplicar essa configuração nos eixos na segunda (não tô no galpão).

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Motor Tuning


Para determinar uma curva de aceleração ideal você (seu software - Mach3) precisaria ter um feedback da posição do motor ou da própria velocidade. Como acho que não é o caso, o Mach3 "chutou" uma curva para sua CNC.

É importante perceber que a curva de aceleração é limitada (ou definida) e é uma restringida por:
(1) A mecânica e o porte de sua máquina (inércia) e atritos, que demandam (consomem) a potência do motor.
(2) A potência do motor.
(3) A eficiência do driver, como você está usando servos e driver adequados, imagino que cada servo envie um sinal de posição (ou velocidade) ao driver. Além disso, se a sintonia do controlador de velocidade (o ajuste dos parâmetros P, I e D do controlador interno ao driver) não for agressiva o suficiente, a posição não será atingida ao longo da curva de aceleração.

Ou seja, o seu sistema (mecânica + motor + driver) não consegue atingir a "meta", de controlar a posição. Por outro lado, se a curva do Mach3 for menos agressiva, talvez o seu sistema consiga acompanhar a mesma.

Offline Everton De Paula

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Re:Motor Tuning
« Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2013, 11:04 »

Obrigado minilathe, vou me atentar para isso e experimentar algumas curvas menos agressivas.

 

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