Bom dia, Fábio e Jorge, tudo bem com vocês?
Então, eu tenho o domínio de envio de comandos de configuração para a porta LPT1 e mesmo USB... já trabalhei com alguns periféricos... O que os softwares enviam, mesmo em Assembler ou linguagem C++, são caracteres como por exemplo #27'a', #13'3'444' que, são enviados a uma frequência, controlada pelo software, afim que o motor tenham certo comportamento no eixo X e Y imaginário... E, po outro lado... o programa fica "escutando" a porta USB ou LPT1, tendo o resultado da leitura do comportamento da máquina, cujo equipamento envia sobre seu status...
O motor que vou fazer testes é o SM1.8-E8590-MN... Eu não achei um manual deste equipamento... Mas, acredito que, é "aberto" para desenvolvedores, ter tipo de um SDK "Software Development Kit"... que, quem eventualmente se aventurar, possa enviar comandos para ela..
Por exemplo, impressoras matriciais tem no final de seu manual um apêndice com a lista de todos os comandos que a gente pode configurar ela, como: Tamanho do papel, deixar negrito, condensado, fonte draft, etc... e, estes comandos eu envio sem o "conhecimento" do Windows, ou seja, envio direto pela porta serial... ou mesmo LPT1...
O Mach 3, pelo que vi, funciona bem mas, o que ele faz internamente é enviar e receber comandos a porta (USB ou LPT1) e, estes comandos, estão numa "linguagem" que o driver entende, fazendo ele fazer determinada ordem... O que preciso, é destes códigos, uma tabela, com os comandos que são enviados por exemplo:
Eixo X rodando a 10 RPM: #13x10
Eixo Y rodando a 30 RPM: #13y0
Algo assim...
Se vocês tiverem este manual, eu pego e, tento fazer uns testes... Acredito que eu possa conseguir... Depois, fazendo estes testes, eu leio uma tabela de códigos G e, interpreto linha a linha e envio comando por comando... É claro... uma coisa de cada vez, primeiro, preciso resolver o problema da comunicação..
Obrigado!