Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

SOFTWARES => Outros => Tópico iniciado por: kuala em 03 de Agosto de 2011, 08:06

Título: faca Oscilante
Enviado por: kuala em 03 de Agosto de 2011, 08:06
Ola a todos


Eu sei pesquisei muito antes de vir com este tópico e o que é certo é que o grande desafio de fazer uma faca oscilante n é pera doce, nem bebeda..

ora a grande questao que se coloca aqui é como é que faz com que a faca oscile 2mm e rode sobre um eixo, que tipo de mecanismo se deverá cosntruir para que tudo na perfeiçao,

é que tb ja pesquisei muito por essa internet fora e nada. pode ser ue haja alguem aqui que tenha visto um sistema desses a trabalhar e por dentro.

quanto ao corte tangencial penso que as duvidas fora todas tiradas, mas tangencial com oscilante, ja é outra historia n???

Hugo
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: Pilarski em 03 de Agosto de 2011, 08:24
Bom dia Kuala...

Essa tal faca oscilante é iso??

Faca Oscilante para Corte da VITOR CIOLA (http://www.youtube.com/watch?v=XyTzSySnx9A#)
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: C N C N o w ! em 03 de Agosto de 2011, 09:17
Hugo, nunca encontrei um projeto para construção de faca oscilante. Algumas possíveis idéias.

Comprar um conjunto comercial:

http://www.axyz.com/opt/primary.html (http://www.axyz.com/opt/primary.html)

Adaptar uma serra tico-tico

Adaptar um gravador como este:

http://www.dremel.com.br/ferramentas/gravador.html (http://www.dremel.com.br/ferramentas/gravador.html)

Construir, inspirado na serra ou no gravador.
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: Euclides Júnior em 03 de Agosto de 2011, 10:52
Hugo, nunca encontrei um projeto para construção de faca oscilante. Algumas possíveis idéias.

Comprar um conjunto comercial:

http://www.axyz.com/opt/primary.html (http://www.axyz.com/opt/primary.html)

Adaptar uma serra tico-tico

Adaptar um gravador como este:

http://www.dremel.com.br/ferramentas/gravador.html (http://www.dremel.com.br/ferramentas/gravador.html)

Construir, inspirado na serra ou no gravador.

A idéia do gravador Dremel pode descartar eu tinha um deste ele só vibra serve somente para gravações em superfícies de metal super frágil e a vida util dele e muito pequena, ja foi para o lixo.
Agora sobre a tico-tico acho que pode dar certo principalmente se for pneumática por parecer uma caneta e tem 10.000 rpm podendo analisar a  possibilidade de ser adaptada no local da spindle, eu comprei um como da foto por 94,00pilas

Abraços

Jr.
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: Euclides Júnior em 03 de Agosto de 2011, 11:22
Uma curiosidade
Caso de para adptar esta tico-tico em uma cnc para usa-la como um faca oscilante teria que colocar um 4 eixo para ela rotacionar conforme o video que o  marcos postou?
Jr.
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: kuala em 04 de Agosto de 2011, 10:19
Pois todas essa ieidas ja eu a tive, mas a grande questao é mesmo fazer uma coisa profissional funcional, sem chanatos tipo esses,

basicamente o meu cliente quer cortar pvc alveolar de 10 mm e cartao canelado, o que me leva a concluir que uma faca de corte tangencial funciona na perfeiçao, agora nao sei até que ponto é funcional com os materiais e expessuras em questao...
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: C N C N o w ! em 05 de Agosto de 2011, 07:34
Uma curiosidade Caso de para adptar esta tico-tico em uma cnc para usa-la como um faca oscilante teria que colocar um 4 eixo para ela rotacionar conforme o video que o  marcos postou?

Sim, é necessário o controle tangencial, o gume da faca tem que apontar sempre na direção do corte. Isto só é dispensável com facas muito pequenas e leves, direcionadas por excentricidade, como é o caso dos cortadores de vinil.
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: C N C N o w ! em 05 de Agosto de 2011, 07:43
A idéia do gravador Dremel pode descartar eu tinha um deste ele só vibra ...

O "só vibra" quer dizer que a amplitude das oscilações não é grande, comparada a uma serra, certo ?

Citar
serve somente para gravações em superfícies de metal

Não apenas metal, já usei em vidro, plásticos etc

Citar
super frágil e a vida util dele e muito pequena, ja foi para o lixo.

Quanto à vida útil não sei dizer, o meu é novo e usei pouco, mas não me parece "super frágil", acredito que serviria para serviço não muito pesado.

Citar
Agora sobre a tico-tico acho que pode dar certo principalmente se for pneumática por parecer uma caneta e tem 10.000 rpm podendo analisar a  possibilidade de ser adaptada no local da spindle, eu comprei um como da foto por 94,00pilas

Sim, acredito que as pneumáticas sejam mais robustas e me parecem viáveis, mas exigem um compressor ... e de modo geral as folgas dessas ferramentas, principalmente as mais baratas, costumam ser um tanto excessivas ...

Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: Euclides Júnior em 05 de Agosto de 2011, 08:20
Quanto à vida útil não sei dizer, o meu é novo e usei pouco, mas não me parece "super frágil", acredito que serviria para serviço não muito pesado.

Pode ser que dei azar com ele, comprei nos Estados Unidos um kit da retifica Dremel e o gravador veio junto, usei pouquíssima vezes e ele queimou a bobina, alias eu já desisti das maquinas dremel para serviços mais pesados, já queimei o induzido da que eu trouxe dos Estados Unidos e não achei pecas de reposição para o modelo aqui no Brasil ai comprei uma nacional já troquei o induzido desta e o controle de velocidade, foi por isto que coloquei a frase (muito frágil) acho que eles são mais para Hobby.
Como diz nosso amigo Gilli (esta e só minha opinião)
Abraços

Jr.
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: tchecnc em 06 de Agosto de 2011, 01:47
BOa noite pessoal

aproveitando o asunto, acho que a mecanica e simples mais oque fico intrigado e o software para
gerar os percursos para esta faca, X Y Z e facil mais e os angulos da faca ?

alguem tem ideia de qual programa pode fazer isso ?

ate

Luiz
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: jorge em 06 de Agosto de 2011, 03:31
 tchecnc

O proprio mach 3 faz isso , é só configurar o eixo (a) para tangencial

abraço
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: tchecnc em 07 de Agosto de 2011, 02:03
boa noite

desculpe a ignorancia mais e que sempre quiz testar isso mais nao tenho nem ideia de como
fazer isso, vc poderia me da um dica de como fazer esta configuracao ?

e se funciona tb no mach2

so tentando entender oque vc falou, seria mais ou menos asim
configurando o eixo da faca, ai ele faz os giros se baseando nos movimentos dos eixo x e y
por exemplo uma curva a esquerda, ai a faca vai girando acompanhando os dois eixo x e y
seria mais ou menos isso ?

valeu ate

Luiz

Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: jorge em 07 de Agosto de 2011, 15:12
tchecnc

isso mesmo , é só vc configurar um eixo como tangencial (a por ex) o mach3 faz o movimento automaticamente.

abraço
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: tchecnc em 07 de Agosto de 2011, 15:36
Nossa show o mach em, vou fazer esperienciar aqui, com o mach 2 e ai posto oque conseguir descobrir

em mais pensando aqui no caso vou precisar do X e Y e tb do Z ai no caso vou ter que aciona em um
vamos dizer quarto eixo mais ou menos isso ne

muito obrigado pelas ajudas

ate

Luiz
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: kuala em 08 de Agosto de 2011, 07:08
Jorge

E a quanto à entrada e saída da faca, por exemplo em anglos de 45º e menos??? a faca levanta. não, por certo teremos de abrir os segmentos de recta todos e fazer no programa varias linhas, como é que isso funciona ao certo??

Hugo
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: F.Gilii em 08 de Agosto de 2011, 20:10
Creio que dependa de algums ajustes no programa de controle...o Mach3 tem esta previsão de ajuste se não me engano
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: kuala em 11 de Agosto de 2011, 05:35
entao propriamente onde se configura o Eixo A para Angular, quais sao os passos.

Obrigado
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: Pilarski em 05 de Março de 2012, 18:20
Pessoal,

Pesquisando por faca oscilante no forum encontramos varios topicos com o mesmo título, li alguns mais me parece que ninguem finalizou uma maquina dessas.

Teve ideias para adaptar uma tico-tico, outra pneumatica...enfim, gostaria de saber se alguem chegou a finalizar um projeto desses ou teria algumas fotos mais declaradas de como se fabricar um cabeçote desses para gerar esse movimento oscilante.

Abraços.
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: Pilarski em 05 de Março de 2012, 18:21
Seria para corte de tapetes e/ou capachos personalizados.
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: tchecnc em 12 de Setembro de 2012, 17:49
Boa tarde pessoal do Guiacnc

bolei uma mecanica simples para fazer testes para cortar tapete, fiz uma mecanica com um motor de passo de
15 kg cm, com reducao por polias, e o sistema para vibracao da faca usei um motor de maquinas de vidro eletrinoca de carro
da Bosch, para vibra, com um ecentrico no eixo dele. creio que ira funcionar, pelo que asistir varios e varios videos na net,

Oque eu precisava era de uma ajudinha para configurar o eixo tangencial no mach 2 ou no 3, se o 2 nao funcionar,
ja olhei no mach 2  e nao vi nada sobre eixo tangencial, e no 3 nao sei bem onde seria isso, se tivesse alguem que tenha ideia
posso ate pagar pela informacao.

e logicamente funcionando a minha esperiencia vou passar pro pessoal aqui como fiz e como fazer. a mecanica e ate simples
oque nao tenho ideia e a configuracao para ela funcionar no mach, para ela interpretar o movimento dos eixo X e Y.

falou galera !

Luiz
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: gazequipamentos em 22 de Janeiro de 2013, 15:36
Pessoal,
Este é meu primeiro Post, e aproveito para me apresentar.
Sou Guilherme, e trabalho com talhação.
Minha idéia seria uma máquina dessas para ajudar na talhação das peças.
Já li muito à respeito, e a maioria das dúvidas já foram tiradas.
Irei abrir um tópico para meu projeto, mas antes disso, gostaria apenas de uma opinião/informação.
Na "entrada" da faca  na peça, esse apunhalamento, funciona em função do ângulo de entrada da faca, ou tem algum outro segredo?
Obrigado, e abs.
Guilherme
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: F.Gilii em 24 de Janeiro de 2013, 11:40
Sim, o software de controle de máquina é quem decide quando e como a faca irá esterçar...

Dependendo do angulo formado entre as linhas das duas uma - ou a faca faz a curva sem sair do tecido ou a faca sai, acontece o esterço e a faca apunhala de novo na nova direção e assim por diante.
Título: Re:faca Oscilante
Enviado por: gazequipamentos em 02 de Maio de 2013, 10:45
Bom.. voltando...
A parte do cabeçote está quase pronta, um problema a menos, assim que estiver pronta, eu posto aqui..
O outro problema agora, que está dando mais dor de cabeça, seria o berço onde vai o tecido...
Não consigo encontrar aqueles Pads plásticos.... alguém tem uma idéia sobre o que poderia fazer para substituir?
Obrigado