Mestre Jorge, boa noite.

Se eu também não me equivoquei com o meu tosco inglês, eu concordo com a opnião dos amigos foristas
fgilli e
marcomartim quanto a essa "nova padronização" não dar lá muito certo, ou certo de forma alguma.
Vejo que a maior parte dos usuários experientes em programação cnc preferem utilizar como base para seus programas o padrão ISO, e não Fanuc, Mazatrol ou Heidenhain nativos (cito-os como exemplos).
Me lembro de quando programava CNC que o "diferencial" de um determinado software de programação CAM era ter o pós processador para tal comando, existiam centenas de pós processadores e isso era um terror no período de implantação de máquinas ou aprendizado pois eram necessários ajustes nos pós e isso por sua vez gerava custo, e hoje é mais comum usar padrão ISO e acertar um cabeçalho ou criar uma rotina especial, nada mais.
Com isso quero dizer que mesmo que exista um novo padrão de programação para CNC´s que integre fresadoras, tornos, routers, ploters, robos ou seja lá qual máquina CNC que exista, a possibilidade de não "vingar" é muito maior do que de dar certo, como o amigo
marcomartim diz em seu post.
Hoje eu não acho que seja algo interessante a dita "padronização de linguagens".

Um detalhe que me chamou atenção no ano passado com um professor de tive na faculdade.
Ele diz que existe um erro muito básico dentro da álgebra que é o mau uso da vírgula (,) e na época ele citou justamente a demonstração no espaço R³ que x, y e z separados por vírgula (,) vira uma bagunça, cito o exemplo dele.
Seja no espaço R³ (23,4,5,11,6) o ponto central de uma esfera.
Daí ele pergunta ... qual é este pondo no espaço? qual é o valor de cada coordenada X, Y e Z? X=23, Y=4,5 e Z=11,6? ou seria X=23,4, Y=5,11 e Z=6?
Bagunçou né ? pois é ... ele pediu em uma tese que fosse discriminado o uso da vírgula e trocado para ponto e vírgula (

para a separação das coordenadas. Então o exemplo acima ficaria a prova de falhas (23,0;4,5;11,6), então agora sabemos quem é realmente X, Y e Z sem possibilidade de falhas.
No espaço CNCístico me lembro que alguns formatos adotam o separador decimal a vírgula (,) (o comando Acramatic se não me engano) outros o separador é o ponto (.) (também se não me engano o comando Mach9 separa-se demais por ponto).
Agora se esta menção foi feita por este professor a quase 2 décadas, porquê será que essa idéia não vingou?Vários fatores seguram esta mudança.

Espero ter conseguido me expressar claramente.
abrax!