Caro Rubens, como vai?
Seu programa é excelente.
Sempre usei o isis p/ gerar pequenos pcb, mas nunca experimentei fresar os arquivos gerados, noralmente eu usava o eagle, mas como meu filho de 11 anos está interessado em simular circuitos estou fazendo junto com ele pequenos circuitos no isis e gerando o aqruivo pcb com o ares, lá nós geramos um arquivo bmp com a resolução de 600dpi em monocrome, abrimos no pcitogcode e tudo se da perfeitamente, só fique com dúvidas na tela de detectar perfuração.
eu seleciono o numero de furos existentes na palca, só que qdo clico em capturar furos ele cria furos laterais
Veja na imagem em anexo.
Eu tb postei a imagem otimizada na qual não aparecem os possiveis pontos de detecção.
Qual seria uma configuração padrão p/ detecção?? igualo o furo da placa com o furo da cx de seleção?
Abraços
Sanches
Olá Sanches, como vai?
Fico feliz que meu software lhe seja útil!
Estou trabalhando no manual do aplicativo, mas como ainda não esta pronto quem tiver alguma duvida estarei a disposição para esclarece-la aqui no Forum!
Para que vc entenda para que serve os controles da tela de detecção dos furos é necessário entender como funciona a detecção.
O reconhecimento dos furos em uma imagem é uma coisa bem complicada de se fazer por isso não existe uma garantia de 100 % de detecção. Por exemplo se existir algo escrito na placa que contenha a letra “i” como poderíamos diferenciar o pingo do i de um furo?
Para evitar esses falsos positivos de detecção são feitas três verificações e cada uma delas tem uma regulagem.
Primeiro o aplicativo faz uma varredura por toda a imagem (vetorizada) a procura de áreas tão pequenas quanto um furo possa ser que é regulado pelo primeiro controle “Tamanho do furo”. Quanto mais para a esquerda esta esse controle menor tende a ser a área do furo e ao contrario para a direita. Algo entre 0 e 2,5mm.
Quando encontra essa área faz uma segunda verificação para detectar se em volta desse furo existe área cobreada e até qual distancia máxima do furo. Isso pode ser regulado no segundo controle “Área livre”.
Uma terceira verificação é feita para descobrir se onde esta o furo é uma ilha. O software faz isso verificando se existe uma distancia minima entre o furo e a borda externa.
Esses três controles tem que ser regulados de forma empírica para que de um melhor resultado na detecção.
Quando abrimos a tela os controles são posicionados automaticamente em 50 %. Existe uma imagem ao lado dos dois últimos controle que demonstram a proporção entre o tamanho do furo e a área da ilha que deve ser detectado.
Portanto os controles não tem nada a ver com a quantidade de furos como mencionou. E como mostra a imagem que mandou a regulagem do primeiro controle “Tamanho do furo” esta em zero o que significa que o software pode detectar furos de tamanho zero por toda a placa erroneamente.
Tente deixar os controle em 50% e verifique se detecta todos os furos ou se não varie os controles até obter a melhor detecção.
Qualquer duvida estarei a disposição!
Abraços....
Rubens Bernardi