Olá Marivaldo,
Seja bem vindo...
Esta sugestão é bem interessante mas ao mesmo tempo dificil não de ser implementada, mas de ser bem clara e não tendenciosa.
Existem 2 extremos básicos na nossa proposta de "máquina cnc":
Ou o caboclo compra tudo pronto e manda alguém fazer, ou o camarada faz tudo de ponta a ponta!
A necessidade de um conhecimento que envolve o assunto "cnc" será proporcional ao envolvimento que aquela pessoa quer ter, pode ter ou tem capacidade para!
Imaginando que eu e voce estamos mais ou menos no meio dos extremos que comentei e guardadas as devidas proporções, nós estamos em contato com mecânica, eletrônica, elétrica, programação, usinagem, tecnologia de materiais, desenho artístico, desenho técnico, geometria, etc - isso para citar só alguns dos conhecimentos ou habilidades que deveríamos ter para montar ou operar um troço desses!
Não gosto muito de usar o termo "qual o melhor", pois é relativo a gosto pessoal e quantidade de habilidade individual.
Gosto de pensar que me dou bem com um mais que com outro, mas de qualquer forma continua sendo pessoal.
Por exemplo, odeio Autocad - não gosto, não me dou bem, acho ele complexo, chato, irritante, pentelho, preciso dar 200 cliques de mouse para fazer uma simples operação, etc (parece piada mas é sério)
Eu desenho com um "Cadzinho shareware" do mais pixulé que existe - e fico contente com os resultados!
Já para desenhar em 3D uso o Rhinoceros, que é considerado por muitos um saco, chato, fraco, pentelho, e por aí vai
Um outro fator super importante é a quantidade de problemas que cada um gosta de ter! - Eu gosto de ter os do tipo menos cabeludos, os menores, os menos pentelhos...
Na verdade eu dei toda essa volta para dizer que as ferramentas mais importantes são a SUA criatividade e capacidade de se divertir com isso!