Depois de fazer alguns projetos na área de automação, estou começando a fazer um projeto de uma CNC a plasma, depois de alguma pesquisa na área e ler várias e várias postagens no site, percebi que o site é dividido em veteranos (que já detém vasto conhecimento na área) e novatos (como eu) que estão muito afoitos e fazem perguntas que já foram feitas inúmeras vezes, isso faz com que o a galera do conhecimento seja meio rude com a galera iniciante (nem todos, pra deixar claro). O pior é que as informações, apesar de grandiosas, estão muito espalhadas, o que dificulta as pesquisas.
Estou iniciando esse tópico para que eu possa dividir de forma sistemática os passos do projeto que estou seguindo, e é claro, obter ajuda nos pontos em que eu estiver errando. O objetivo principal é ter um tópico que possa servir de guia pra mim, e pra usuários iniciantes.
-Passo 1: Definir o software a ser usado, suas saídas e entradas.
Eu escolhi esse como o primeiro passo porque, de certa forma, independe do tamanho da mesa, e já da uma boa noção do que vem pela frente.
De início eu optei pelo Mach3, por ser bastante popular, tem muita informação disponível.
Eu baixei a versão demo no site
http://www.machsupport.com/, a versão demo é limitada em alguns aspectos como o número de linhas de código e função THC não está disponível.
Como o Mach3 trabalha com G-code, foi necessário baixar uma extensão "LazyCam Pro BETA" que converte arquivos .dxf (autocad) para o G-code, a versão demo com suas limitações não deu pra testar direito, pois uma simples arquivo .dxf gera inúmeras linhas de código, então eu eu editei as linhas manualmente pra testar, fiz alguns quadrados e círculos somente, aí sim deu pra ver como o programa funciona.
Saídas: Como o Mach3 funciona normalmente com porta paralela (ainda não consegui nada falando sobre USB), as saídas não são problema, porque se não me engano, uma porta paralela tem umas 8 ou 9, como eu imagino que seja necessário 3 saídas para os motores de passo e 1 saída pra ligar o plasma, qualquer saída que seja necessária acrescentar ao longo do projeto, pode ser atendida.
Entradas: Aqui que eu to quebrando a cabeça no momento. Uma porta paralela tem 5 entradas, de início eu precisaria de 2, uma pra X-home e outra para Y-home, mais 4 para X+/X-/Y+/Y-, se o projeto não for usar THC, eu preciso de +1 pra identificar o toque do bico na chapa, se for usar THC, pelo que eu vi no programa, preciso de +3, preciso de uma pra emergência, eu não sei como o pessoal faz, mas essa conta não bate, porque mesmo eu usando 2 portas paralelas faltaria entradas para Z- por exemplo. (Então esse é meu foco por enquanto).
Isso dificulta a escolha da Interface optoacopladora, porque as que encontrei, vem só com uma saída paralela, se eu for usar duas portas teria que comprar duas interfaces... Vou ver o que encontro por ai e volto a escrever, assim que resolver esse problema vou definir o tamanho da mesa (passo 2) pra poder dimensionar a parte mecânica (passo 3).
Amanhã vou visitar uma empresa pra conhecer uma CNC a plasma de perto, talvez eu resolva alguns problemas e tenha novas ideias.
Abraço