Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Plasma => Tópico iniciado por: Antonio Marcio em 10 de Outubro de 2013, 15:17
-
Boa tarde!!
Minha plasma cnc está com as seguintes características:
Corte de retângulos = OK!
Corte de aros [diâmetro interno 100mm / diâmetro externo 200mm]: o corte sai um pouco ovalado, porém a concentricidade não existe, dando diferenças entre centros de até 5mm.
Características do corte: plasma powermax 85; chapa 2.00mm, velocidade 6000mm/min.
Transmissão: motores [passo] com redução por correias e polias dentadas, rack e pinhão.
Mach3 - SheetCam.
Espero contar com a ajuda de vocês!!
-
Faça o seguinte teste ...
no começo do corte de um tiro no material para marcar o ponto 0 , depois de realizar o corte , examine se ela retorna exatamente onde foi dado o tiro...se isso acontecer , já é um bom sinal que não ha perca de passos ..
Talvez alguma folga mecânica pode acarretar este erro..
Eixo fora de configuração , etc...
abraço...
Denilson..
-
Denilson, obrigado pela ajuda!
Fiz vários testes, coloquei o relógio comparador e fiz várias movimentações no x, y e diagonal, deu tudo ok, com uma variação de movimento no máximo 0,1mm. A relação passos/movimento fiz diretamente no mach3, movimentando a máquina e medindo o resultado.
Acho que o problema está quando ligo a fonte, deve está dando interferência, apesar de ter sido feito todo o aterramento. Outro problema que surgiu foi no corte de discos entre 200mm e 500mm de diâmetro [1" espessura], sempre termina com uns 3mm de diferença do ponto de início.
Grato!
-
Pode ser perda de passos durante as execuções...
-
Imagino que se fosse "perda de passos" ela não cortaria um retângulo com essa precisão de 0,1mm . TODAS as minhas cnc´s tem esse mesmo "defeito" . Já fiz de tudo e não consigo solucionar esse problema, já usei o Pós da Artcam que gera o código por coordenadas x,y e também com o pós da PartmasterCAM que usa números complexos "i" e "j" .... em ambos os códigos o circulo fica ovalado quando se faz a medida pela diagonal dos quadrantes. Se vc medir o círculo nos pontos das coordenadas x e y o diâmetro fica perfeito.
É um mistério sem solução - até o momento... :(
-
Pois é, até o momento ainda não resolvi. Todo dia faço verificações para ver se os eixos x e y estão ajustados e com a escala de movimento correta. Verifiquei se há algum movimento na chapa sendo cortada, mas não há. No fim estou achando que pode ser a carga no eixo y que pode estar interferindo na qualidade de corte, apesar de trabalhar com motor nema 34 1600oz [y] e nema 23 425oz
-
Coloca uma caneta no Z e faz o mesmo percurso com a fonte desligada pra ver se não é interferência.
-
Pois é, testei com oxi corte, também dá o mesmo efeito, então descartei a interferência do plasma.. Mesmo assim, aterrei tudo por garantia.
-
E folgas no acionamento?
-
Pode ser, vou testar.
O eixo y está trabalhando com pinhão / cremalheira, redução 3:1 com polia e correias sincronizadoras. Tem um sistema de compensação pinhão / cremalheira por mola de tração. Acho que isso possa estar interferindo, pois quando o pórtico movimenta-se, principalmente na aceleração, vejo que o conjunto que está preso o motor [e preso pela mola] movimenta-se um pouco. Com esse movimento, o pinhão virtualmente aumenta o diâmetro primitivo, e creio que modifica a relação de passo / voltas do equipamento.
Vou fazer mais alguns testes, como travar o suporte do motor para que a mola não tenha ação e ver o que dá.
Grato!