Jorge,
Eu montei uma mesa de corte a plasma mais ou menos com estas configurações, e posso fazer algumas sugestões:
- se for usar correia dentada, proteja-a de fagulhas e sujeira - no meu caso instalei cremalheiras com os dentes para baixo e num local onde está protegida de sijeira.
- a tração daquela máquina foi feita com dois motores um de cada lado do pórtico, mas poderia ter sido feita com um motor só tracionando um eixo que atravessasse o pórtico todo... já fiz uma máquina assim e funciona muito bem.
- eu optei por cremalheira porque a movimentação é muito mais rígida e mais acurada que se usar correia - com este comprimento a correia não dá a mesma rigidez. Desgaste? a correia vai se acabar muito antes do que as cremalheiras ou os pinhões te garanto.
O resto é simples e se fizer bem feito funciona muito bem...
Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Outra duvida em relaçao a moviventaçao do eixo x.
Vamos la tentar por o projeto a frente .
ate o momento estou entre corrente ou correia .
provavel que va por um desse dois caminhos .
Se por exemplo eu mandar o mach3 andar 2000 passos q corresponde a por exemplo 100 mm, nao significa q a mesa ira se mover exatamente 100 mm q o conjunto nao ira ter folgas e q nenhum passos sera perdido (tem vibraçao , temperatura q faz dilatar os componentes entre muitas outras coisas q ja sabemos que podem e darao problema numa maquina).
mesmo se eu usar um servo nao terei essa precisao em 6mt de mesa .
Penssei na seguinte soluçao ...
colocar 1 encoder linear para fazer a leitura do deslocamento da mesa e nao usar 1 encoder no eixo ( o servo sairia fora do projeto)
A duvida é na configuraçao do mach3 onde tem as configuraçoes de encoder e possivel ligar 1 outro encoder ser ser o do servo ?
(se alguem tiver alguma literatura de encoder linear em mach3 desde ja fico muito grato)
Voce ou alguem no forum ja teve este tipo de projeto em maos ?
Gostaria de fazer uma maquina grande porem precisa. (quase sonho hehe)
muito obrigado desde ja
e se falei alguma besteira acima por favor me diga.
jorge