De imediato falta o ângulo de torção do ângulo de ataque na primeira figura apresentada... vou ver se o texto fala a respeito...
Isso - leia mesmo e verá que ele fala da torção necessária para induzir um regime de
stall mais suave e não muito abrupto...
Pois, quanto menor a velocidade tangencial, maior deveria ser este ângulo...
Sim - (suponho que se refira à velocidade periférica), nenhuma novidade em termos aerodinamicos a não ser que isso não é feito "à olho" mas sim através de cálculos, e empregando perfis adequados à função...
...quem começou a chutar o balde foi vc... e portanto quem deve começar a segurar a petulância é vc...
Negativo - de novo está errado - releia o que escreveu e verá que o intransigente e até petulante aqui é você.
Quero manter a discussão em termos técnicos apenas, então sugiro que faça o mesmo.
Se estiver errado - e posso estar - simplesmente reconheço que errei e me desculpo, pois não vejo problema nenhum com isso.
O que não faço é tomar a postura que voce vem tomando.
Ainda não estou convencido de que o desinformado sou eu...
Não é simplesmente desinformado - creio que você leu que alguns moinhos devem ter algum sistema de freio (e por segurança devem mesmo), mas erradamente entendeu que TODOS devem ser assim.
Por enquanto, continua evidente que se trata de um projeto para máquinas de 6 e 4 polos... e seria bastante ético deixar os textos originais... e mesmo mudando de opinião, postar estas mudanças depois, adicionalmente...
Para mim não há evidência nenhuma, e mesmo assim o assunto - controle de rotação por
stall - não trata de geradores, o que reforça o que eu digo
Se atenha ao foco principal, que é o sistema de limitação de rpm apenas - o gerador está fora desta discussão sobre controle de rotação por stall.
Senão perde o sentido... e francamente não é legal forçar os outros a reler coisas velhas, a coisa vira um disque-disque...
Claro - concordo com voce, mas creio ser um material novo para você, então aproveite pois mesmo contendo pouca informação é de extrema importância, pois conheço o Martin e sei que ele não brinca com a profissão dele.
Para ajudar um pouco mais na sua leitura, sugiro este material abaixo, mas claro - dispense se for muito velho para que não fique no "disque-disque"...
http://www.windpower.org/en/tour/wtrb/powerreg.htm